Prateleira Verde

Produtos e serviços em harmonia com o meio ambiente

Mostrando postagens com marcador Lazer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lazer. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Boas práticas – BeeW Hostel – Bicicletas feitas de garrafa pet


Por Thiago Cagna

www.ecohospedagem.com



Durante nossa visita para conhecer mais de perto as ações socioambientais desenvolvidas pelo BeeW Hostel, localizado no coração de São Paulo, em uma travessa da avenida Paulista, descobrimos que uma boa ação, que já é desenvolvida por alguns empreendimentos brasileiros pode ser melhorada ainda mais.
O Hostel se diferencia pois além de possuir bikes para locação, permitindo que seus hóspedes conheçam a cidade de forma mais ecológica e mais “pessoal”, oferece esta opção com bikes feitas de plástico reciclado! Sim, bikes feitas de plástico que já foram outros produtos e, ao invés de serem jogados na natureza, foi reaproveitados e transformados e novos produtos. Economizando grande quantidade de recursos naturais.

As bikes são da marca Muzzi, custam cerca de R$ 900,00, e podem ser compradas no site da fabricante -> www.lojamuzzicycles.com.br

Postado por Maria Cecilia Maciel às 11/13/2013 11:30:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Hotelaria, Lazer, Turismo, Veículos

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primeiro SlowKids será realizado no Parque da Água Branca com exibição do filme A História Sem Fim






Com programação gratuita para pais e filhos, Slow Kids estimula a desaceleração e a sustentabilidade 

No domingo, dia 03 de novembro, o Parque da Água Branca, em São Paulo, receberá pais e filhos para participarem da 1ª Edição do SlowKids. A proposta do evento é desacelerar as crianças do universo tecnológico e do cotidiano baseado no curto tempo para brincadeiras criativas com os pais. Será um dia inteiro no parque com música, oficina de jardinagem, fábrica de brinquedos reciclados com resíduos recolhidos no próprio parque, contadores de histórias, pic nic, e brincadeiras como pega-pega, passa anel, esconde-esconde e pular corda. O filme escolhido para a estreia do projeto é A História Sem Fim e será exibido ao ar livre.

Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis para fabricação de brinquedos, como carrinho de papelão, vasos de garrafa pet, chapéus e coroas de papel. A oficina de jardinagem também ensina as crianças a cuidarem das plantas e cultivarem seus próprios jardins.


Pensando na falta de sinalização urbana para o bom convívio entre ciclistas e motoristas, a oficina de stencil será elaborada para que pais e filhos criem juntos placas educativas de transito. Além disso, os ludo-educadores ensinarão como utilizar pneus, tecidos, varas, cordas, canos e outros materiais em brincadeiras simples para fazerem em casa com a família e amigos. As crianças que tiverem brinquedos em bom estado e fora de uso poderão levá-los para troca.


No meio da tarde, pais e filhos são convidados a, juntos, assistirem ao filme A História Sem Fim, clássico de Wolfgang Petersen. O filme, baseado no livro de Michael Ende, conta a história do menino Bastian que usa a imaginação para fugir dos seus problemas, como os colegas da escola que o perturbam e a recente perda da mãe. Num dia de chuva, ele se esconde numa livraria onde encontra o livro A História Sem Fim. Assim, irá se deparar com uma aventura fantástica num universo mágico e perceberá que o livro e seus personagens são muito mais reais do que qualquer adulto poderia acreditar.


Seguindo a programação cultural, a Banda Alana formada por jovens do Instituto Alana - que oferece apoio cultural e educacional aos jovens do Jardim Pantanal, em São Paulo - fará um show com o grupo Música em Família. O grupo é também uma produtora de discos e espetáculos, editora e gravadora fundada pela cantora Paula Santisteban e pelo músico Eduardo Bologna, que tem como principal objetivo integrar alunos, familiares, escola e comunidade. Já o Asfalto de Poesia e seus palhaços contarão as histórias da Tatiana Belinky, uma das principais escritoras contemporâneas infanto-juvenis, autora de Coral dos Bichos, O Grande Rabanete e Limeriques, de forma lúdica e teatral.


O SlowKids surgiu a partir do sucesso do SlowMovie, um projeto idealizado pela Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura, e pela Juliana Borges, coordenadora da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de integrar pessoas ao meio ambiente tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e aumento de tempo ocioso. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para os moradores de grandes centros urbanos, como São Paulo.


As ações foram criadas em sistema colaborativo entre amigos e contam com diversos parceiros conectados que viabilizam sua realização. Para saber mais sobre as edições do SlowMovie acesse: www.youtube.com/watch?v=53Q3sngLXFo, www.facebook.com/slowmovie ewww.respirecultura.com.br. As empresas e grupos parceiros dessa iniciativa são: Instituto Alana, Respire Cultura, Maria Farinha Filmes, Familiarte, Cia. Asfalto de Poesia, Música em Familia, Peperomia, Arte em Pneus e Agência Lema.


Tatiana Weberman Tatiana Weberman é produtora cultural e, no início de sua carreira, atuou como assistente do artista plástico multimídia Otávio Donasci. Ao lado dele, se tornou sócia da agência A3 Produções. Em seguida, trabalhou na produtora Joker. Mais tarde, foi contratada pela agência de comunicação Imais9 para estruturar e desenvolver a nova área de Marketing Promocional. Após esses anos de experiência, decidiu abrir sua própria agência de comunicação, a Frida Trends. Com o foco na ocupação de espaços públicos por meio da arte e sustentabilidade, criou a Respire Cultura.


Juliana BorgesCoordenadora da Maria Farinha Filmes, produtora de documentários e ficção. Pela Maria Farinha, dirigiu a produção do polêmico documentário "Criança , a Alma do Negócio" e o longa metragem documental internacional "Muito Além do Peso", selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Ambos da diretora Estela Renner. Em 2012 dirigiu e produziu a animação LINEAR vencedor de melhor curta de animação brasileiro no Festival Internacional Anima Mundi 2012, selecionado para os festivais de Gramado, Brasília, Rio e Toronto. E o curta metragem "Uma Vida Inteira", selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Rio de 2012, com direção de Bel Ribeiro e Ricardo Santini, e com atores como Bruno Autran e Alice Braga.


Respire CulturaFoi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade.


Instituto AlanaÉ uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Mais informações: www.alana.org.br


Programação - SlowKids no Parque da Água BrancaGramado10h30 – Abertura 10h30 às 15h30 - Pic Nic, brincadeiras e oficinas 15h – Início da projeção do filme A História Sem Fim I


Palco
11h30 às 12h30 - Contação de História
14h às 15h00 - Música em Família e Banda Alana
18h00 – Encerramento das atividades
O Pic Nic e recolhimento de resíduos serão realizados durante todo o evento.


Serviço:
GRÁTIS
Data: 03/11 (domingo)
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda


Observações:• Horário previsto para término às 18h. Em caso de chuva, o evento será cancelado;
• O local do evento fica próximo da estação Barra Funda do metrô. Use de transporte coletivo;
• O Parque da Água Branca conta com um bicicletário. Que tal ir de bicicleta?
• Para ter maior conforto e entrar no clima desta edição traga cadeiras praia;
• É proibida a entrada de animais no Parque.
Postado por Maria Cecilia Maciel às 10/25/2013 12:00:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Cotidiano, Criança, Cultura, Evento, Lazer

sábado, 21 de setembro de 2013

Jean Paul Ganem presenteia São Paulo com landscape art no Jardim Botânico de São Paulo. Na abertura, arte, gastronomia, música e cinema – dia 21/9








O projeto “Cidade Galeria”, idealizado pela Brazimage, promove a obra de land art “O Caminho do Rio”, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, no Jardim Botânico de São Paulo. A inauguração, no dia 21 de setembro, será um evento especial – um convite ao público a não apenas apreciar, mas ter uma experiência junto à obra: um piquenique do “Chefs na Rua”, com curadoria de Laurent Saudeau, performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter, que estimula a exploração da obra, e première do filme “A Margem da Paisagem”, com direção de Eliane Caffé e produzido pela Brazimage e Aurora Filmes.

A intervenção de 2,5 mil m2 de Jean Paul Ganem desenha com flores e plantas um rio vermelho na entrada principal do parque. Resgatando o traçado do curso original do Rio Tietê. A instalação convida a caminharmos por ela, criando uma conexão não apenas entre o espectador e a obra, mas também com o tema abordado.

Sempre pensando no local onde a obra é desenvolvida, Jean Paul Ganem viu no Jardim Botânico de São Paulo, um lugar já repleto de beleza, a oportunidade de abordar um tema de grande importância para a cidade. Suas constantes visitas ao Brasil, país que visita há 25 anos, foram essenciais. “Se eu não tivesse vindo tantas vezes a São Paulo, eu não saberia dos problemas das enchentes. São Paulo é uma cidade vibrante, mas também extremamente poluída: a poluição do solo, do ar, poluição sonora e também da água. Seus muitos córregos e rios são, em sua maioria, soterrados e canalizados; lembram esgotos margeando rodovias congestionadas. Fico surpreso com esse absurdo. Uma cidade chegar nesse nível de poluição é uma loucura. Na Europa vivemos o rio poluído, mas conseguimos vencer. Nosso rio, hoje, é um lugar agradável, onde as pessoas fazem piquenique; é um lugar de encontro na cidade”.

Com mais de 40 obras pelo mundo, o artista modifica a paisagem e produz suas obras em locais inusitados. Ao trabalhar com plantações em grande escala, que trazem consigo formas e cor para espaços comuns, transforma a percepção das pessoas sobre determinados ambientes, às vezes contaminados e degradados, e as faz enxergar a arte como um agente de transformação. Entre os locais que já receberam intervenções de Jean Paul estão o Château de Rambouillet, ao redor de Paris, um aterro sanitário de Montreal e campos agrícolas ao redor da França e do Canadá. “As plantas me interessam muito. Percebi que elas emocionam todo mundo, das crianças aos idosos e até pessoas que não se interessam por arte. Causam impacto num público bem mais amplo que o dos museus e galerias”, explica Jean Paul.

Com curadoria de Luciana Farias, “O Caminho do Rio” foi desenvolvido por oito jardineiros formados pelo projeto, sob orientações de uma arquiteta, um engenheiro agrônomo e do próprio artista. “A contribuição de Jean Paul com seu rio vermelho, que emerge entrecortando um pequeno canal no idílico jardim botânico, convida a contemplar a vida e desejar um futuro onde homem e natureza convivam em harmonia”, descreve a curadora.

Jean Paul Ganem

Nascido na Tunísia em 1964, Jean Paul Ganem divide seu tempo entre Paris (França), Montreal (Canadá) e São Paulo. Produz obras em locais inusitados, criando conexões com a atividade humana em ambientes diversos, interagindo criação artística no processo de produção com o objetivo de surpreender e estimular agentes e espectadores dessas paisagens. Suas obras, feitas com plantas, são suscetíveis à ação do tempo e estão em constante transformação. São sempre produzidas em negociação com os habitantes locais, no caso do campo, respeitando técnicas de plantio e colheita. Nessas obras o artista utiliza culturas como girassol, trigo e canola, entre outras espécies. Entre suas principais intervenções de landscape art estão projetos no Château de Rambouillet, em Paris, e a obra Jardin des Capteurs, em Montreal – um aterro sanitário de 30 mil m2, ao lado do QG do Cirque du Soleil, que patrocinou o projeto de revitalização junto com a prefeitura da cidade. No Brasil, desenhou o projeto do boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Piquenique Chefs no Parque com curadoria de Laurent Suaudeau

Para a entrega da instalação ao parque e à cidade, a Brazimage, idealizadora e produtora do projeto Cidade Galeria, promove uma experiência gastronômica e sonora na obra, com jazz ao vivo e alta gastronomia. Como parte do evento, será realizada uma edição do projeto “Chefs de Rua”, o “Piquenique Chefs no Parque, realizado pela KQi Produções com curadoria do chef Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária Laurent) e participação de prestigiados chefs. Todos eles servirão comidinhas frias, como saladas e sanduíches, preparados com ingredientes orgânicos e sustentáveis, que aproximam ainda mais as pessoas do espaço e da obra.

O chef Laurent Suaudeau irá servir a Salada de macaroni, Madeleine de laranja e Pain au chocolat, enquanto o chef Ailton Piovan, da Mondiale, traz seu Sanduíche de porchetta na ciabatta e a Salada de mini folhas com molho de limão siciliano. O chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, apresenta o Sanduíche de rosbife de carne-de-sol em um pão de fermentação natural e um sanduíche de queijo de cabra e abóbora. Já o chef Fred Frank irá servir seu Queen Brownie nos sabores amêndoas, pistache, laranja e café. Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, leva ao piquenique o Clube sanduíche peito de peru, bacon, queijo meia cura e maionese, Sanduíche de linguiça com picles de pepino, Rosbife caseiro com salada de batatas, Salada de alface baby com tomate cereja e palmito açaí, Brigadeirão da onça e Suco de uva orgânico. Felipe Do Val e José Baratino preparam o Sanduba de pasta de tomate assado com salame Pirineus e rúcula. O chef Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar, traz o Ceviche Goa, de peixe branco, camarão e lula com curry, leite de coco e coentro, e o Ceviche Azteca, de peixe branco, camarão e lula com molho de pimientos, cebola roxa, coentro e cubos de abacate. Os preços variam entre R$ 5 e R$ 15.

E para dar ainda mais clima à celebração, na véspera da Primavera, haverá uma performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter, que incentiva a exploração de toda a obra. A idéia é que o público traga suas toalhas para curtir um sábado relaxado à margem da obra de Jean Paul.

As obras de Jean Paul Ganem costumam ser efêmeras, mas, dessa vez, ela será entregue ao Jardim Botânico de São Paulo, que dará continuidade ao projeto.

Cidade Galeria

O Cidade Galeria, idealizado pela Brazimage, tem como propósito promover a arte, valorizando o espaço público e ressignificando a relação da pessoa com a cidade. Trata-se de um projeto de revitalização cultural, pioneiro ao unir artistas, governos e empresas privadas, em prol de uma cidade mais humana e civilizada.

“Acreditamos no papel transformador da arte. Com o Cidade Galeria estamos propondo a ressignificação da relação do cidadão com a cidade através de intervenções artísticas no espaço público” – Luciana Farias, Brazimage.

O Cidade Galeria foi lançado em outubro de 2010 em um evento no Edifício Martinelli e seguido da abertura da exposição “Noturnos”, do fotógrafo Cássio Vasconcellos, no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. Em 2012 promoveu uma instalação de Claudia Andujar no Prédio dos Correios, no centro de São Paulo. “O Caminho do Rio”, de Jean Paul Ganem, é a terceira ação do projeto.

Jardim Botânico de São Paulo

Localizado no bairro Água Funda, na Zona Sul da cidade de São Paulo, faz parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, área de preservação da Mata Atlântica, ocupando uma área de 360 mil metros quadrados.



“O Caminho do Rio” por Jean Paul Ganem @ Jardim Botânico de São Paulo

Entrega da obra: 21 de setembro, às 13h, gratuito mediante apresentação de convite

Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda – São Paulo

Telefone: 5067-6000

Ingressos: R$ 5,00 (estudantes e pessoas acima dos 60 anos de idade pagam meia-entrada; crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais são isentos)

Estacionamento: carro de passeio – R$ 8,00; moto e afins – R$ 4,00; vans, ônibus e microônibus – R$ 20,00

Agência Lema

Share this:

Postado por Maria Cecilia Maciel às 9/21/2013 09:44:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Evento, Gastronomia, Lazer, Plantas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Parques recebem 1ª Virada Ambiental


Catraca Livre





Reprodução

Evento começa com seminário sobre Licenciamento Ambiental

Entre sexta-feira, 16, e domingo, 18, em 69 diferentes parques municipais, acontece a 1ª Virada Ambiental da cidade de São Paulo. O evento contará com uma série de atividades gratuitas, divididas entre educação ambiental, artes, esportes, astronomia, coleta seletiva e incentivo à arborização.

Durante a Virada Ambiental, o Parque Ibirapuera funcionará 24 horas promovendo atrações de educação ambiental, de saúde e de lazer. Estão previstas atividades como ciclorrota, trilhas noturnas e exposições, com o trabalho da ONG SOS Mata Atlântica. O público infanto-juvenil poderá assistir ainda ao espetáculo ‘O Segredo da Arca de Trancoso’, encenado pelo Grupo Vilavox de Salvador, que retrata a cultura popular e folclórica nordestina.

O objetivo incentivar a interação da sociedade, compartilhando ações para um estilo de vida mais saudável e sustentável, por meio de palestras sobre os temas e atividades ao ar livre.

A abertura do evento começa com o 1º Seminário sobre Licenciamento Ambiental, que ocorrerá na Escola Municipal de Astrofísica, no Parque do Ibirapuera. Serão ministradas palestras para ajudar a esclarecer as aplicações das legislações ambientais no município de São Paulo.

Confira a programação completa dos 69 parques que fazem parte da virada.






Postado por Maria Cecilia Maciel às 8/15/2013 09:03:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cotidiano, Curso e Workshop, Data, Educação, Evento, Lazer, Seminário, Turismo

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Deca realiza “Pedalada pela economia de água” no Design Weekend



expedição
A Deca é apoiadora oficial do DW! Design Weekend, mix de eventos independentes e simultâneos – que acontece de 15 a 18 de agosto – e integrados por um Programa Oficial, que promove o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica.
E a Deca, para incrementar ainda mais o evento, junta-se ao projeto Cidades para Pessoas, numa expedição de bicicleta pela cidade de São Paulo, no dia 18, a partir das 10h. Saindo do Jockey Clube, os participantes percorrerão 6,5km pelas diversas atrações do DW!. O passeio terá quatro pontos de parada em lojas e galerias que compõem a programação oficial e mais três em espaços públicos, para discutir como o design molda a cidade.
Em cada atração do evento, os participantes terão uma visita guiada pela exposição em destaque. Na primeira parada, no Parque do Povo, os ciclistas receberão uma breve palestra de 20 minutos com a jornalista Natália Garcia,sobre os 12 critérios para determinar um bom espaço público e planejamento urbano.
O grand finalle desta pedalada será no showroom Deca, na Avenida Brasil, onde os participantes do passeio poderão conferir inloco a arquitetura do novo showroom e todo design dos produtos Deca.
O espaço ganhou recentemente nova identidade e conceito, com a assinatura de um time de estrelas como o arquiteto João Armentano e o paisagista Gilberto Elkis, com exposição de projetos de salas de banho de Antonio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes, e René Fernandes Filho.
Os participantes ainda serão convidados a postar fotos no Instagram com a hashtag #dw2013 e compartilhar suas impressões sobre o passeio.
Segundo Flávia Pardini, gerente de Promoção e Propaganda Deca, a empresa apóia o evento por reconhecer sua importância. “A ideia é que todas essas atrações possam ajudar a ampliar a percepção que as pessoas têm do design na cidade de São Paulo”, revela.

expedicao-margens-de-sao-paulo-526x600
Serviço:
Data:18/08, domingo
Horário: das 10h às 13h
Ponto de encontro inicial: Jockey Clube de São Paulo
Percurso total: 6,5 quilômetros
Estimativa: total de uma hora pedalando e duas horas percorrendo as atrações do evento e os espaços públicos do percurso.
Entrada gratuita (número máximo de participantes: 40)
RSVP: victor.lessa@abril.com.br
Postado por Maria Cecilia Maciel às 8/13/2013 11:33:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Design e Decoração, Lazer, Veículos

domingo, 21 de julho de 2013

Oportunidades Parques Nacionais brasileiros poderão ser visitados por meio do Google Park Viewde emprego e Bolsas

Zero Hora

Parceria do ICMBio com a empresa americana, projeto englobará 30 unidades de conservação


Parque Nacional do Iguaçu será uma das reservas do projetoFoto: Porthus Junior / Agencia RBS


Percorrer trilhas, florestas, rios e cachoeiras com um movimento no mouse ou um toque na tela do celular. Em parceria com o Google, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou nesta quinta-feira o projeto Park View, que vai possibilitar passeios virtuais pelas reservas e parques nacionais do Brasil por meio do computador.

Segundo a representante do Google Brasil Mariana Macário, o projeto é mais do que uma opção de entretenimento ao computador.

– Nosso objetivo é criar um mapa do mundo abrangente, preciso e que seja útil para os usuários – destacou.

O projeto permite o uso gratuito das imagens nos moldes do Street View, do Google, que mapeia estradas e avenidas urbanas em todo o mundo. A captação das imagens é feita por meio de equipamentos eletrônicos, adaptados a uma mochila, um triciclo ou mesmo um barco, proporcionando acesso às áreas mais remotas, nas quais não há passagem de veículos. As imagens levam de seis a oito meses para serem disponibilizadas.

Além de possibilitar o passeio, o programa funciona como ferramenta para ajudar as pessoas a planejar visitas às unidades de conservação, o que contribuirá para ampliar o número de turistas nesses locais.

– Estamos vendo a convergência entre políticas ambientais e de turismo – ressaltou o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin.

Atualmente, as unidades abertas à visitação atraem uma média de 5,5 milhões de pessoas ao ano. Com a implementação do Park View, a tendência é que esse número aumente gradativamente, já que a quantidade de internautas no Brasil ultrapassa 70 milhões. Inicialmente, o projeto engloba 30 unidades de conservação, grande parte considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ao total são 313 unidades no país, que aos poucos serão incluídas no projeto. O ICMBio não informou o prazo para o funcionamento pleno do Park View.

Veja a lista das unidades de conservação incluídas:

Parque Nacional do Iguaçu
Parque Nacional do Jaú
Parque Nacional de Anavilhanas
Parque Nacional do Pantanal Matogrossense
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
Parque Nacional do Monte Pascoal
Parque Nacional Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional das Emas
Parque Nacional do Superagui
Parque Nacional da Tijuca
Parque Nacional da Bocaina
Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Parque Nacional da Serra da Capivara
Parque Nacional da Serra do Cipó
Parque Nacional da Serra Geral/Parque Nacional de Aparados da Serra
Parque Nacional de Sete Cidades
Parque Nacional de Jericoacoara
Parque Nacional de Ubajara
Parque Nacional Itatiaia
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Parque Nacional de Abrolhos
Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Parque Nacional da Chapada Diamantina
Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba
Reserva Biológica Atol das Rocas
Reserva Biológica de Sooretama
Reserva Biológica de Uma
Estação Ecológica Guaraqueçaba
Floresta Nacional de Tapajós
Postado por Maria Cecilia Maciel às 7/21/2013 12:56:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Internet, Lazer, Turismo

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Falta de serviço de plantio obriga Prefeitura a doar 200 mil mudas para paulistanos


Redação CicloVivo





Na última quarta-feira (5), a Prefeitura de São Paulo anunciou que vai distribuir 200 mil mudas de árvores para os paulistanos. No entanto, a distribuição popular só ocorrerá porque a atual gestão do prefeito Fernando Haddad não tem um contrato em vigor para fazer o plantio de árvores na cidade – os acordos com as empresas especializadas nem sequer foram renovados, e a atividade vem sendo executada por equipes de zeladoria das subprefeituras.

De acordo com Ricardo Teixeira (PV), secretário do Verde e do Meio Ambiente, as mudas de árvores começarão a ser distribuídas na próxima segunda-feira, nos parques municipais da cidade. O secretário não explicou se a população será orientada sobre as condições corretas de plantio das mudas. “Precisamos que cada cidadão se aproxime do meio ambiente. Para isso, essa grande ação de estar doando 200 mil mudas. Se população assim entender haverá mais”, disse Teixeira ao jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com o jornal paulistano, o estoque municipal de mudas está lotado – não há mais espaço para receber doações de plantas no estoque, localizado no viveiro Manequinho Lopes, no Parque do Ibirapuera. A falta de plantio também impede o armazenamento das mudas produzidas pela prefeitura – anualmente, uma média de 90 mil novos exemplares são produzidos.

Mesmo diante da situação, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente informou que ainda vai decidir se firmará novos contratos com empresas de plantio na cidade. Nos primeiros cinco meses deste ano, das oito mil mudas plantadas na capital, as subprefeituras se responsabilizaram por duas mil e setecentas delas.

A distribuição de mudas para os paulistanos vem sendo encarada com maus olhos pelos representantes da oposição, que enxergam falta de interesse político do prefeito em promover ações de proteção ambiental. Em março, Haddad apresentou o plano de metas, em que não consta a criação de novos parques e não estão listadas as metas específicas para o plantio de árvores.



Postado por Maria Cecilia Maciel às 6/06/2013 09:03:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cotidiano, Lazer, Plantas

domingo, 2 de junho de 2013

Sistema Bike-Sharing é implantado nos principais centros urbanos dos EUA

Craig Ruttle / AP



Nova York se tornou a mais recente grande cidade a lançar um programa de bike-share


É um bom momento para ser um ciclista na América.

Nova York começou um novo programa de compartilhamento de bicicletas esta semana. E Chicago e San Francisco são as próximas cidades esperadas para lançar sistemas semelhantes neste verão.

Os programas de compartilhamento usam sistemas check-in e check-out, com estações automáticas projetadas para roteiros de ponto-a-ponto espalhadas por todo a cidade. "Nós tentamos incentivar as pessoas a usá-las ... quase como um táxi", diz Gabe Klein, comissário do Departamento de Transportes Chicago.

Klein ajudou a implantar a Capital Bikeshare em Washington, DC - o maior sistema de bike-share dos EUA até Nova York assumir o título. Ele também está supervisionando Chicago de Divvy, programa semelhante para motos.

Veja a entrevista de Klein para a  site de notícias amerciano NPR
Postado por Maria Cecilia Maciel às 6/02/2013 12:20:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Cotidiano, Esporte, Lazer, Turismo, Veículos

quinta-feira, 9 de maio de 2013

No site Trip Adventure você fica por dentro da agenda de eventos ciclísticos no país


Via Blog Maria Cecilia Maciel

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Confira esses e outros desafios em duas rodas no http://www.tripadventure.com.br/main.ecm

Share this:

Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/09/2013 08:45:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Esporte, Lazer, Turismo, Veículos

Holandês desenvolve bicicleta pedalada com os pés e mãos

Redação CicloVivo






A bike segue o padrão dos modelos de estrada, feito covm corpo leve para que seja possível alcançar altas velocidades. | Imagem: Divulgação





Cansado de sofrer com dores nos ombros, o designer e ciclista holandês Lex van Stekelenburg decidiu criar um novo conceito de bicicleta. O modelo pensado por ele possui um guidão que permite pedalar também com as mãos.

A bike segue o padrão dos modelos de estrada, feito com corpo leve para que seja possível alcançar altas velocidades. A tecnologia implantada por Stekelenburd também coopera para uma melhor performance, já que ela funciona como se houvesse duas marchas funcionando ao mesmo tempo.

Apelidado de “4 Strike Bike”, o modelo surge como mais uma opção para as pessoas que querem utilizar a bicicleta como meio de transporte ou lazer e que precisam ganhar tempo e eficiência.

Como a bike pode ser movida ao mesmo tempo pela força exercida pelas pernas e também pelos braços, o projeto inclui um guidão especial, que permite maior estabilização. Outra diferença entre este modelo e os tradicionais é que o próprio guidão possui sistema de ajuste fácil, para que o ciclista possa utilizá-lo na altura ideal para o seu corpo.

Como uma das preocupações que originaram a ideia era principalmente o bem-estar de quem pedala, o criador explica que o fato de manter em constante movimento pernas e braços eleva a atividade muscular e distribui melhor o esforço. Dessa forma, os benefícios ao coração e pulmão são facilmente sentidos.
Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/09/2013 03:39:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Esporte, Lazer, Tecnologia

sábado, 4 de maio de 2013

Fundação SOS Mata Atlântica realiza ações gratuitas em São Paulo para sensibilizar a população sobre a importância da Mata Atlântica

Atividades culminam na 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, maior evento brasileiro em prol desta floresta




De 3 a 21/5, a exposição A Mata Atlântica é o Bicho fica no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô de São Paulo. Visitem o espaço e apreciem os grafites do artista Gejo!

A Fundação SOS Mata Atlântica anuncia sua agenda de atividades para o mês de maio, quando se comemora o mês da Mata Atlântica. Considerada a floresta mais ameaçada do Brasil, a Mata Atlântica tem seu dia comemorado em 27 de maio. Até lá, a população paulista poderá participar de diversas iniciativas gratuitas da ONG, que têm como objetivo sensibilizar o cidadão, principalmente quem mora na cidade, sobre a importância da Mata Atlântica. Seja no trajeto de ida e volta entre casa e trabalho ou nos momentos de lazer, os paulistas poderão se deparar com as atividades da Fundação. Em todos os casos, a imprensa poderá aproveitar pautas que abordam desde a sensibilização ambiental, passando por passeios educativos, até o debate sobre a situação atual da Mata Atlântica.

Aqueles que utilizam o metrô, por exemplo, poderão passar no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô e conhecer um tipo diferente de arte. A partir de amanhã (03/05) até o dia 21/05, acontecerá a exposição "A Mata Atlântica é o Bicho". Serão oito paineis grafitados pelo artista Gejo, com animais que só existem na Mata Atlântica ou ameaçados de extinção. Para saber quais são as espécies expostos e outros informações acesse: (link para área de releases site Lead).

Já aqueles que gostam de aproveitar os momentos de lazer em parques e áreas verdes de São Paulo, uma boa opção de passeio é visitar o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, no Parque Ecológico do Tietê. De 8 a 11 de maio, o caminhão da ONG, adaptado para atividades de educação ambiental, estará no Parque com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. As atividades funcionarão das 10h às 17h, com exceção para o dia 8, quando iniciarão às 13h. Mais informações, como local e as atividades desenvolvidas acesse: (link para área de releases site Lead).

Todas essas atividades poderão ser encontradas na grande festa em prol da Mata Atlântica. A 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna). O evento terá o tema Direitos e Deveres Ambientais e reunirá estas e outras atividades interativas, como exposições em seis pavilhões temáticos (água, floresta, propriedades sustentáveis, mar, mudanças climáticas e ambiente urbano), ações de educação ambiental, teatro, entre outras. Mais informações em: (link para área de releases site Lead).


Código Florestal

A implementação do Código Florestal será foco de debates do Viva a Mata. No dia 24 de maio (sexta-feira), às 10 horas, no MAM, acontecerá o lançamento da campanha pelo cumprimento do Código Florestal e o lançamento do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Implementação do Código Florestal em São Paulo.

A organização convidará o público a participar fazendo a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias, além do apoio na fiscalização do Poder Público. O lançamento do GT para acompanhamento da implementação do Código Florestal é parte desta Campanha.

No interior

Escolas e grupos de regiões fora da capital que não tiverem a oportunidade de aproveitar as iniciativas em São Paulo, poderão ainda participar do projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica“. Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Brasil Kirin, o projeto iniciou hoje (02/05), inscrições para seu 4º ciclo. O objetivo da iniciativa é integrar a comunidade da região de Itu com as atividades desenvolvidas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin. Podem se inscrever escolas e grupos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ONGs e Instituições. Mais informações sobre o local e inscrições em: (link para área de releases site Lead).

Os interessados em obter mais informações sobre essas iniciativas ou se credenciar para a cobertura do Viva a Mata 2013, devem entrar em contato com:

Lead Comunicação – www.lead.com.br

(11) 3168-1412


www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica
Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/04/2013 03:16:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Animais, Cultura, Educação, Evento, Feiras e Exposições, Fórum, Lazer, ONGs

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Adventure Fair completa 15 anos e acontece de 1 a 5 de maio, na Bienal do Ibirapuera em SP





O mais importante evento da América Latina dedicado aos esportes e ao turismo de aventura. Desde 1999, a Adventure Sports Fair se fortalece a cada nova edição, tornando-se referencia no mercado ao reunir as principais marcas e destinos, as agências governamentais e as principais ONGs do setor em um único evento.

• Produtos: os consumidores têm a oportunidade de conhecer e testar os lançamentos em produtos, equipamentos e vestuário de esportes de aventura.

• Destinos: o aventureiro tem a oportunidade de escolher e acessar em primeira mão opções de itinerários de viagem de aventura e ecoturismo. A exposição conta com a participação de expositores de 27 estados brasileiros e dos principais destinos da América Latina.

• Atrações: o evento oferece uma área de interação com os esportes de aventura, onde os visitantes podem experimentar diferentes modalidades, como snowboard, mergulho, arvorismo, escalada, caiaque, stand up paddle ciclismo e test-drive de carros off road.

• Conteúdo: palestras e oficinas para quem busca especialização ou quer aprender mais sobre o mundo da aventura.

• Turismo: a feira reúne os mais importantes destinos da América do Sul, favorecendo a efetivação de contatos comerciais e a realização de negócios com agentes de viagem nacionais e internacionais.

• Equipamentos: fabricantes de equipamentos, vestuário e calçados para esportes de aventura também têm a oportunidade única de exibirem seus produtos e lançamentos a revendedores, atacadistas e fornecedores de serviços turístico.

• Outdoor Business e Sports Trade Show:: Eventos simultâneos a Adventure Sports Fair voltados ao trade do setor. Um espaço exclusivo onde fabricantes e importadores poderão atender a lojistas, operadoras de turismo e demais companhias do mercado corporativo, com a possibilidade de agendar reuniões entre expositores e compradores.

Adventure Sports Fair sedia o 10º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável

Evento vai discutir os avanços da sustentabilidade no turismo brasileiro e as melhores práticas para aliar conservação da natureza à indústria de viagens a lazer.

Pelo décimo ano consecutivo a Adventure Sports Fair será a sede do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável, um evento que pretende discutir e divulgar as melhores práticas nesta que é uma das maiores indústrias do mundo. O evento, que também acontece no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, contará com a participação de entidades ambientalistas, empresas do setor de turismo, órgãos públicos, acadêmicos e profissionais do setor.

Nesta edição o Fórum vai abordar principalmente os avanços da sustentabilidade no turismo brasileiro e internacional. A idéia é fazer uma análise de como as preocupações ambientais tão discutidas no setor estão sendo colocadas em prática.

Os participantes do 10º FITS também pretendem discutir e analisar o turismo em unidades de conservação no país, a situação das parcerias público privadas e o andamento dos processos de certificação.

Durante o evento serão premiados os vencedores do concurso Braztoa de Turismo Sustentável, uma iniciativa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

Os participantes também poderão conhecer a experiência da Costa Rica em relação ao turismo sustentável. O país da América Central é um dos principais turísticos do mundo, apesar de sua pequena dimensão. O que exatamente mais atrai os mais de dois milhões de visitantes por ano é a exuberância de sua natureza.

O 10º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável acontece no dia 3 de maio, das 14h30 às 20h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na própria Adventure Sports Fair. Mais informações estão em www.adventurefair.com.br

Postado por Maria Cecilia Maciel às 4/29/2013 07:27:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Esporte, Feiras e Exposições, Fórum, Lazer, Negócios

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Parque Burle Marx agora no Facebook

Imagem Suely Cárceles


Se você é frequentador do Parque Burle Marx, mora próximo ou simplesmente quer saber as últimas novidades desse gostoso recanto paulistano, saiba que agora ele está no Facebook!

Para acompanhar o conteúdo das páginas é necessário "CURTIR", embaixo da foto de capa, e ao manter o mouse em cima desse ícone aparecerá algumas opções. Você deve optar por "Mostrar no Feed de Noticias".


Hoje a dica é a seguinte:

Doe sua orquídea para o Parque Burle Marx e contribua para que ele fique ainda mais bonito. Se a planta não estiver se adaptando em sua casa, leve-a para o parque, que lá será colocada em alguma árvore para que você  possa visitá-la.

Acesse o Parque no Facebook
Postado por Maria Cecilia Maciel às 4/10/2013 01:37:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cotidiano, Internet, Lazer, Turismo

terça-feira, 19 de março de 2013

Bike Expedition – calendário 2013


Roteiros de charme para aproveitar a vida: Vietnã, Mendoza, Toscana, Holanda, Croácia, Provence,Vale do Loire, Puglia, Margens do Danúbio, Bourgogne

bike1
Recuperar o fôlego e dar um presente para os sentidos. Esta é a proposta da agência de turismo Bike Expedition, especializada em roteiros de charme que tem a bicicleta como meio transporte principal.
O cliente é transportado para as mais apaixonantes regiões do planeta, por caminhos que não estão no mapa, mas são perfeitos para receberem os ciclistas. O objetivo é aproveitar cada minuto da viagem, com  exclusividade e paradas inspiradas pela paisagem e não pela agenda.
Passar por cidadezinhas acolhedoras, fazer vôos de balão ou  passeios de canoa são opções que também podem fazer parte dos roteiros.
Ao entardecer, o viajante pode desfrutar de degustações com os  melhores vinhos do mundo, feitas nas próprias vinícolas onde os rótulos são produzidos, participar de uma aula gastronômica com um renomado chefe francês ou visitar um pequeno museu que abriga uma obra prima.
As dicas de restaurantes são pautadas por menus criativos, elaborados com ingredientes frescos, trabalhados com paixão, tradição e ousadia.
Para o merecido descanso, a Bike Expedition garimpa hospedagens de luxo que vão de encontro ao perfil de cada cliente: uma romântica pousada com poucos quartos, um hotel com grandes janelas que abrem para um rio ou um exclusivo castelo medieval.
Em todos os destinos, o grupo é acompanhado por ao menos um guia de bicicleta e um carro de apoio, preparado para qualquer reparo ou troca de pneus.
São vários roteiros que procuram atender ao estilo dos clientes que investem nos  bons momentos que a vida pode oferecer.
Dois exemplos são a Holanda e suas as terras planas, destino indicado para viagens em família, ou a região da Toscana, uma das regiões mais bonitas da Itália. Neste roteiro, o ciclista é desafiado pelos aclives do Val d’Orcia e pelas descidas que o levam diretamente para saborear alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo.
A Bike Expedition também organiza viagens personalizadas para casais, famílias ou grupo de amigos, levando em conta o perfil de cada cliente e suas expectativas.
Outro fator importante para este estilo de viagem é o tempo. Por isso a temporada para regiões da Europa vai de maio a setembro.
Calendário 2013 Bike Expedition
  bike2
Mais detalhes sobre os roteiros:
Holanda:
A paisagem campestre da região de Limburg, juntamente com as vilas e aldeias pitorescas, constituem o cenário perfeito para essa incrível viagem. Conheça Venlo, considerada a cidade mais verde da Europa e Maastricht, a cidade mais antiga da Holanda. Deixe-se levar pelos trechos mais charmosos dos mais de 10.000 km de vias exclusivas para bicicletas e veja por que a Holanda é o pais perfeito para o cicloturismo. Ideal para famílias com crianças.
Toscana:
Conheça de perto a herança etrusca ainda evidente na Toscana, enquanto pedala pelas estradas consideradas as mais bonitas da Itália, percorrendo vinhedos e oliveiras centenárias. Desafie-se pelos aclives do Val d’Orcia e sinta o vento inspirador nas descidas que cortam as belas paisagens e  levam diretamente a saborear alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo.
Loire:
O Vale do Loire se destaca pelo luxo e glamour presentes nos castelos burgueses que estão por toda a parte. Este roteiro foi criado para quem quer experimentar um pouco da sofisticação dos antigos reinos, hospedando-se em magníficos castelos e brindando esta experiência com a mais refinada gastronomia francesa. Um passeio em canoa canadense pelo Rio Cher é uma agradável surpresa que se encerra com um delicioso pic nic. Chambord, Amboise, Chenonceaux, Tours, Blois, estão em nosso roteiro. Opcional: Vôo de balão. Roteiro ideal para famílias com crianças.
Provence:
Na Provence, as plantações de lavanda, os campos de girassol e os temperos típicos aguçam nossos sentidos.  No berço da gastronomia francesa, teremos uma amostra de aromas e sabores em cada uma das paradas obrigatórias, como Avignon, Villeneuve les Avignon, Chateauneuf du Pape, Uzés, Les Baux e St Remy de Provence. À noite, castelos nos aguardam para o merecido descanso.
Danúbio:
Saindo de Praga, cidade que inspirou artistas e poetas durante séculos,  este roteiro atravessa uma das regiões de mais bela e exuberante paisagem do vale do Danúbio, passando por vilarejos pitorescos como Melk e Dürnstein. A singularidade da culinária austríaca a hospitalidade do povo são detalhes que enriquecem este roteiro que se encerra em Viena, a mais elegante das capitais européias, com sua suntuosa e sofisticada arquitetura.
Catalunha:
Desafio é a palavra que marca este roteiro. Cruzar os Pirineus e chegar a pequenas cidades que guardam perolas como a Sagrada Família, o Museu Dali, conhecer um povo autentico, mosteiros remotos e uma língua que remonta aos primórdios da  Idade Média é uma experiência como poucas. Aproveite para conhecer algumas vilas mediterrâneas da Costa Brava.
Alsácia:
Uma região que respira passado, que ainda carrega fortes traços de arquitetura e cultura da antiga dominação alemã, e nos enche os olhos e a alma a cada vilarejo visitado. Charme é a palavra que melhor define esta região, considerada por muitos a mais bonita da Franca por esconder verdadeiros tesouros que serão descobertos ao longo do caminho.
Croácia
split – brač – hvar – korčula – mljet – lastovo – dubrovnik
Esta viagem combina bike e barco na Dalmácia, incrível litoral da Croácia.
Saindo de Split, percorremos de barco algumas das ilhas mais charmosas e famosas, que além da beleza natural, nos apresenta muita história. Nosso barco leva as bikes para que possamos conhecer os pontos mais incríveis de cada uma das ilhas visitadas além de termos mais algumas atividades que nos fazem sentir vivos, como rafting, caiaque, snorkeling, degustações e muito mais. Entre os destaques estão praias de águas cristalinas, vinhas, bosques de pinheiro, ilhas com vilas históricas, aldeias antigas e Mljet National Park, um parque de natureza mediterrânea exuberante.
55 11 3459-4166
info@bikeexpedition.com.br
http://www.bikeexpedition.com.br
Fonte: Flavia Fusco
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/19/2013 09:00:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Esporte, Lazer, Turismo

Últimas semanas: exposição ‘Vira-Lata’ apresenta arte e sustentabilidade na Praça Victor Civita, até 31/3


Um uso mais criativo para objetos do dia a dia é o que propõe a exposição Vira-Lata, até 31 de março, na Praça Victor Civita. Por meio da temática da reciclagem com arte, artistas plásticos fazem reuso de diversos tipos de latas, entre bebidas, alimentos, tintas e outros. Em conexão com a linguagem de transformação e sustentabilidade da Praça Victor Civita, na mostra o material que geralmente é descartado como lixo torna-se um interessante suporte para, ao todo, 70 obras de arte.

A ideia do título “Vira-Lata” faz referência na popular raça de cães que vive nas ruas a revirar latas de lixo em busca de alimento, associando tal atitude aos artistas de rua que também promovem a “virada” de diversos muros esquecidos da cidade, transformando-os em belos painéis compartilhados com toda a sociedade.

• Sobre a Praça Victor Civita

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Museu da Sustentabilidade, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 300 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

• Serviço

Exposição Vira-Lata

Data: até 31 de março de 2013. De segunda a domingo, das 8h às 18h
Local: Museu da Sustentabilidade – Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros
Contato: (11) 3031-3689
Entrada Franca
Fonte: Luciana Zacarias – Baobá
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/19/2013 08:52:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Feiras e Exposições, Lazer

domingo, 17 de março de 2013

WetBike: para pedalar na água






Na Marina Canoa Barra do Una você pode experimentar, alugar ou comprar a sua
WetBike

Já experimentou pedalar uma bike sobre a água? WetBike é a nova mania do Litoral Norte de São Paulo. Na tenda Sport's Na Praia, junto ao Rio Una, na Barra do Una, você pode experimentar essa delíciosa sensação de liberdade e bem estar, com toda segurança e em contato direto com a natureza.
Leve, prática, fácil de montar, a WetBike pode ser levada a qualquer lugar, pois é desmontável.





Mais informações e pronta entrega da WetBike pelo tel.: (12) 9770-0444, c/Capitão Adrian Fuhrhausser, na Marina Canoa Barra do Una.
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/17/2013 03:50:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Esporte, Lazer, Turismo

terça-feira, 5 de março de 2013

Designer norte-americano produz skates sustentáveis





O designer norte-americano Erik Maki, criou uma linha de longboards sustentáveis. | Foto: Divulgação




Os skates podem ser considerados a segunda forma mais sustentável de se transportar, atrás apenas da caminhada. Pensando nisso e na paixão que os skatistas nutrem por este meio de transporte, o designer norte-americano Erik Maki, criou uma linha de longboards sustentáveis.
A ideia surgiu quando Maki ainda estava na faculdade e os skates eram figuras constantes nas ruas da Universidade de San Diego, Califórnia. O designer não queria apenas que as criações fossem boas pranchas, ele queria que elas tivessem significado. Por isso, desenvolveu estratégias ambientalmente corretas para a fabricação.
O Maki Longboard foi inspirado em shapes clássicos da década de 1950 e 60, uma forma de prestar uma homenagem, mantendo o estilo tradicional. Como garantia de que a madeira utilizada é de fonte segura, o designer produz todos os skates com madeira certificada pelo selo FSC, produzida e comercializada localmente.

Outros detalhes dos skates são feitos através de um processo especializado que utiliza fibra natural e uma resina epóxi especial. Chamada de SuperSap, esta resina é proveniente de seiva de pinheiro, material que substitui a utilização do petróleo e garante a mesma resistência, durabilidade e flexibilidade da tradicional.

Mesmo com todos estes cuidados, Maki está em uma busca constante pela eficiência e redução de seus impactos na natureza. Sendo assim, ele também encontrou alternativas para minimizar a quantidade de resíduos gerados por sua indústria. Os pedaços de madeira que sobram dos cortes dos shapes são transformados em chaveiros e outros produtos de decoração espalhados pela loja, por exemplo. As caixas de papelão também são reaproveitadas.

Em declaração ao site norte-americano Inhabitat, o designer explicou o motivo de tanto cuidado. “Eu gosto de trabalhar para o melhor. Eu busco alternativas mais sustentáveis porque eu quero fabricar produtos duráveis e que tenham a menor pegada ecológica possível”, declarou Maki. Com informações do Inhabitat.

Redação CicloVivo
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/05/2013 03:39:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Esporte, Lazer, Tecnologia, Veículos

domingo, 3 de março de 2013

Bola de futebol Soccket traz novo design e campanha Kickstarter




Depois de um ano de construção de protótipos e realização de programas-piloto, o time da Uncharted Play acaba de lançar a bola de futebol que produz energia elétrica com novo design e a campanha Kickstarter. Desenvolvida por um grupo de ex-alunos de Harvard, a bola Soccket pode gerar três horas de energia elétrica a partir de apenas 30 minutos de jogo de futebol. Trata-se de uma alternativa eco-friendly para fontes de energia inseguras e não confiáveis​​, muitas vezes usadas ​​em comunidades pobres de todo o mundo.

Sobre a bola

A Soccket é um gerador portátil na forma de uma bola de futebol tamanho 5. Seu mecanismo interno funciona por meio da energia cinética de rolamento, convertendo e armazenando energia elétrica. Após o jogo, uma lâmpada LED, acoplada, pode ser ligada na bola e proporcionar horas de luz com apenas alguns minutos de futebol.

Revestida de espuma impermeável EVA, é extremamente resistente e macia ao toque. Pesa ligeiramente mais do que uma bola de futebol normal, mas dispensa a necessidade de bombas de ar. Usando uma combinação de componentes importados e nacionais, cada Soccket é montada e testada inteiramente em Nova York, antes de ser distribuída, o que lhe confere muita qualidade.

Com informações do InHabitat


Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/03/2013 09:14:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cotidiano, Criança, Esporte, Lazer, Tecnologia

sábado, 2 de março de 2013

Carregador solar com repelente ultrassônico afasta mosquitos

Via Terra





Diversos modelos de carregadores movidos à energia solar são lançados toda semana, mas a Third Wave Power tem um aparelho que faz mais do que recarregar seus aparelhos móveis: o mPowerpad é "o primeiro carregador solar do mundo com controle de gestos", segundo a fabricante.

O equipamento possui diversos recursos que podem ser úteis para pessoas que viajam a áreas remotas sem energia elétrica, e também para quem vive em áreas rurais. Isso porque o mPowerpad possui lanterna, luz para leitura, rádio e até um repelente ultrassônico para mosquitos e pernilongos. Para acessar as diferentes funções, o usuário inclina o aparelho.

Como todos os carregadores solares, o novo aparelho também capta e armazena a energia solar para recarregar celulares, tablets, câmeras entre outros. De acordo com o EarthTechling, o dispositivo é do tamanho de um iPad e possui uma bateria com capacidade de 2.500mAh, capaz de recarregar diversos equipamentos móveis ao mesmo tempo, graças às várias entradas USB.

Um vídeo produzido pela empresa mostra todos os recursos que o carregador solar e pode ser acessado neste atalho http://youtu.be/6V2mt6OgEZE
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/02/2013 08:43:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cotidiano, Lazer, Tecnologia
Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Pesquisar este blog

Translate

Páginas

  • Início
  • Sobre
  • Calendários de Feiras de Produtos Ecológicos 2013
  • Os 10 mandamentos do consumidor eco-friendly
  • Quer construir uma casa ecológica? Confira o que é preciso na lista da Cria Arquitetura Sustentável.
  • Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade a Indústria da Construção

Marcadores

  • Alimento (24)
  • Ação (33)
  • Ciência (17)
  • Construção (25)
  • Cotidiano (73)
  • Criança (14)
  • Cultura (27)
  • Curso e Workshop (3)
  • Design e Decoração (58)
  • Esporte (14)
  • Evento (15)
  • Feiras e Exposições (20)
  • Franquia (1)
  • Gastronomia (13)
  • Internet (8)
  • Lazer (25)
  • Moda e Beleza (25)
  • Negócios (17)
  • Premiados (6)
  • Religião (1)
  • Segurança (3)
  • Seminário (4)
  • Tecnologia (54)
  • Turismo (27)
  • Veículos (22)

Arquivo do blog

Postagens mais populares

  • Empresa esclarece à cliente: existe chumbo na henna pó Surya?
    Via  Reclame Aqui Cliente: Caros senhores, sou usuária da henna pó Surya há vários anos (mais ou menos 10 anos), e minha experi...
  • Jean Paul Ganem presenteia São Paulo com landscape art no Jardim Botânico de São Paulo. Na abertura, arte, gastronomia, música e cinema – dia 21/9
    O projeto “Cidade Galeria”, idealizado pela Brazimage, promove a obra de land art “O Caminho do Rio”, do artista franco-tunisiano Jean Paul...
  • Tinta orgânica que gera energia solar deve chegar ao mercado
    Considerada o futuro do setor energético, essa tecnologia pode ser aplicada em diversas superfícies Via Pensamento Verde Tinta orgânica é...
  • Sustentabilidade sob o olhar de Rosana Jatobá
    Questão de pele, a importante obra sobre temas ambientais e sociais lançada agora pela Novo Século A jornalista e apresentado...
  • Recovering Trading – Revestimento sustentável e antialérgico
    A Recovering Trading traz para o Brasil o revestimento Carvalho Antico, feito com madeira sustentável e fabricado pela Haro, a mais tradic...
Maria Cecilia Maciel. Tema Simples. Imagens de tema por gaffera. Tecnologia do Blogger.