Mostrando postagens com marcador Premiados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Premiados. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de maio de 2013

Mostra fotográfica de Sebastião Salgado GENESIS





A partir de 29 de maio, 245 fotografias retratando um mundo preservado e intocado estarão no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do rio de janeiro. A mostra vai para São Paulo em setembro.


“Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, diz o texto que recebe os visitantes à entrada de GENESIS – a primeira mostra inédita de vulto que Sebastião Salgado apresenta em mais de dez anos. E as 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna – montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais -, imagens que o fotógrafo brasileiro radicado em Paris registrou entre 2004 e 2011.

GENESIS chega ao Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no dia 28 de maio, e estará em São Paulo – SESC Belenzinho – a partir de 11 de setembro. A abertura mundial da mostra aconteceu no National History Museum de Londres, dia 9 de abril. A Vale é patrocinadora exclusiva do projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na obra de Sebastião Salgado, este é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais. Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. “Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural”, descreve a curadora Lélia Wanick Salgado, “mas, ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo ‘perdido’ que de alguma maneira ainda sobrevive. E essa beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar”.



DEZENAS DE VIAGENS

Trabalhando, como sempre, em preto e branco, Salgado fez mais de 30 viagens diferentes a regiões remotas do globo – a maioria delas, inóspita e de dificílimo acesso - nesses oito anos, desde 2004. Cada saída de sua base em Paris envolveu aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, e exigiu frequentemente longas caminhadas em terrenos difíceis, enfrentando extremos de temperatura.

As viagens, cada uma de várias semanas de duração, resultaram num conjunto de imagens que, ao final, foi dividido em cinco seções que formam os núcleos da exposição. “Optamos inicialmente por uma aproximação temática”, explica Lélia, “destacando as origens geofísicas da terra, seus animais e sociedades primitivas. Porém, as explorações às diversas regiões resultaram em imagens dedicadas a temas também diversos. Decidimos, então, organizar as fotografias em ecossistemas, acreditando ser esta a melhor maneira de vislumbrar o funcionamento da natureza”.




OLHAR EM VOLTA E CUIDAR DA TERRA

“Nosso objetivo é abrir os olhos do público para as maravilhas da Terra - mas 0não somente aquelas que tivemos a oportunidade de encontrar e captar para o GENESIS”, ressalta ainda Lélia. “Aqueles lagos, montes, parques e jardins que estão ao alcance representam nosso contato mais frequente com a Natureza. E é no dia-a-dia que começa a batalha da conservação”. O idealismo das propostas de fôlego de Lélia e Sebastião Salgado tem forma concreta no Instituto Terra, em Minas Gerais, onde estão reflorestando a propriedade de 700 hectares com espécies originais da Mata Atlântica. “Os montes secos de uma década atrás hoje estão cobertos por uma vegetação densa”, celebram. “Esperamos que GENESIS desperte e estimule participantes ativos na conservação de uma herança universal que está implorando nosso cuidado e atenção”. E conclui: “assim como em Trabalhadores e Êxodos, esperamos que as questões trazidas pelas fotografias sejam exploradas em palestras, debates, sites de internet e programas para escolas”.
As imagens da exposição estão sendo lançadas em livro pela Taschen, editado e desenhado por Lélia Wanick Salgado.



Serviço

A mostra apresenta 245 fotografias em formatos 50 x 60cm, 60 x 90cm e 90 x 123cm

52 fotos externas no formato 146 x 200cm

Curadoria: Lélia Wanick Salgado

De 29 de maio a 26 de agosto de 2013 | de terça a domingo, das 9h às 17h

Rio de Janeiro - Museu do Meio Ambiente

Rua Jardim Botânico, 1008 | Jardim Botânico | Rio de Janeiro – (21) 2294-6619


Em São Paulo: SESC Belenzinho - Abertura: dia 11 de Setembro de 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prêmio Virada Sustentável destaca 100 nomes para indicação


Via Catraca Livre




A Virada Sustentável, em parceria com o site Catraca Livre, divulga a lista dos 100 nomes indicados para a primeira edição do Prêmio Virada Sustentável.Ele é voltado para cidadãos que, pelo conjunto de seu trabalho ou atuação, estão transformando a cidade de São Paulo num lugar mais alegre, civilizado e sustentável.

Os nomes foram indicados pelos membros do Conselho Curador e pela equipe de organização da Virada Sustentável. As pessoas serão convidadas a relatar sua estória pessoal, de vida e trabalho nas 100 rodas de conversa que acontecem na edição da Virada 2013, de 6 a 9 de junho. As rodas de conversa terão o nome de “Conta Aí” e serão realizadas em diversos pontos da capital paulista.

O prêmio terá dois vencedores, um eleito pelo voto popular, através do site Catraca Livre e outro eleito por um júri específico, formado pelo Conselho Curador da Virada Sustentável – veja aqui.

Para a organização do evento, a votação popular é apenas uma forma de aumentar a curiosidade e ampliar a informação sobre a estória de pessoas que estão transformando São Paulo numa cidade melhor para se viver.

Etapas

De 15 de abril a 10 de maio serão selecionados 10 (dez) nomes de toda a lista.

De 11 de maio a 25 de maio será eleito um nome entre os 10 mais votados.

Dia 26 de maio sai o resultado final, indicando os vencedores (júri popular e júri específico).

**Cada pessoa poderá votar uma vez em seu nome preferido a cada 24 horas.

Os dez mais votados Prêmio Virada Sustentável receberão menção honrosa no Prêmio Cidadão Paulistano.

O Prêmio Cidadão Paulistano surgiu ano passado, com a proposta de reconhecer e valorizar as pessoas que, de fato, ajudam a transformar São Paulo em uma cidade mais justa, democrática, saudável e solidária.

Em função do grande sucesso da premiação – que foi pensada apenas para ter uma edição, com o nome de “Prêmio Cidadão Sustentável” – este ano vai acontecer a segunda edição, também em parceria com a Rede Nossa São Paulo e a mudança de nome para “Prêmio Cidadão Paulistano”. Em breve, mais detalhes sobre a edição deste ano.

Conheça os indicados no site  Catraca Livre

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Roda dobrável é premiada no Design of the Year Awards 2013


Morph rodas dobrável, vitaminas Design, Design Museum de Londres, Design of the Year Award, rodas de cadeira de rodas, vencedores do prêmio de design, Maddak, roda de dobramento, Fitzsimons Duncan, designers de Londres




















Primeira roda dobrável do mundo, a Morph, criada pelo projeto  Vitamins Design para a Maddak, e indicada ao Design of the Year Awards 2013 pelo Design Museum de Londres, ganhou primeiro lugar na categoria de transporte - com chance de se tornar a grande vencedora deste ano. Os resultados finais para o Design of the Year Awards 2013 será anunciado na terça-feira, 16 de abril.

Via inhabitat.com
Autor: Lidija Grozdanic

quarta-feira, 27 de março de 2013

Jovem de 19 anos projeta sistema para limpar o lixo plástico do oceano

Via Redação CicloVivo




A expectativa é de que a matriz de limpeza criada por Boyan seja capaz de retirar mais de sete milhões de toneladas de plástico do oceano. | Imagem: Divulgação






O jovem holandês Slat Boyan tem apenas 19 anos, mas já carrega em seu currículo um projeto importante para a preservação ambiental. Ainda na escola, Boyan desenvolveu uma matriz de limpeza oceânica. O equipamento foi pensado para retirar os resíduos plásticos do mar.

Apesar de ainda estar em fase de projeto e não ter previsão de quando estará disponível para o uso, o desenho da matriz já foi premiado como o melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. No entanto, o objetivo do estudante ainda é muito maior.

A inspiração para o projeto é a quantidade de partículas de plástico presentes nos oceanos. Esse lixo é responsável pela contaminação de espécies marinhas e também pela morte de outros animais que ingerem ou, até mesmo, ficam presos aos resíduos.

A expectativa é de que a matriz de limpeza criada por Boyan seja capaz de retirar mais de sete milhões de toneladas de plástico do oceano. A máquina tem a aparência de uma arraia e é equipada com pás gigantes que ajudam a aglomerar todo o resíduo. Depois de centralizar todo o material, ele é direcionada às plataformas que separam os plânctons, filtram o lixo e armazenam o plástico para a reciclagem.

Para minimizar os impactos ambientais deste processo, as equipe de 50 engenheiros que trabalham na viabilidade da tecnologia, pretendem utilizar placas solares e também aproveitar a força das ondas e correntes marítimas para gerar a energia necessária para o funcionamento do sistema. Com informações do 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Projeto de fogão ecológico do Brasil ganha prêmio do Pnud



Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York



Foto: Pnud
















Escolha foi feita por um júri internacional que avaliou 120 trabalhos de um  concurso promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.


O Brasil ficou em primeiro lugar no segundo Concurso Anual de Histórias pela promoção do Desenvolvimento, com o projeto "Fogões Ecológicos Promovem Autonomia das Mulheres Indígenas".

O concurso foi organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolviemnto, Pnud. O evento reuniu 120 histórias enviadas de 66 escritórios da agência espalhados pelo mundo.

A administradora do Pnud, Helen Clark, afirmou que essas histórias mostram o importante trabalho da agência para reduzir a pobreza, para a prevenção e recuperação de crises. Além disso, estão também programas ambientais e para o desenvolvimento sustentável.

Clark declarou ainda que essas histórias lembram que as pessoas estão e sempre estarão no centro dos projetos do Pnud.

O segundo lugar no concurso ficou com a reportagem de Bangladesh, "Promover a Autonomia das Mulheres na Luta Contra a Pobreza" e em terceiro, a história da China, com "Fazendeiros Plantam Semente para um Futuro sem Produtos Químicos".

Os projetos foram avaliados por um júri de especialistas internacionais.

Rádio Onu