sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primeiro SlowKids será realizado no Parque da Água Branca com exibição do filme A História Sem Fim






Com programação gratuita para pais e filhos, Slow Kids estimula a desaceleração e a sustentabilidade 

No domingo, dia 03 de novembro, o Parque da Água Branca, em São Paulo, receberá pais e filhos para participarem da 1ª Edição do SlowKids. A proposta do evento é desacelerar as crianças do universo tecnológico e do cotidiano baseado no curto tempo para brincadeiras criativas com os pais. Será um dia inteiro no parque com música, oficina de jardinagem, fábrica de brinquedos reciclados com resíduos recolhidos no próprio parque, contadores de histórias, pic nic, e brincadeiras como pega-pega, passa anel, esconde-esconde e pular corda. O filme escolhido para a estreia do projeto é A História Sem Fim e será exibido ao ar livre.

Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis para fabricação de brinquedos, como carrinho de papelão, vasos de garrafa pet, chapéus e coroas de papel. A oficina de jardinagem também ensina as crianças a cuidarem das plantas e cultivarem seus próprios jardins.


Pensando na falta de sinalização urbana para o bom convívio entre ciclistas e motoristas, a oficina de stencil será elaborada para que pais e filhos criem juntos placas educativas de transito. Além disso, os ludo-educadores ensinarão como utilizar pneus, tecidos, varas, cordas, canos e outros materiais em brincadeiras simples para fazerem em casa com a família e amigos. As crianças que tiverem brinquedos em bom estado e fora de uso poderão levá-los para troca.


No meio da tarde, pais e filhos são convidados a, juntos, assistirem ao filme A História Sem Fim, clássico de Wolfgang Petersen. O filme, baseado no livro de Michael Ende, conta a história do menino Bastian que usa a imaginação para fugir dos seus problemas, como os colegas da escola que o perturbam e a recente perda da mãe. Num dia de chuva, ele se esconde numa livraria onde encontra o livro A História Sem Fim. Assim, irá se deparar com uma aventura fantástica num universo mágico e perceberá que o livro e seus personagens são muito mais reais do que qualquer adulto poderia acreditar.


Seguindo a programação cultural, a Banda Alana formada por jovens do Instituto Alana - que oferece apoio cultural e educacional aos jovens do Jardim Pantanal, em São Paulo - fará um show com o grupo Música em Família. O grupo é também uma produtora de discos e espetáculos, editora e gravadora fundada pela cantora Paula Santisteban e pelo músico Eduardo Bologna, que tem como principal objetivo integrar alunos, familiares, escola e comunidade. Já o Asfalto de Poesia e seus palhaços contarão as histórias da Tatiana Belinky, uma das principais escritoras contemporâneas infanto-juvenis, autora de Coral dos Bichos, O Grande Rabanete e Limeriques, de forma lúdica e teatral.


O SlowKids surgiu a partir do sucesso do SlowMovie, um projeto idealizado pela Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura, e pela Juliana Borges, coordenadora da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de integrar pessoas ao meio ambiente tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e aumento de tempo ocioso. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para os moradores de grandes centros urbanos, como São Paulo.


As ações foram criadas em sistema colaborativo entre amigos e contam com diversos parceiros conectados que viabilizam sua realização. Para saber mais sobre as edições do SlowMovie acesse: www.youtube.com/watch?v=53Q3sngLXFo, www.facebook.com/slowmovie ewww.respirecultura.com.br. As empresas e grupos parceiros dessa iniciativa são: Instituto Alana, Respire Cultura, Maria Farinha Filmes, Familiarte, Cia. Asfalto de Poesia, Música em Familia, Peperomia, Arte em Pneus e Agência Lema.


Tatiana Weberman Tatiana Weberman é produtora cultural e, no início de sua carreira, atuou como assistente do artista plástico multimídia Otávio Donasci. Ao lado dele, se tornou sócia da agência A3 Produções. Em seguida, trabalhou na produtora Joker. Mais tarde, foi contratada pela agência de comunicação Imais9 para estruturar e desenvolver a nova área de Marketing Promocional. Após esses anos de experiência, decidiu abrir sua própria agência de comunicação, a Frida Trends. Com o foco na ocupação de espaços públicos por meio da arte e sustentabilidade, criou a Respire Cultura.


Juliana BorgesCoordenadora da Maria Farinha Filmes, produtora de documentários e ficção. Pela Maria Farinha, dirigiu a produção do polêmico documentário "Criança , a Alma do Negócio" e o longa metragem documental internacional "Muito Além do Peso", selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Ambos da diretora Estela Renner. Em 2012 dirigiu e produziu a animação LINEAR vencedor de melhor curta de animação brasileiro no Festival Internacional Anima Mundi 2012, selecionado para os festivais de Gramado, Brasília, Rio e Toronto. E o curta metragem "Uma Vida Inteira", selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Rio de 2012, com direção de Bel Ribeiro e Ricardo Santini, e com atores como Bruno Autran e Alice Braga.


Respire CulturaFoi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade.


Instituto AlanaÉ uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Mais informações: www.alana.org.br


Programação - SlowKids no Parque da Água BrancaGramado10h30 – Abertura 10h30 às 15h30 - Pic Nic, brincadeiras e oficinas 15h – Início da projeção do filme A História Sem Fim I


Palco
11h30 às 12h30 - Contação de História
14h às 15h00 - Música em Família e Banda Alana
18h00 – Encerramento das atividades
O Pic Nic e recolhimento de resíduos serão realizados durante todo o evento.


Serviço:
GRÁTIS
Data: 03/11 (domingo)
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda


Observações:• Horário previsto para término às 18h. Em caso de chuva, o evento será cancelado;
• O local do evento fica próximo da estação Barra Funda do metrô. Use de transporte coletivo;
• O Parque da Água Branca conta com um bicicletário. Que tal ir de bicicleta?
• Para ter maior conforto e entrar no clima desta edição traga cadeiras praia;
• É proibida a entrada de animais no Parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário