terça-feira, 2 de abril de 2013

Empresa esclarece à cliente: existe chumbo na henna pó Surya?


Via Reclame Aqui


Cliente:

Caros senhores, sou usuária da henna pó Surya há vários anos (mais ou menos 10 anos), e minha experiência com o produto é muito boa. A henna em creme realmente sai muito rápido e facilmente, chegando a manchar as roupas, mas a henna em pó nunca desbotou antes de as raízes dos meus cabelos brancos crescerem e precisarem serem pintados. Então, no meu caso, a henna pó funciona como pintura permanente, porque tenho muitos fios brancos longos e eles permanecem castanhos desde a raíz às pontas, ou seja, nunca perderam a cor, desde que comecei a pintá-los, mais ou menos de 30 em 30 dias. Por esse resultado, indico a henna pó, nunca a henna creme.

Entretanto, apesar da experiência com o produto, vez por outra fico desconfiada e muito preocupada, até porque indico o produto a outras pessoas. Ocorre que alguns salões de beleza recusam-se a aplicar o produto, afirmando que as hennas, inclusive a Surya, possuem, sim, chumbo em sua composição, inclusive em quantidades acima do permitido pelas normas de saúde. Os profissionais da área afirmam que em seus cursos técnicos e também em cursos de manutenção, as informações sobre a composição das hennas para cabelos, contendo chumbo e outros materiais, vêm sendo confirmadas sistematicamente. Afirmam categoricamente que a henna é incompatível com outros produtos, podendo causar até incêndio nos cabelos. Outros profissionais são mais amenos, mas nunca aplicam nada nos cabelos antes de no mínimo 4 meses livre da henna.

Bem, diante das informações controvertidas, por parte da Surya e por parte dos profissionais, venho pedir esclarecimentos. Se realmente os produtos dessa indústria são livres de chumbo e materiais pesados, bem como de seus derivados, sugiro uma campanha de esclarecimento, pelo menos no DF, até porque os concorrentes ganham muito mercado acusando as tinturas henna.

Gostaria, por fim de dizer que alguns médicos até recomendam a henna pó às pessoas alérgicas e às gestantes, baseados nas instruções para uso constantes nas embalagens do produto. Eu mesma utilizei o produto na gravidez e ainda amamento. Então, a responsabilidade sobre as informações da Surya é muito grande! Também gostaria de saber se seria possível visitar os processos de produção da Surya Henna pó, quando eu tiver alguma oportunidade de ir à Curitiba.

Grata.



Prezada Cliente,

Agradecemos seu contato e ficamos contentes em saber que a senhora é uma consumidora consciente e que procura pelo melhor para cuidar de sua beleza e sua saúde. Consumidoras como a senhora é que fazem a diferença no mercado de consumo.

A SURYA BRASIL Henna Pó não contém chumbo. Se alguém lhe disse isso, tenha certeza que a pessoa lhe passou a informação incorreta. Se a Surya Brasil Henna Pó tivesse chumbo, tenho certeza que, após dez anos usando, a senhora teria tido algum problema. Mas gostaria de expor várias outras questões relacionadas a nossos produtos que confirmam esta afirmação.

Por respeito ao consumidor, aos animais e ao planeta, a Surya Brasil lançou em 1995 a coloração Henna Pó. Foi o primeiro produto lançado pela empresa, que nasceu com o conceito de coloração 100% natural e vegetal. Ou seja, sem substâncias agressivas ao consumidor: sem PPD, água oxigenada, chumbo e parabenos.

A Coloração Henna Pó da Surya Brasil tem como principal ingrediente de sua formulação a planta henna (Lawsonia Inermis), que possui um corante natural que tem muita afinidade com o cabelo. A planta é colhida em várias etapas de crescimento, e é isso que proporciona os diferentes tons de Henna Pó que temos no mercado. É um processo físico, sem nem mesmo adição de conservantes. Por isso podemos afirmar que a Surya Brasil Henna Pó não possui nenhuma substância artificial/sintética. Surya Brasil Henna Pó é composta exclusivamente de uma mistura de henna e outras ervas indianas secas e trituradas. Além de colorir, as moléculas de lawsone da henna cobrem os fios danificados, restaurando as cutículas danificadas, dando mais brilho e maciez aos fios.

A Henna é uma planta usada há milhares de anos para colorir os cabelos e, segundo o Guru indiano Swami Ramdevji, é indicada para fortalecer os cabelos (esta declaração está no vídeo Yog For Women). Muitas outras propriedades da henna estão no portal da internet ?The Henna Page? http://www.hennapage.com/henna/index.html . É o mais completo site sobre os benefícios da henna.

Para melhor resultado na coloração e tratamento intensivo dos cabelos, a Henna Pó Surya Brasil é enriquecida com outras plantas:

Amla: Fruta indiana rica em vitamina C.

Shikakai: Planta indiana, o significado da palabra é ?fruta para o cabelo?. Propicia limpeza profunda e ajuda no crescimento do cabelo.

Terminalia Belerica: Planta com propriedade adstringente.

Índigo: Planta com propriedades de coloração.

Acácia Arábica: Rica em taninos, atua na fixação da coloração nos fios.


Reforçamos que todas estas substâncias são naturais e não apresentam risco ao consumidor. A Surya Brasil acompanha de perto as mais recentes pesquisas do segmento científico e assinou acordo com a Safe Cosmetics (www.safecosmetics.org), entidade internacional que divulga informações sobre ingredientes suspeitos de serem cancerígenos ou de representarem riscos aos consumidores. É também membro da Organic Trade Association, com a qual também assinou recentemente um compromisso de não fabricar produtos que possam agredir a saúde dos consumidores. Com isso a Surya garante que as substâncias de seus cosméticos são seguras ao consumidor.
Alguns cabeleireiros geralmente não recomendam as colorações Surya Brasil Henna Pó e Henna Creme, pois existe uma confusão com outras marcas que vendem cremes que tingem e alisam ao mesmo tempo e que usam uma mínima quantidade de henna em sua formulação, mas são produtos com ativos fortes, à base de metais pesados (como o chumbo) ou alguma substância química forte que modifica a estrutura dos fios.

A Surya Brasil não deve ser confundida com essas outras marcas. Recomendamos que as consumidoras, assim como a senhora fez, sempre entrem em contato com o fabricante, e não confiar apenas na opinião de outras pessoas. O uso de produto alisantes à base de química é contrário ao conceito adotado pela Surya. Nossa empresa incentiva a busca por produtos cada vez mais naturais, por isso pesquisamos constantemente na melhoria de nossos cosméticos.

Infelizmente alguns cabeleireiros estão muito mal informados. Eles usam técnicas e produtos que contém formol, tioglicolato de amônia, guanidina, resorcinol entre outras substâncias agressivas e desconhecem os malefícios que podem causar nos seus clientes e em sua própria saúde, como alergias, queimaduras e até câncer.

Estamos na era da informação e as fontes de conhecimento estão disponíveis para todos. Por isso que a Surya indica:

 Site da Safe Cosmetics (www.safecosmetics.org).

The Story of Cosmetics (vídeo com legendas em português no youtube): 




 Livro "Toxic Beauty" (Dawn Mellowship - ed. Gaia Thinking).

 Livro "Slow Death by the Rubber Duck: How the Toxic Chemistry of Everyday Life Affects our Health" (Rick Smith, Bruce Lourie ? ed. Counterpoint).

Quanto à Surya Brasil Henna Creme, realizamos testes em laboratório reconhecido internacionalmente sobre a compatibilidade desse produto com hidróxido de sódio, tioglicolato de amônia e guanidina. Segue abaixo a conclusão do relatório:

A aplicação da coloração Surya Henna Creme em cabelo com tratamento químico à base de hidróxido de sódio, tioglicolato de amônia e guanidina, resultou em:
- Aceitabilidade cutânea muito boa.
- Boa performance, de acordo com a avaliação subjetiva da eficácia.
- Boa apreciabilidade cosmética, segunda a opinião dos voluntários.

A performance das tinturas capilares em cabelos quimicamente tratados foi avaliada subjetivamente pelos voluntários por meio de questionários e os resultados foram:

86% das pessoas testadas disseram que preferem Surya Henna Creme em vez do produtos que usavam antes.

93% disseram que Surya Henna Creme proporcionou brilho após a aplicação.

83% disseram que Surya Henna Creme eliminou aspecto quebradiço e ressecado causado pelo tratamento com química.

86% disseram que Surya Henna Creme proporcionou maciez.

Gostaríamos de ressaltar também que nossos produtos são exportados para 32 países, como EUA, França e Japão. Respeitando sempre as mais rígidas exigências dos diversos órgãos internacionais. Temos reconhecimento mundial como empresa "verde", não apenas com relação a nossos produtos, mas em nossas práticas empresariais. Nossos produtos estão em conceituadas lojas de produtos naturais, como Whole Foods (EUA), Naturalia (França), EcoHamster (site inglês de comércio eletrônico exclusivo de produtos naturais).

Para a Surya Brasil, a sustentabilidade é o ponto de partida para o desenvolvimento dos produtos, bem como nas ações do dia a dia. Foi essa prática, inclusive, que deu à empresa o Prêmio Eco, na categoria Sustentabilidade no Modelo de Negócios, concedido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham) e jornal Valor Econômico. Também o Prêmio Apex de empresa suatentável. E ficamos entre os TOP 3 de marcas ecológicas no Prêmio Greenbest. Além de outras premiações e menções em importantes publicações internacionais.

Teremos um imenso prazer em recebê-la em nossa fábrica, que fica em São Paulo, para lhe apresentar o processo de fabricação da Henna Pó. Além disso, quando estiver em São Paulo, queremos recebê-la no Espaço Surya, um salão diferenciado que oferece tratamentos com os cosméticos naturais e orgânicos da Surya Brasil. Será uma oportunidade para conhecê-la e para apresentar um pouco mais sobre o nosso conceito e filosofia, durante um saboroso almoço vegano.

O Conceito e Filosofia da Surya Brasil consistem em criar um mercado de consumidores conscientes, com produtos e empresas responsáveis, tranparentes e sustentáveis. Um mercado que valorize a beleza sem acarretar crueldade em animais (sem testar ingredientes e produtos em animais e sem utilizar ingredientes de origem animal). E, claro, sem prejudicar o meio ambiente. São esses os pilares de nossa prática não só no segmento de cosméticos, mas em todas as nossas ações corporativas, por meio de três elementos fundamentais, que são:

- Tecnologia: Constante investimento em sua exclusiva tecnologia, visando constante aprimoramento de nossos produtos para atingir os resultados desejados pelos consumidores.

- Natureza: Privilegiando o uso de ingredientes vegetais e a preservação no meio ambiente.

- Ayurveda: Utilizar os conhecimentos dessa ciência, vendo o universo de maneira holística, respeitando o ser humano, a natureza e os animais. Tudo está interligado: qualquer ação, seja ela boa ou ruim, afeta o universo como um todo.

Ao exercer o consumo consciente, a senhora estará valorizando não só sua beleza, mas especialmente sua saúde, sua qualidade de vida e o universo como um todo.

Atenciosamente,

Surya Brasil

7 comentários:

  1. Fiquei muito feliz ao ler isso,primeiro pela transparência da empresa e segundo porque faço um curso de cabeleireira e posso mostrar esta nota onde estudo.Estava louca para testar a em creme porque a em pó não tem a tonalidade chocolate.

    ResponderExcluir
  2. Eu faço escova com tioglicolato de amônio, tenho muita vontade de usar o produto. Mas, retoco de 5 em 5 meses a escova definitiva. Dizem que a henna oxida com o alisamento, aquecendo demais durante o processo (incendeia) e que a coloração vai mudar (fica verde). Queria saber se alguém ai já testou fazer alisamento após, por exemplo, ter usado, 15 dias antes a henna surya?

    ResponderExcluir
  3. Eu uso a Henna Surya a 25 anos , tenho 45 anos , indico e afirmo que a Henna e maravilhosa, meu cabelo e sempre muito elogiado , da brilho e hidrata os fios , eu amo a Henna

    ResponderExcluir
  4. Bom saber sobre a qualidade da Henna! Onde posso achar, aqui em curitiba a Hena em pó? Ela existe em tom mais claro, como um castanho calro, já que tenho muitos cabelos brancos e no momento pinto no tom castanho claro e tenho mechas, mas gostaria de usar somente a henna. obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Tenho alopeçia nso posso usar quimica tem80%de fios brancos,sou morena,ja q vcs afirmam q nao contem chumboetc,posso usar?

    ResponderExcluir
  6. Amei este comentário porque faço uso do produto no meu cabelo uso o creme tenho vontade de usar o pó mas tenho receio de meu cabelo não se dar muito bem... fiquei mas tranquila agora gostei do esclarecimento

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe usou Henna depois de 2 meses usou guanidina e ficou com careca sim. Me expliquem isso?

    ResponderExcluir