segunda-feira, 1 de abril de 2013

Grifes de moda entram no clima sustentável



Todas via e-Cycle

Puma cria linha de produtos recicláveis e biodegradáveis





Marca quer diminuir pegadas ambientais de seus consumidores

E aquela pilha de roupas velhas no fundo do armário? Muita gente não sabe o que fazer com ela. Mas a Puma teve uma ideia sobre como lidar com esse problema. Com o intuito de diminuir a pegada ambiental de seus consumidores, a marca lançou uma linha de produtos ambientalmente amigáveis.

A coleção, que inclui calçados, roupas e acessórios, é dividida em dois grupos. O primeiro é formado por produtos feitos com materiais do "Biological Cycle", fibras orgânicas e atóxicas, que podem ser quebradas por microrganismos em nutrientes absorvíveis pelo solo.




O outro é formado por produtos que levam materiais do "Technical Cycle" na sua fabricação, que podem ser reciclados através de um sistema de coleta instalado pela marca nas lojas credenciadas.




Os produtos como, a Puma Track Jacket, feita de poliéster reciclado de garrafas PET, e a Puma Backpack, feita com componentes que podem ser reciclados, estarão disponíveis no mercado internacional a partir de março de 2013.


Nike diz que tem chuteira mais sustentável do mercado

Pesando apenas 160 gramas, modelo GS2 é feito com reutilização de materiais, como plásticos

A nova chuteira produzida pela Nike pode ser uma prova de que tecnologia, alta performance e sustentabilidade podem andar juntas. Em  dezembro de 2012, a empresa lançou no Brasil a GS2, a nova chuteira ecológica da marca. Ela conta com a tecnologia ACC (All Conditions Control), que garante o domínio da bola em gramados secos, molhados e até mesmo no frio europeu.
A fabricação da chuteira é feita utilizando, em sua maioria, materiais recicláveis. Todo o calçado, menos o solado, é feito com materiais reciclados como a mamona, presente no revestimento interno do calcanhar; e na placa de tração, que também utiliza poliuretano termoplástico, com 23% de materiais recicláveis na sua composição. Isso faz com que a placa seja 15% mais leve do que em modelos normais.
Na parte superior do calçado, é utilizado Kanga-Lite (material sintético livre de solventes) que melhora o controle e o toque de bola. Outras partes da chuteira, como a língua, o cadarço e o forro, chegam a ter 70% de materiais reutilizados na sua composição. Tudo isso faz com que o calçado seja o mais leve da linha, com apenas 160 gramas.
A chuteira deve ser usada por grandes promessas do futebol europeu como Theo Walcott, Eden Hazard, Sterling Raheem, Mario Göetze, Christian Eriksen e Stephan El Shaaraway, que segundo a Nike, são “jovens talentos que representam o estilo leve e ousado da chuteira”.
O único problema é o preço sugerido pela empresa, viável apenas para jogadores profissionais: R$ 1.499,90. 
Imagens: Nike Futebol


Levi's lança coleção de jeans feita com pelo menos 20% de material reciclado




Garrafas plásticas coletadas por cooperativas são parte da matéria-prima da nova coleção

A marca de roupas Levi's lançou uma nova coleção de jeans produzidos a partir de materiais de descarte pós-consumo, como garrafas PET e bandejas de alumínio. A Waste
As 400 mil peças sustentáveis já confeccionadas utilizaram mais de 3,5 milhões de garrafas PET em sua produção. Modelos masculinos e femininos, como o jeans 511TM Skinny, a calça Levi's 504 Straight Fit e a Trucker Jacket são algumas das opções disponíveis para os clientes da marca. A calça Boyfriend Skinny já esta à venda nos Estados Unidos e na Europa e chega às lojas brasileiras em abril de 2013.

Cada item da nova coleção possui pelo menos 20% de seu material reciclado, ou seja, em média oito garrafas de 350 ml a 590 ml por jeans, segundo a marca. Parceiros da loja coletam garrafas marrons de cerveja, materiais plásticos, como garrafas PET, garrafas transparentes de água e bandejas pretas de alumínio por meio de programas municipais de reciclagem - isso nos EUA.

Produção

As garrafas e bandejas são organizadas por cor, depois são comprimidas em flocos e transformadas em fibra de poliéster. Após esse processo, as fibras são entrelaçadas com o algodão tradicional da Cone Denim, resultando no denim usado pela marca. A cor das garrafas dá um tom suave ao tecido, com um acabamento exclusivo das peças da coleção.

Em 2012 já foram produzidas mais de 29 milhões de unidades da coleção Waste
No ano de 2009 a marca lançou a “Etiqueta de Cuidados Para o Nosso Planeta”, que visa educar os consumidores a lavarem suas roupas com menos impacto ambiental, além de encorajar as pessoas a doarem seus jeans usados a instituições de caridade em invés de jogá-los fora. Para saber como doar objetos do dia-a-dia, como roupas, clique aqui.

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