terça-feira, 13 de agosto de 2013

ONU reúne centenas de jovens de todo mundo em prol dos Objetivos do Milênio


Redação da ONU Brasil



Foto: ONU/Evan Schneider

Centenas de jovens de todo o mundo se reuniram na quarta-feira (7) na sede das Nações Unidas em Nova York, Estados Unidos, para buscar formas de fortalecer a liderança da juventude e acelerar o cumprimento das metas de combate à pobreza, conhecidas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A 12ª Assembleia Internacional da Juventude, cujo tema é “No Caminho para as Ações: para além dos ODM, pós-2015, fornece uma oportunidade para a juventude se engajar na realização das oito metas que expiram em 2015, e discutir ações além do prazo dos ODM.

“O relógio está correndo para cumprirmos os ODM e ainda há muito a ser feito”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, aos participantes em uma mensagem de vídeo. “Estados-Membros das Nações Unidas também estão trabalhando duro em um projeto para uma agenda de desenvolvimento pós-2015, que vai ao encontro das necessidades das pessoas e do planeta.”

Ban incentivou os jovens a trabalhar em desafios como o combate ao desemprego, melhoria na justiça social e garantia da sustentabilidade ambiental. “Temos que defender o que é certo e agir de acordo com as nossas convicções”, afirmou, acrescentando que só através da cooperação as pessoas podem criar o futuro que desejam.

O Alto Representante da ONU para a Aliança de Civilizações, Nassir Abdulaziz al-Nasser, falou sobre a necessidade urgente de construir ‘pontes’ entre as diversas culturas, acrescentando que os jovens são cruciais para alcançar este objetivo.

“É importante reconhecer a importância de aproveitar a paixão e a unidade desta geração de jovens adultos para impulsionar-nos para um futuro de paz internacional, desenvolvimento e cooperação”, disse via teleconferência Abdulaziz al-Nasser para a reunião.

A Assembleia da Juventude acolheu vários fóruns de discussão sobre liderança juvenil, emprego e desenvolvimento global, parcerias da juventude e tecnologia, entre outros temas. Entre os participantes estarão o enviado especial do secretário-geral da ONU para a Juventude, Ahmad Alhendawi, bem como líderes de organizações de jovens de todo o mundo.

* Publicado originalmente no site ONU Brasil.(ONU Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário