sábado, 26 de outubro de 2013

“Volta ao mundo em 13 escolas” – livro relata experiências educativas inovadoras


Via Sala Aberta

Livro lançado no último dia 17, no Centro Ruth Cardoso (São Paulo), reúne 13 experiências inovadoras em educação no Brasil e no mundo




Eduardo, André, Camila e Carla são os responsáveis pelo livro (Foto: Educ-Ação)


O livro “Volta ao mundo em 13 escolas”, lançado dia 17 em São Paulo, é resultado de um projeto financiado por meio de uma plataforma de crowdfunding (Catarse), onde quatro pesquisadores – Eduardo Shimahara, André Gravatá, Camila Piza e Carla Mayumi – percorreram o mundo em busca de iniciativas de aprendizagem inspiradoras.

A obra traz 13 experiências de nove escolas nos Estados Unidos, Índia, Suécia, Grã-Bretanha, Indonésia, Espanha, Argentina e África do Sul; e quatro brasileiras: Politéia, Amorim Lima e Cieja Campo Limpo, em São Paulo, e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), de Minas Gerais. “Procuramos entender cada lugar visitado por vários ângulos, enfim, de uma maneira transversal”, declarou Camila.

Os pesquisadores escolheram escolas de ensino fundamental, médio e superior, e também aquelas que não dividem suas turmas por idade, além dos temas variados que elas focam seu trabalho, como sustentabilidade, arte e jogos. “A gente trouxe esse olhar múltiplo para mostrar que dá para transformar a educação de diversas maneiras, e não apenas através da escola e do educador em si”, acredita Mayumi.



A publicação pode ser baixada gratuitamente (sob a licença Creative Commons e o “pagamento” é compartilhar/divulgar no Twitter ou no Facebook) ou pode ser adquirida na versão impressa. As duas opções estão disponíveis aqui.


Fontes: Aprendiz e Coletivo Educ-Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário