sexta-feira, 19 de abril de 2013

Últimas semanas da exposição Can City no Coletivo Amor de Madre


A exposição traz luminárias e mobiliários construídos a partir de garrafas de vidro e alumínio extraído de latinhas de cerveja


O Coletivo Amor de Madre, dirigido por Olívia Yassudo, segue até o dia 30 de abril com a mostra “Can City”, projeto desenvolvido em parceria com a Heineken e o Studio Swine. A mostra traz luminárias, mesas, cadeiras e bancos, que exploram o design através de um novo sistema sustentável e reaproveitam o que é diariamente descartado pela cidade.




Table Lamp e Cluster, luminárias feitas a partir de garrafas sopradas e moldadas a mão



Para a construção dos móveis, o Studio Swine, formado por Azusa Murakami e Alexander Groves, baseados na Inglaterra, projetou uma fornalha móvel para fundir as latas de alumínio, usando como combustível óleo vegetal descartado e coletado em bares e cafés locais. Segundo Olívia Yassudo, “São Paulo é o maior pólo de reciclagem do Brasil e, em cada esquina da cidade, há um boteco que utiliza óleo vegetal e descarta latas e garrafas, então vimos nisso uma oportunidade. Considerando a lei dos resíduos sólidos, essa é uma maneira de resolver o problema do descarte de forma artística”.




Fornalha móvel que tem como base um barril de chopp e concreto e utiliza óleo vegetal descartado como combustível

No Can City (em português, cidade de lata), garrafas de vidro são reaquecidas e fundidas em grandes lâmpadas por um soprador de vidro local, em um trabalho inteiramente manufaturado. As lâmpadas se utilizam da forma original do gargalo da garrafa, formando um único pingente de luz que pode ser agrupado em uma coleção de novas formas. O produto final são luminárias exclusivas que são comercializadas durante a exposição.




Cadeiras Can Chair

A série de móveis foi inspirada no modernismo brasileiro e suas texturas e formas para fundição foram fornecidas pela folhagem descartada das árvores de São Paulo. Para isso, os designers fizeram uma coleta de materiais naturais pelas ruas da cidade, que se tornaram moldes para fundir alumínio na areia, sendo que esta última pode ser reaproveitada infinitamente.




Bancos com texturas e formas de folhagens descartadas pelas árvores de São Paulo

Entre os produtos à venda, paralelamente à exposição, estão as cadeiras Can Chair, mesa Cactos fundida, coleção de banquinhos e diversos modelos de luminária, que vão de R$80,00 a R$ 25.000,00. O projeto Can City é open source e estará disponível em 1ª de maio no site www.studioswine.com. A ideia é que ele possa ser aplicado em outras cidades do mundo pelo maior número de pessoas, vide a facilidade de sua execução.

Sobre o Coletivo Amor de Madre
A marca Coletivo Amor de Madre foi apresentada ao mercado brasileiro de arte e design em 2009 por Olívia Yassudo Faria, publicitária e fotógrafa. Em 07 de outubro do mesmo ano, a marca inaugurou uma galeria de objetos, localizada no Jardins, em São Paulo. Posicionando-se, então, como a primeira marca de arte e design no Brasil a promover, apoiar, buscar parcerias, expor e comercializar as criações de promissores designers, aliados a outros já consagrados. Hoje, tem expandido sua atuação de modo a utilizar a inteligência do design de produtos aplicada à sustentabilidade.

Sobre o Studio Swine
O Studio Swine é uma colaboração entre Azusa Murakami e Alexander Groves, que explora o design através da inovação de material, criando novos sistemas sustentáveis, dando igual importância à estética, acreditando ​​que o design é o grande agente de mudança.

Azusa Murakami é graduada na Bartlett School of Architecture e Alexander Groves é da Ruskin School of Fine Art Oxford. Os dois tem mestrado em Design de Produtos na Royal College of Art. Atuando nos campos do design, moda e arquitetura, o Studio Swine já teve suas obras exibidas no Barbican Art Centre, Victoria & Albert Museum, New York & London Fashion Week e Gwangju Biennale com curadoria de Ai Wei Wei. O Studio Swine é atualmente baseado em Londres e São Paulo.

Can City @ Coletivo Amor de Madre
Período expositivo: de 13 de março a 30 de abril
Endereço: Rua Estados Unidos, 2174/ 2186 - Jardins - São Paulo - SP
Telefones: (11) 3061-9384/ 9044
Funcionamento: De segunda a sexta, das 10h às 19h; sábado, das 10h às 18h
Visitação grátis/ Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário