Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura. Mostrar todas as postagens

sábado, 26 de outubro de 2013

“Volta ao mundo em 13 escolas” – livro relata experiências educativas inovadoras


Via Sala Aberta

Livro lançado no último dia 17, no Centro Ruth Cardoso (São Paulo), reúne 13 experiências inovadoras em educação no Brasil e no mundo




Eduardo, André, Camila e Carla são os responsáveis pelo livro (Foto: Educ-Ação)


O livro “Volta ao mundo em 13 escolas”, lançado dia 17 em São Paulo, é resultado de um projeto financiado por meio de uma plataforma de crowdfunding (Catarse), onde quatro pesquisadores – Eduardo Shimahara, André Gravatá, Camila Piza e Carla Mayumi – percorreram o mundo em busca de iniciativas de aprendizagem inspiradoras.

A obra traz 13 experiências de nove escolas nos Estados Unidos, Índia, Suécia, Grã-Bretanha, Indonésia, Espanha, Argentina e África do Sul; e quatro brasileiras: Politéia, Amorim Lima e Cieja Campo Limpo, em São Paulo, e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), de Minas Gerais. “Procuramos entender cada lugar visitado por vários ângulos, enfim, de uma maneira transversal”, declarou Camila.

Os pesquisadores escolheram escolas de ensino fundamental, médio e superior, e também aquelas que não dividem suas turmas por idade, além dos temas variados que elas focam seu trabalho, como sustentabilidade, arte e jogos. “A gente trouxe esse olhar múltiplo para mostrar que dá para transformar a educação de diversas maneiras, e não apenas através da escola e do educador em si”, acredita Mayumi.



A publicação pode ser baixada gratuitamente (sob a licença Creative Commons e o “pagamento” é compartilhar/divulgar no Twitter ou no Facebook) ou pode ser adquirida na versão impressa. As duas opções estão disponíveis aqui.


Fontes: Aprendiz e Coletivo Educ-Ação

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primeiro SlowKids será realizado no Parque da Água Branca com exibição do filme A História Sem Fim






Com programação gratuita para pais e filhos, Slow Kids estimula a desaceleração e a sustentabilidade 

No domingo, dia 03 de novembro, o Parque da Água Branca, em São Paulo, receberá pais e filhos para participarem da 1ª Edição do SlowKids. A proposta do evento é desacelerar as crianças do universo tecnológico e do cotidiano baseado no curto tempo para brincadeiras criativas com os pais. Será um dia inteiro no parque com música, oficina de jardinagem, fábrica de brinquedos reciclados com resíduos recolhidos no próprio parque, contadores de histórias, pic nic, e brincadeiras como pega-pega, passa anel, esconde-esconde e pular corda. O filme escolhido para a estreia do projeto é A História Sem Fim e será exibido ao ar livre.

Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis para fabricação de brinquedos, como carrinho de papelão, vasos de garrafa pet, chapéus e coroas de papel. A oficina de jardinagem também ensina as crianças a cuidarem das plantas e cultivarem seus próprios jardins.


Pensando na falta de sinalização urbana para o bom convívio entre ciclistas e motoristas, a oficina de stencil será elaborada para que pais e filhos criem juntos placas educativas de transito. Além disso, os ludo-educadores ensinarão como utilizar pneus, tecidos, varas, cordas, canos e outros materiais em brincadeiras simples para fazerem em casa com a família e amigos. As crianças que tiverem brinquedos em bom estado e fora de uso poderão levá-los para troca.


No meio da tarde, pais e filhos são convidados a, juntos, assistirem ao filme A História Sem Fim, clássico de Wolfgang Petersen. O filme, baseado no livro de Michael Ende, conta a história do menino Bastian que usa a imaginação para fugir dos seus problemas, como os colegas da escola que o perturbam e a recente perda da mãe. Num dia de chuva, ele se esconde numa livraria onde encontra o livro A História Sem Fim. Assim, irá se deparar com uma aventura fantástica num universo mágico e perceberá que o livro e seus personagens são muito mais reais do que qualquer adulto poderia acreditar.


Seguindo a programação cultural, a Banda Alana formada por jovens do Instituto Alana - que oferece apoio cultural e educacional aos jovens do Jardim Pantanal, em São Paulo - fará um show com o grupo Música em Família. O grupo é também uma produtora de discos e espetáculos, editora e gravadora fundada pela cantora Paula Santisteban e pelo músico Eduardo Bologna, que tem como principal objetivo integrar alunos, familiares, escola e comunidade. Já o Asfalto de Poesia e seus palhaços contarão as histórias da Tatiana Belinky, uma das principais escritoras contemporâneas infanto-juvenis, autora de Coral dos Bichos, O Grande Rabanete e Limeriques, de forma lúdica e teatral.


O SlowKids surgiu a partir do sucesso do SlowMovie, um projeto idealizado pela Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura, e pela Juliana Borges, coordenadora da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de integrar pessoas ao meio ambiente tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e aumento de tempo ocioso. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para os moradores de grandes centros urbanos, como São Paulo.


As ações foram criadas em sistema colaborativo entre amigos e contam com diversos parceiros conectados que viabilizam sua realização. Para saber mais sobre as edições do SlowMovie acesse: www.youtube.com/watch?v=53Q3sngLXFo, www.facebook.com/slowmovie ewww.respirecultura.com.br. As empresas e grupos parceiros dessa iniciativa são: Instituto Alana, Respire Cultura, Maria Farinha Filmes, Familiarte, Cia. Asfalto de Poesia, Música em Familia, Peperomia, Arte em Pneus e Agência Lema.


Tatiana Weberman Tatiana Weberman é produtora cultural e, no início de sua carreira, atuou como assistente do artista plástico multimídia Otávio Donasci. Ao lado dele, se tornou sócia da agência A3 Produções. Em seguida, trabalhou na produtora Joker. Mais tarde, foi contratada pela agência de comunicação Imais9 para estruturar e desenvolver a nova área de Marketing Promocional. Após esses anos de experiência, decidiu abrir sua própria agência de comunicação, a Frida Trends. Com o foco na ocupação de espaços públicos por meio da arte e sustentabilidade, criou a Respire Cultura.


Juliana BorgesCoordenadora da Maria Farinha Filmes, produtora de documentários e ficção. Pela Maria Farinha, dirigiu a produção do polêmico documentário "Criança , a Alma do Negócio" e o longa metragem documental internacional "Muito Além do Peso", selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Ambos da diretora Estela Renner. Em 2012 dirigiu e produziu a animação LINEAR vencedor de melhor curta de animação brasileiro no Festival Internacional Anima Mundi 2012, selecionado para os festivais de Gramado, Brasília, Rio e Toronto. E o curta metragem "Uma Vida Inteira", selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Rio de 2012, com direção de Bel Ribeiro e Ricardo Santini, e com atores como Bruno Autran e Alice Braga.


Respire CulturaFoi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade.


Instituto AlanaÉ uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Mais informações: www.alana.org.br


Programação - SlowKids no Parque da Água BrancaGramado10h30 – Abertura 10h30 às 15h30 - Pic Nic, brincadeiras e oficinas 15h – Início da projeção do filme A História Sem Fim I


Palco
11h30 às 12h30 - Contação de História
14h às 15h00 - Música em Família e Banda Alana
18h00 – Encerramento das atividades
O Pic Nic e recolhimento de resíduos serão realizados durante todo o evento.


Serviço:
GRÁTIS
Data: 03/11 (domingo)
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda


Observações:• Horário previsto para término às 18h. Em caso de chuva, o evento será cancelado;
• O local do evento fica próximo da estação Barra Funda do metrô. Use de transporte coletivo;
• O Parque da Água Branca conta com um bicicletário. Que tal ir de bicicleta?
• Para ter maior conforto e entrar no clima desta edição traga cadeiras praia;
• É proibida a entrada de animais no Parque.

sábado, 21 de setembro de 2013

Jean Paul Ganem presenteia São Paulo com landscape art no Jardim Botânico de São Paulo. Na abertura, arte, gastronomia, música e cinema – dia 21/9








O projeto “Cidade Galeria”, idealizado pela Brazimage, promove a obra de land art “O Caminho do Rio”, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, no Jardim Botânico de São Paulo. A inauguração, no dia 21 de setembro, será um evento especial – um convite ao público a não apenas apreciar, mas ter uma experiência junto à obra: um piquenique do “Chefs na Rua”, com curadoria de Laurent Saudeau, performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter, que estimula a exploração da obra, e première do filme “A Margem da Paisagem”, com direção de Eliane Caffé e produzido pela Brazimage e Aurora Filmes.

A intervenção de 2,5 mil m2 de Jean Paul Ganem desenha com flores e plantas um rio vermelho na entrada principal do parque. Resgatando o traçado do curso original do Rio Tietê. A instalação convida a caminharmos por ela, criando uma conexão não apenas entre o espectador e a obra, mas também com o tema abordado.

Sempre pensando no local onde a obra é desenvolvida, Jean Paul Ganem viu no Jardim Botânico de São Paulo, um lugar já repleto de beleza, a oportunidade de abordar um tema de grande importância para a cidade. Suas constantes visitas ao Brasil, país que visita há 25 anos, foram essenciais. “Se eu não tivesse vindo tantas vezes a São Paulo, eu não saberia dos problemas das enchentes. São Paulo é uma cidade vibrante, mas também extremamente poluída: a poluição do solo, do ar, poluição sonora e também da água. Seus muitos córregos e rios são, em sua maioria, soterrados e canalizados; lembram esgotos margeando rodovias congestionadas. Fico surpreso com esse absurdo. Uma cidade chegar nesse nível de poluição é uma loucura. Na Europa vivemos o rio poluído, mas conseguimos vencer. Nosso rio, hoje, é um lugar agradável, onde as pessoas fazem piquenique; é um lugar de encontro na cidade”.

Com mais de 40 obras pelo mundo, o artista modifica a paisagem e produz suas obras em locais inusitados. Ao trabalhar com plantações em grande escala, que trazem consigo formas e cor para espaços comuns, transforma a percepção das pessoas sobre determinados ambientes, às vezes contaminados e degradados, e as faz enxergar a arte como um agente de transformação. Entre os locais que já receberam intervenções de Jean Paul estão o Château de Rambouillet, ao redor de Paris, um aterro sanitário de Montreal e campos agrícolas ao redor da França e do Canadá. “As plantas me interessam muito. Percebi que elas emocionam todo mundo, das crianças aos idosos e até pessoas que não se interessam por arte. Causam impacto num público bem mais amplo que o dos museus e galerias”, explica Jean Paul.

Com curadoria de Luciana Farias, “O Caminho do Rio” foi desenvolvido por oito jardineiros formados pelo projeto, sob orientações de uma arquiteta, um engenheiro agrônomo e do próprio artista. “A contribuição de Jean Paul com seu rio vermelho, que emerge entrecortando um pequeno canal no idílico jardim botânico, convida a contemplar a vida e desejar um futuro onde homem e natureza convivam em harmonia”, descreve a curadora.

Jean Paul Ganem

Nascido na Tunísia em 1964, Jean Paul Ganem divide seu tempo entre Paris (França), Montreal (Canadá) e São Paulo. Produz obras em locais inusitados, criando conexões com a atividade humana em ambientes diversos, interagindo criação artística no processo de produção com o objetivo de surpreender e estimular agentes e espectadores dessas paisagens. Suas obras, feitas com plantas, são suscetíveis à ação do tempo e estão em constante transformação. São sempre produzidas em negociação com os habitantes locais, no caso do campo, respeitando técnicas de plantio e colheita. Nessas obras o artista utiliza culturas como girassol, trigo e canola, entre outras espécies. Entre suas principais intervenções de landscape art estão projetos no Château de Rambouillet, em Paris, e a obra Jardin des Capteurs, em Montreal – um aterro sanitário de 30 mil m2, ao lado do QG do Cirque du Soleil, que patrocinou o projeto de revitalização junto com a prefeitura da cidade. No Brasil, desenhou o projeto do boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Piquenique Chefs no Parque com curadoria de Laurent Suaudeau

Para a entrega da instalação ao parque e à cidade, a Brazimage, idealizadora e produtora do projeto Cidade Galeria, promove uma experiência gastronômica e sonora na obra, com jazz ao vivo e alta gastronomia. Como parte do evento, será realizada uma edição do projeto “Chefs de Rua”, o “Piquenique Chefs no Parque, realizado pela KQi Produções com curadoria do chef Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária Laurent) e participação de prestigiados chefs. Todos eles servirão comidinhas frias, como saladas e sanduíches, preparados com ingredientes orgânicos e sustentáveis, que aproximam ainda mais as pessoas do espaço e da obra.

O chef Laurent Suaudeau irá servir a Salada de macaroni, Madeleine de laranja e Pain au chocolat, enquanto o chef Ailton Piovan, da Mondiale, traz seu Sanduíche de porchetta na ciabatta e a Salada de mini folhas com molho de limão siciliano. O chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, apresenta o Sanduíche de rosbife de carne-de-sol em um pão de fermentação natural e um sanduíche de queijo de cabra e abóbora. Já o chef Fred Frank irá servir seu Queen Brownie nos sabores amêndoas, pistache, laranja e café. Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, leva ao piquenique o Clube sanduíche peito de peru, bacon, queijo meia cura e maionese, Sanduíche de linguiça com picles de pepino, Rosbife caseiro com salada de batatas, Salada de alface baby com tomate cereja e palmito açaí, Brigadeirão da onça e Suco de uva orgânico. Felipe Do Val e José Baratino preparam o Sanduba de pasta de tomate assado com salame Pirineus e rúcula. O chef Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar, traz o Ceviche Goa, de peixe branco, camarão e lula com curry, leite de coco e coentro, e o Ceviche Azteca, de peixe branco, camarão e lula com molho de pimientos, cebola roxa, coentro e cubos de abacate. Os preços variam entre R$ 5 e R$ 15.

E para dar ainda mais clima à celebração, na véspera da Primavera, haverá uma performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter, que incentiva a exploração de toda a obra. A idéia é que o público traga suas toalhas para curtir um sábado relaxado à margem da obra de Jean Paul.

As obras de Jean Paul Ganem costumam ser efêmeras, mas, dessa vez, ela será entregue ao Jardim Botânico de São Paulo, que dará continuidade ao projeto.

Cidade Galeria

O Cidade Galeria, idealizado pela Brazimage, tem como propósito promover a arte, valorizando o espaço público e ressignificando a relação da pessoa com a cidade. Trata-se de um projeto de revitalização cultural, pioneiro ao unir artistas, governos e empresas privadas, em prol de uma cidade mais humana e civilizada.

“Acreditamos no papel transformador da arte. Com o Cidade Galeria estamos propondo a ressignificação da relação do cidadão com a cidade através de intervenções artísticas no espaço público” – Luciana Farias, Brazimage.

O Cidade Galeria foi lançado em outubro de 2010 em um evento no Edifício Martinelli e seguido da abertura da exposição “Noturnos”, do fotógrafo Cássio Vasconcellos, no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. Em 2012 promoveu uma instalação de Claudia Andujar no Prédio dos Correios, no centro de São Paulo. “O Caminho do Rio”, de Jean Paul Ganem, é a terceira ação do projeto.

Jardim Botânico de São Paulo

Localizado no bairro Água Funda, na Zona Sul da cidade de São Paulo, faz parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, área de preservação da Mata Atlântica, ocupando uma área de 360 mil metros quadrados.



“O Caminho do Rio” por Jean Paul Ganem @ Jardim Botânico de São Paulo

Entrega da obra: 21 de setembro, às 13h, gratuito mediante apresentação de convite

Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda – São Paulo

Telefone: 5067-6000

Ingressos: R$ 5,00 (estudantes e pessoas acima dos 60 anos de idade pagam meia-entrada; crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais são isentos)

Estacionamento: carro de passeio – R$ 8,00; moto e afins – R$ 4,00; vans, ônibus e microônibus – R$ 20,00

Agência Lema

domingo, 18 de agosto de 2013

Sustentabilidade sob o olhar de Rosana Jatobá



Questão de pele, a importante obra sobre temas ambientais e sociais lançada agora pela Novo Século

A jornalista e apresentadora Rosana Jatobá é um rosto conhecido pelos brasileiros por sua carreira na televisão e rádio. Agora, estreia no cenário literário com sua primeira obra, Questão de Pele, que trata de forma aprofundada sobre temas ambientais e sociais – como desmatamento, poluição, consumismo, preconceito, desigualdade e violência. São 49 crônicas escritas por ela nos últimos dois anos.

Jatobá sempre levantou a bandeira da sustentabilidade nas suas reportagens e como colunista do G1, o Portal de noticias da Globo, mas decidiu estudar o tema de forma aprofundada, tornando-se Mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP).

Além dos textos escritos pela jornalista, a obra tem interações dos leitores do blog ao final de cada capítulo. O prefácio é assinado por Izabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente, que faz um relato sensível e verdadeiro de como Rosana expõe seu ponto de vista. E a belíssima foto de capa é do consagrado fotógrafo Evandro Teixeira, que também disponibiliza um clique seu ao final de cada crônica.

Com esta obra, Rosana visa sensibilizar as pessoas quanto ao processo destrutivo da Terra, cuja maior vítima, por ironia, seria a própria espécie humana. Questão de pele é uma oportunidade tanto para o público conhecer um pouco mais sobre as convicções da jornalista, quanto para se conscientizar sobre os problemas da sociedade.


Sobre o autora: Rosana Jatobá nasceu em Salvador e iniciou sua carreira como Advogada do Ministério Público Federal, onde permaneceu por 3 anos. Formou-se em Jornalismo e começou na Televisão como Repórter e Apresentadora da TV Bandeirantes, nos programas Dia a Dia News, Dia a Dia Revista e Jornal da Band, por 4 anos. Atuou por 12 anos como Repórter e Apresentadora da TV Globo, nos telejornais Jornal Nacional, Jornal da Globo, Jornal Hoje, Bom Dia Brasil, Bom Dia São Paulo, SPTV, Globo Rural Diário, Globo Rural Semanal e Antena Paulista. Cursou Teatro na Oficina de Atores de Nilton Travesso. Tornou-se colunista de Sustentabilidade do G1, o portal de notícias da Globo. É Mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo – USP. Atualmente, Rosana Jatobá integra o quadro de Apresentadores da Rádio Globo com 3 programas sobre Sustentabilidade : “Tempo Bom, Mundo Melhor” (Consumo consciente); Globo Natureza (Biodiversidade) e “Conversa com a Jatobá” (Entrevistas com famosos sobre projetos de engajamento ambiental e social). Apresenta o “Super Domingo”, programa semanal de documentários no NatGeo, canal a cabo da FOX. Tem um portal na internet com abordagem de vários temas atuais, com forte viéis sustentável:www.universojatobá.com.br.

Agenda de lançamentos:

São Paulo/SP
29 de agosto
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Horário: 18h30
Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Bela Vista
Aberto ao público

Bienal do Rio de Janeiro
07 de setembro
Stand da Editora Novo Século
Pavilhão Verde, entre as ruas M5 e M6

Rosana Jatobá:
Face: https://www.facebook.com/rosanajatobaoficial?fref=ts
Twitter: https://twitter.com/rosanajatoba
Site: http://universojatoba.com.br/

Saiba mais sobre a editora:
www.novoseculo.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/NovoSeculoEditora
Twitter: @NovoSeculo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Exposições de Vídeoarte fazem parte da programação do Filmambiente 2013



Série “Histórias Legais para Quando o Planeta Ficar Quente” será exibida ao longo do festival no Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico

A terceira edição do Filmambiente, que acontece de 30 de agosto a 05 de setembro no Rio de Janeiro, traz para o Brasil a série de vídeoarte “Histórias legais para quando o planeta ficar quente I, II e III”, projeto que conta com a curadoria da alemã Anne-Marie Melster.

Anne-Maire estará presente ao evento no Rio. As três séries foram exibidas pela primeira vez na Art Basel, importante feira de arte na Suíça, além de passarem por Nova York, onde foram expostas no Lincoln Center. Todas serão apresentadas continuamente até o dia 6 de setembro.

Anne-Marie Melster é co-fundadora e diretora da ArtPort_making waves, curadora, crítica e organizadora de exposições internacionais de arte.

FILMAMBIENTE 2013

De 30 de agosto a 05 de setembro de 2013, acontece no Rio de Janeiro o 3º FILMAMBIENTE, Festival Internacional de Audiovisual Ambiental, que neste ano contempla o tema Do DDT e Hormônios à Segurança Alimentar. O evento reúne 68 filmes das mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais, com o objetivo de provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta.

Programação completa no site:

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Praça Victor Civita recebe segunda edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental




Exibições ocorrem em junho, como parte da programação da Virada Sustentável, e resgatam questões de sustentabilidade, cidadania e políticas públicas





Nos dias 6 e 7 de junho, às 20h, a Praça Victor Civita exibirá a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental ( www.ecofalante.org.br/mostra.) A programação faz parte da terceira edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 6 e 9 de junho em diferentes locais de São Paulo. Para as apresentações na Praça foram selecionados os longas Deus Salve o Verde (God Save The Green, 2012), produção italiana dirigida por Michele Mellara e Alessandro Rossi, e o filme canadense Rios Perdidos (Lost Rivers, 2012), de Caroline Bâcle.

Entre 23 e 30 de maio, o evento exibiu, gratuitamente, 70 filmes, procedentes de 20 países, em seis salas paulistanas.

A primeira produção retrata a realidade da maioria das pessoas que deixa o campo e migra para os subúrbios das cidades em busca de novas oportunidades. Nesse cenário, a evidente transformação antropológica, que vem aumentando globalmente, retrata pastores e agricultores se adaptando à vida urbana. Entre arranha-céus, subúrbios anônimos e favelas renasce a necessidade do homem trabalhar a terra. Sentimentos antagônicos ressurgem, desequilibrando ritmos e deveres na vida urbana destes personagens. A narrativa flui por caminhos que levam a possibilidades inovadoras e colocam em evidência: o último jardim em uma das periferias mais movimentadas de Casablanca (Marrocos), o cultivo hidropônico em Teresina (Brasil), hortas comunitárias em Berlim (Alemanha), a produção de vegetais dentro de sacos em uma das favelas de Nairobi (Quênia) e jardins suspensos em Turim e Bolonha (Itália).

Já o filme Rios Perdidos aborda o universo das cidades industriais com rios que fluíam sem a intervenção do homem, mas, por conta da evolução desenfreada da metrópole, viram suas margens ocupadas por casas e edifícios. Dessa forma, esses recursos naturais, ao longo das últimas décadas, acabaram escondidos, soterrados – ou pior, uniram-se às redes de esgoto, tornando-se meios de transmissão de doenças. Diante desse lúgubre cenário, o longa conduz o espectador a uma aventura no submundo urbano, pontuado por esgotos, túneis e galerias. Assim, nesse universo literalmente underground é possível redescobrir a história desses rios perdidos ao mergulhar em mapas de arquivos e ir ao subterrâneo com exploradores urbanos clandestinos.


http://www.ecofalante.org.br/mostra/


Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Dia: 6 de Junho

Filme: Deus Salve o Verde (2012)

Direção: Michele Mellara e Alessandro Rossi

Horário: 20h

Dia: 7 de Junho

Filme: Rios Perdidos (2012)

Direção: Caroline Bâcle

Horário: 20h


Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: Entrada gratuita
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

A apresentação acontece no palco da Praça com arquibancada coberta para 290 pessoas. Capacidade máxima do local: Duas mil pessoas.
Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

sábado, 4 de maio de 2013

Mostra fotográfica de Sebastião Salgado GENESIS





A partir de 29 de maio, 245 fotografias retratando um mundo preservado e intocado estarão no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do rio de janeiro. A mostra vai para São Paulo em setembro.


“Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, diz o texto que recebe os visitantes à entrada de GENESIS – a primeira mostra inédita de vulto que Sebastião Salgado apresenta em mais de dez anos. E as 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna – montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais -, imagens que o fotógrafo brasileiro radicado em Paris registrou entre 2004 e 2011.

GENESIS chega ao Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no dia 28 de maio, e estará em São Paulo – SESC Belenzinho – a partir de 11 de setembro. A abertura mundial da mostra aconteceu no National History Museum de Londres, dia 9 de abril. A Vale é patrocinadora exclusiva do projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na obra de Sebastião Salgado, este é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais. Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. “Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural”, descreve a curadora Lélia Wanick Salgado, “mas, ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo ‘perdido’ que de alguma maneira ainda sobrevive. E essa beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar”.



DEZENAS DE VIAGENS

Trabalhando, como sempre, em preto e branco, Salgado fez mais de 30 viagens diferentes a regiões remotas do globo – a maioria delas, inóspita e de dificílimo acesso - nesses oito anos, desde 2004. Cada saída de sua base em Paris envolveu aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, e exigiu frequentemente longas caminhadas em terrenos difíceis, enfrentando extremos de temperatura.

As viagens, cada uma de várias semanas de duração, resultaram num conjunto de imagens que, ao final, foi dividido em cinco seções que formam os núcleos da exposição. “Optamos inicialmente por uma aproximação temática”, explica Lélia, “destacando as origens geofísicas da terra, seus animais e sociedades primitivas. Porém, as explorações às diversas regiões resultaram em imagens dedicadas a temas também diversos. Decidimos, então, organizar as fotografias em ecossistemas, acreditando ser esta a melhor maneira de vislumbrar o funcionamento da natureza”.




OLHAR EM VOLTA E CUIDAR DA TERRA

“Nosso objetivo é abrir os olhos do público para as maravilhas da Terra - mas 0não somente aquelas que tivemos a oportunidade de encontrar e captar para o GENESIS”, ressalta ainda Lélia. “Aqueles lagos, montes, parques e jardins que estão ao alcance representam nosso contato mais frequente com a Natureza. E é no dia-a-dia que começa a batalha da conservação”. O idealismo das propostas de fôlego de Lélia e Sebastião Salgado tem forma concreta no Instituto Terra, em Minas Gerais, onde estão reflorestando a propriedade de 700 hectares com espécies originais da Mata Atlântica. “Os montes secos de uma década atrás hoje estão cobertos por uma vegetação densa”, celebram. “Esperamos que GENESIS desperte e estimule participantes ativos na conservação de uma herança universal que está implorando nosso cuidado e atenção”. E conclui: “assim como em Trabalhadores e Êxodos, esperamos que as questões trazidas pelas fotografias sejam exploradas em palestras, debates, sites de internet e programas para escolas”.
As imagens da exposição estão sendo lançadas em livro pela Taschen, editado e desenhado por Lélia Wanick Salgado.



Serviço

A mostra apresenta 245 fotografias em formatos 50 x 60cm, 60 x 90cm e 90 x 123cm

52 fotos externas no formato 146 x 200cm

Curadoria: Lélia Wanick Salgado

De 29 de maio a 26 de agosto de 2013 | de terça a domingo, das 9h às 17h

Rio de Janeiro - Museu do Meio Ambiente

Rua Jardim Botânico, 1008 | Jardim Botânico | Rio de Janeiro – (21) 2294-6619


Em São Paulo: SESC Belenzinho - Abertura: dia 11 de Setembro de 2013

THE FIGHTER: novo documentário da série CNN FREEDOM PROJECT


Estreia nos dias 17 (parte 1) e 18 de maio (parte 2), às 8h*

Defensora pioneira dos direitos humanos, Cecilia Flores-Oebanda e o boxeador Manny Pacquiao se unem para lutar contra a escravidão moderna nas Filipinas


O documentário THE FIGHTER é a nova ação da CNN International no combate às formas modernas de escravidão. Parte da iniciativa do canal batizada de FREEDOM PROJECT, a produção registra a atuação de Cecilia Flores-Oebanda, uma pioneira na defesa dos direitos humanos, que arrisca até sua própria vida para proteger crianças nas Filipinas. Cecilia convenceu, inclusive, o pugilista campeão Manny Pacquiao a abraçar sua causa.

Estima-se que mais de 100 mil garotas estejam envolvidas no comércio de sexo na maior nação de língua inglesa da Ásia. Evitar que mais delas terminem como vítimas é a grande missão de Cecilia. A ação é perigosa, mas é parte do trabalho dela há vinte anos. Desde que fundou sua organização, a Visayan Forum, em 1991, cerca de 70 mil vítimas já foram salvas.

O filme começa com a humanista se preparando para resgatar um grupo de quatro menores sob o controle de traficantes em uma embarcação comercial a caminho do porto de Manila. Com a ajuda de forças policiais, militares e de assistentes sociais, ela aguarda o momento certo para desarticular a missão criminosa.

“THE FIGHTER é um filme marcante e representa a essência do FREEDOM PROJECT, que é jogar luz sobre a escuridão do tráfico humano e valorizar o trabalho de quem dedica sua vida pelo fim desse crime”, afirma Tony Maddox, vice-presidente executivo e diretor da CNN International.

“Este documentário também representa uma conquista jornalística formidável, que culmina após mais de dois anos de relatórios incansáveis. Parabenizo aqueles que trouxeram esse trabalho para as nossas telas e, com ele, a discussão sobre esta crítica questão em milhões de lares do mundo”, acrescentou Maddox.

THE FIGHTER apresenta ainda outra frente de batalha de Oebanda: corrigir as brechas da lei anti-tráfico que dificultam a punição de envolvidos nesse crime. E para chegar a esse objetivo, ela tem a ideia de convencer o pugilista campeão Manny Pacquiao a abraçar sua causa. Enquanto herói e ícone nacional, seu apoio traria a atenção da opinião pública ao problema; já como congressista eleito democraticamente, ele poderia levar o assunto à discussão e regulação necessárias. Apesar de disposto e comprometido a se envolver pessoalmente com a questão, a adesão de Pacquiao não fará o processo simples como Oebanda sonhou. Uma série de obstáculos e imprevistos surpreendentes se apresenta pelo caminho, exigindo dela ainda mais paciência e perseverança.

Resultado de mais de dois anos de incansáveis investigações, o documentário ainda examina todos os fatores que contribuem para o problema, como injustiça social, pobreza e globalização. Segundo os produtores, a ideia é oferecer um instrumento de mudança e uma plataforma para dar voz e visibilidade a cidadãos que não são ouvidos nem vistos na sociedade.

Dividido em duas partes, THE FIGHTER é produzido e narrado por Leif Coorlim, editor executivo do CNN FREEDOM PROJECT e vai ao ar na CNN International na sexta-feira, dia 17 de maio (parte 1), e no sábado, 18, (parte 2) às 8h*. O documentário terá reexibições no sábado, dia 18, e no domingo, dia 19, às 17h* e 23h*.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Sobre o FREEDOM PROJECT

O FREEDOM PROJECT da CNN International produz reportagens originais, artigos e documentários sobre tráfico humano em suas mais diferentes formas – servidão na Índia por dívida, redes de tráfico sexual no sul da Califórnia e escravidão no deserto de Sinai, na África, entre outras. Além disso, os produtores identificam fontes com informações sobre grupos globais que trabalham contra a escravidão moderna. Em www.cnn.com/freedom, usuários descobrem detalhes em como ajudar ou se voluntariar nessas organizações, assistem a vídeos do FREEDOM PROJECT, e leem artigos analíticos, assim como relatos de bastidores por jornalistas envolvidos nas investigações.

O FREEDOM PROJECT já gerou mais de 300 histórias de escravidão moderna pelos cinco continentes. Lisa Cohen and Leif Coorlim produzem para esta iniciativa da CNN International, e são assistidos pelo vice-presidente de programação da CNN International Mike McCarthy. Muitas figuras notáveis na luta contra o tráfico humano têm sido parceiros doFREEDOM PROJECT desde sua criação, incluindo Nick Cannon, Common, Emmanuel Jal, Anil Kapoor, Demi Moore, e Mira Sorvino.

http://thecnnfreedomproject.blogs.cnn.com/

http://twitter.com/cnnfreedom

http://www.facebook.com/CNNFreedom

CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 34 escritórios editoriais mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 265 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.

http://www.cnn.com/

Facebook: CNNIBrasil

Twitter: @CNNI_Brasil

Fundação SOS Mata Atlântica realiza ações gratuitas em São Paulo para sensibilizar a população sobre a importância da Mata Atlântica

Atividades culminam na 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, maior evento brasileiro em prol desta floresta




De 3 a 21/5, a exposição A Mata Atlântica é o Bicho fica no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô de São Paulo. Visitem o espaço e apreciem os grafites do artista Gejo!

A Fundação SOS Mata Atlântica anuncia sua agenda de atividades para o mês de maio, quando se comemora o mês da Mata Atlântica. Considerada a floresta mais ameaçada do Brasil, a Mata Atlântica tem seu dia comemorado em 27 de maio. Até lá, a população paulista poderá participar de diversas iniciativas gratuitas da ONG, que têm como objetivo sensibilizar o cidadão, principalmente quem mora na cidade, sobre a importância da Mata Atlântica. Seja no trajeto de ida e volta entre casa e trabalho ou nos momentos de lazer, os paulistas poderão se deparar com as atividades da Fundação. Em todos os casos, a imprensa poderá aproveitar pautas que abordam desde a sensibilização ambiental, passando por passeios educativos, até o debate sobre a situação atual da Mata Atlântica.

Aqueles que utilizam o metrô, por exemplo, poderão passar no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô e conhecer um tipo diferente de arte. A partir de amanhã (03/05) até o dia 21/05, acontecerá a exposição "A Mata Atlântica é o Bicho". Serão oito paineis grafitados pelo artista Gejo, com animais que só existem na Mata Atlântica ou ameaçados de extinção. Para saber quais são as espécies expostos e outros informações acesse: (link para área de releases site Lead).

Já aqueles que gostam de aproveitar os momentos de lazer em parques e áreas verdes de São Paulo, uma boa opção de passeio é visitar o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, no Parque Ecológico do Tietê. De 8 a 11 de maio, o caminhão da ONG, adaptado para atividades de educação ambiental, estará no Parque com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. As atividades funcionarão das 10h às 17h, com exceção para o dia 8, quando iniciarão às 13h. Mais informações, como local e as atividades desenvolvidas acesse: (link para área de releases site Lead).

Todas essas atividades poderão ser encontradas na grande festa em prol da Mata Atlântica. A 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna). O evento terá o tema Direitos e Deveres Ambientais e reunirá estas e outras atividades interativas, como exposições em seis pavilhões temáticos (água, floresta, propriedades sustentáveis, mar, mudanças climáticas e ambiente urbano), ações de educação ambiental, teatro, entre outras. Mais informações em: (link para área de releases site Lead).


Código Florestal

A implementação do Código Florestal será foco de debates do Viva a Mata. No dia 24 de maio (sexta-feira), às 10 horas, no MAM, acontecerá o lançamento da campanha pelo cumprimento do Código Florestal e o lançamento do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Implementação do Código Florestal em São Paulo.

A organização convidará o público a participar fazendo a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias, além do apoio na fiscalização do Poder Público. O lançamento do GT para acompanhamento da implementação do Código Florestal é parte desta Campanha.

No interior

Escolas e grupos de regiões fora da capital que não tiverem a oportunidade de aproveitar as iniciativas em São Paulo, poderão ainda participar do projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica“. Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Brasil Kirin, o projeto iniciou hoje (02/05), inscrições para seu 4º ciclo. O objetivo da iniciativa é integrar a comunidade da região de Itu com as atividades desenvolvidas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin. Podem se inscrever escolas e grupos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ONGs e Instituições. Mais informações sobre o local e inscrições em: (link para área de releases site Lead).

Os interessados em obter mais informações sobre essas iniciativas ou se credenciar para a cobertura do Viva a Mata 2013, devem entrar em contato com:

Lead Comunicação – www.lead.com.br

(11) 3168-1412


www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica

sábado, 27 de abril de 2013

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, de 23 a 30 de maio, em 6 salas de São Paulo




São mais de 70 filmes, divididos em 7 eixos temáticos, além de mostra histórica, acompanhada de debates 



Entre os dias 23 e 30 de maio, em São Paulo, seis salas de cinema exibirão títulos que têm o meio ambiente e a relação entre o homem e a natureza como temas centrais. São produções vindas de mais de vinte países – algumas com passagem por importantes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã e Sundance – e que, depois de um crivo curatorial, agora chegam ao público paulistano. Dos filmes que compõem a programação, cerca de 50 fazem sua estreia brasileira.

Além de Chico Guariba (fundador e diretor da Ecofalante), Francisco Cesar Filho coordenou o comitê de seleção que, entre os cerca de 300 títulos internacionais e 100 brasileiros inscritos, montou a programação com filmes de qualidade e temáticas pertinentes – quando não urgentes.

A 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontecerá em seis salas de cinema (Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e, inaugurando o mais novo espaço cultural da cidade, o Cinusp Maria Antônia) e ainda, na semana seguinte, durante a Virada Sustentável, continuará com a programação no CCSP, além de promover sessões especiais em espaços alternativos, como a Praça Victor Civita. Todas as sessões são gratuitas.

Chico Guariba coloca que o que o mobilizou para criar essa mostra foi “a necessidade de chamar a atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas”.


Formato e Ciclos

Os eixos temáticos dessa segunda edição são Água, Cidades, Contaminação, Economia, Globalização, Mobilização e Povos e Lugares. Além dessa estruturação, há filmes que integram a Mostra Histórica, outro importante viés dessa edição. Não há divisão entre filmes internacionais e brasileiros – foram os temas centrais de cada um que os aglutinaram.

Entre os longas que estão no ciclo Água – são seis, no total - temos A Crise Global da Água (Last Call at the Oasis, de Jessica Yu), que apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. O documentário apresenta a ativista Erin Brockovich, que chegou a inspirar um longa de ficção a respeito de sua luta.

Em Cidades temos, entre os 13 filmes programados, Rios Perdidos (Lost Rivers) e Deus Salve o Verde (God Save The Green). O primeiro deles, dirigido por Caroline Bácle, fala dos rios que nasciam e ocupavam parte da cidade e que, ao longo das últimas décadas, acabaram sendo escondidos, soterrados – ou pior: acabaram se fundindo às redes de esgoto. O segundo título, de Michele Mellara e Alessandro Rossi, aborda hortas urbanas, cultivo de plantas e novos hábitos coletivos.

Entre os sete filmes que integram Contaminação, temos Petróleo: O Grande Vício (The Big Fix), de Josh e Rebecca Tickell, que discorre sobre o pior vazamento de petróleo da história, no Golfo do México, em 2010. Ao expor as causas do vazamento de óleo e o que realmente aconteceu, os cineastas revelam uma vasta rede de corrupção.

No eixo Economia, composto por sete obras, está O Preço da Democracia (Pricele$), de Steve Cowan. O filme esclarece como a política eleitoral dos EUA leva à corrupção que influencia nas políticas públicas de agricultura e energia, gerando efeitos desastrosos para o meio ambiente. A Fé nos Orgânicos (In Organic We Trust), de Kip Pastor, é outro destaque desse ciclo, que mostra como, ao ser utilizado por grandes corporações, o rótulo "orgânico" se separa de sua filosofia.

Entre os seis filmes que estão em Globalização, o público poderá conferir Amargas Sementes (Bitter Seeds), de Micha X. Peled, que retrata o alto índice de suicídios entre agricultores na Índia: a cada 30 minutos um fazendeiro se mata. O longa levanta questões sobre o custo humano da agricultura geneticamente modificada.

Mobilização também traz seis produções. O denominador comum entre elas é a união de grupos da sociedade civil na tentativa de defender princípios e valores locais de impactos externos. O Gasoduto (The Pipe), de Risteard Ó Domhnaill, traz por exemplo a história da pequena comunidade de Rossport, que enfrentou o poder da Shell e do Estado irlandês. A descoberta de gás nessa remota vila costeira levou ao confronto de culturas mais dramático da Irlanda moderna.

Povos e Lugares, composto por nove títulos, mostra comunidades que correm o risco de perder suas identidades ou desaparecerem.Desterro Guarani, documentário brasileiro assinado por Ariel Ortega, Patrícia Ferreira, Ernesto Ignacio de Carvalho e Vincent Carelli, foca em uma Aldeia Guarani e lança um questionamento sobre o olhar do homem branco sobre essa comunidade.

A Mostra Histórica apresentará seus oito filmes – dirigidos por cineastas como Akira Kurosawa, Werner Herzog, Paul Newman, Joris Ivens, Ermanno Olmi, Nicholas Roeg e Arne Sucksdorff – em película. As cópias em 35mm virão da Suécia, Itália, Holanda, Inglaterra e Alemanha. Entre os títulos programados estão A Longa Caminhada (Walkabout, 1971), História do Vento (A Tale of the Wind, 1988) e Fata Morgana(1971).


Sobre a Ecofalante

A Ecofalante nasceu em 2003, da ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico voltados para questões culturais e sócio-ambientais e para a utilização das novas e disponíveis tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente.

A produtora realiza documentários com alguns parceiros, como Superfilmes, Guariba Filmes e DOC e Outras Coisas. Destaca-se entre os seus projetos a série de documentários Histórias da Mata Atlântica (composta por três episódios: O Pontal do Paranapanema, Visita à Aldeia Guarani e O Vale dos Quilombos).

A 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental conta com o patrocínio do Instituto Votorantim, Mondelez e White Martins. O projeto foi realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.


Serviço

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Noite de abertura, fechada para convidados: 23 de maio de 2013

Realização da Mostra: de 24 a 30 de maio de 2012

Produção: Ecofalante

Salas de exibição: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900 / Bela Vista), Cine Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073 / Bela Vista), Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 / Vila Clementino) , Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000 / Liberdade), Galeria Olido (Av. São João, 473 / Centro) e Cinusp Maria Antônia (R. Maria Antônia, 294 / Consolação)

Entrada gratuita.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prêmio Virada Sustentável destaca 100 nomes para indicação


Via Catraca Livre




A Virada Sustentável, em parceria com o site Catraca Livre, divulga a lista dos 100 nomes indicados para a primeira edição do Prêmio Virada Sustentável.Ele é voltado para cidadãos que, pelo conjunto de seu trabalho ou atuação, estão transformando a cidade de São Paulo num lugar mais alegre, civilizado e sustentável.

Os nomes foram indicados pelos membros do Conselho Curador e pela equipe de organização da Virada Sustentável. As pessoas serão convidadas a relatar sua estória pessoal, de vida e trabalho nas 100 rodas de conversa que acontecem na edição da Virada 2013, de 6 a 9 de junho. As rodas de conversa terão o nome de “Conta Aí” e serão realizadas em diversos pontos da capital paulista.

O prêmio terá dois vencedores, um eleito pelo voto popular, através do site Catraca Livre e outro eleito por um júri específico, formado pelo Conselho Curador da Virada Sustentável – veja aqui.

Para a organização do evento, a votação popular é apenas uma forma de aumentar a curiosidade e ampliar a informação sobre a estória de pessoas que estão transformando São Paulo numa cidade melhor para se viver.

Etapas

De 15 de abril a 10 de maio serão selecionados 10 (dez) nomes de toda a lista.

De 11 de maio a 25 de maio será eleito um nome entre os 10 mais votados.

Dia 26 de maio sai o resultado final, indicando os vencedores (júri popular e júri específico).

**Cada pessoa poderá votar uma vez em seu nome preferido a cada 24 horas.

Os dez mais votados Prêmio Virada Sustentável receberão menção honrosa no Prêmio Cidadão Paulistano.

O Prêmio Cidadão Paulistano surgiu ano passado, com a proposta de reconhecer e valorizar as pessoas que, de fato, ajudam a transformar São Paulo em uma cidade mais justa, democrática, saudável e solidária.

Em função do grande sucesso da premiação – que foi pensada apenas para ter uma edição, com o nome de “Prêmio Cidadão Sustentável” – este ano vai acontecer a segunda edição, também em parceria com a Rede Nossa São Paulo e a mudança de nome para “Prêmio Cidadão Paulistano”. Em breve, mais detalhes sobre a edição deste ano.

Conheça os indicados no site  Catraca Livre

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Você conhece o serviço Biblioteca & Pesquisa do IDHEA - Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica?




O serviço de Biblioteca & Pesquisa oferecido pelo IDHEA é o primeiro do Brasil, em seu gênero, e consiste em disponibilizar aos interessados livros, jornais, revistas, folhetos, fotos, arquivos digitalizados e vídeos sobre construção sustentável, construção ecológica, ecoprodutos, tecnologias sustentáveis, tecnologias de baixo custo, modo de vida sustentável e ampla gama de temas ligados a meio ambiente e áreas correlatas.

O acervo do IDHEA foi montado ao longo de mais de 10 anos de pesquisas na área e é o mais completo do Brasil nas áreas acima citadas, com mais de 2.000 títulos cadastrados.
Como acessar

Para dispor do serviço, o internauta deverá preencher o formulário em anexo, informando dados básicos e temas de seu interesse. Ao final do Formulário, há uma relação com alguns dos temas disponíveis em acervo. O internauta poderá pedir outros temas não inclusos na lista, devendo aguardar retorno sobre a existência ou não do material.

Até 72 horas após o envio do formulário preenchido, o internauta será informado do que há disponível sobre o tema solicitado, assim como valor para remessa do material pesquisado. O envio é feito pelos Correios, por SEDEX ou PAC (sistema de remessa econômica dos Correios).

Importante: são permitidas somente duas (2) consultas de temas por vez.


Valores

Os valores praticados para pesquisa e envio do material são acessíveis, de forma a atingir o maior número de profissionais, estudantes e interessados em geral. O valor é definido em função da complexidade do tema e do volume de material a ser enviado. No caso de fotocópias (xerox) de livros, o envio do material está sujeito à Lei Federal nº 9.610/98, de proteção aos direitos autorais.

Consultas gratuitas

Para consultas gratuitas, consulte as seções Artigos e Entrevistas; Livros, CDs e vídeos; Ecodicas e Modo de Vida Sustentável, que são periodicamente atualizadas no site do IDHEA.

Solicitação do serviçoPara ter acesso ao serviço de Biblioteca e Pesquisa, preencha o Formulário em anexo e clique em enviar. Para contato direto, ligar para (11) 3522-6859/ 3522-8278.

domingo, 31 de março de 2013

Exposição fotográfica do livro Vidas do Azul, no Plaza Sul, em São Paulo





Uma experiência sensorial direto do fundo do mar. Entre 21 de março e 5 de maio, o Shopping Plaza Sul em parceria com o Colégio Renovação vai proporcionar aos clientes uma vivência mais que especial: a exposição “Vidas do Azul”, que traz imagens do oceano, reduzindo as distâncias entre São Paulo e o mar.

As estruturas principais da exposição são os painéis de belas fotografias do acervo do Projeto Tamar publicadas no livro “Vidas do Azul”, da editora Bambu. As fotos, impressas em tecido voil, estão penduradas por cabos como móbiles de 15 metros de altura, proporcionando uma bela visão tanto do piso térreo como da praça de alimentação e elevadores.

A leveza e transparência do tecido reproduzem o movimento da maré, além das diferentes visões do oceano: durante o dia, a luz do sol invade a estrutura e reproduz o brilho natural das águas, e durante a noite, traduz a percepção mais fechada das águas ao anoitecer.

Todo esse visual se completa com sensações produzidas pelo olfato, graças a aromatizadores com o característico cheirinho das águas do mar, que fazem as pessoas se sentirem em contato com a imensidão azul. A ideia é aproximar a relação entre os visitantes e o mar, inspirando todos a ter mais carinho e cuidado com a natureza marinha.

A exposição também está nos elevadores panorâmicos, com tubarões e tartarugas marinhas que sobem para tomar ar e descem ao fundo, acompanhando o movimento das pessoas. Um vídeo e painel sobre o Projeto Tamar fica em exposição para quem quer conhecer as realizações do projeto e saber mais sobre as espécies marinhas.

E tal qual relaxar nas águas do mar, confortáveis pufes estão à disposição para quem quer aproveitar a sensação com tranquilidade. As crianças não gostam de ficar sentadas? Sem problema: as primeiras 5 mil que passarem por lá ganharão giz de cera e desenhos de animais do mar.


Serviço

Exposição Fotográfica do livro Vidas do Azul
Data: 21 de março a 5 de maio de 2013
Horário: de segunda a domingo, das 14h às 20h
Local: Praça de Eventos - Piso Térreo/Imigrantes
Endereço: Praça Leonor Kauppa, nº 100, Saúde/SP
Telefone: (11) 4003-7220
Evento gratuito

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ciclistas de SP planejam o maior Harlem Shake com bicicletas do Brasil






A gravação do Harlem Shake acontece na edição de março da Bicicleta, que será nesta sexta-feira (29) a partir das 19h. | Imagem: Divulgação


Os ciclistas de São Paulo estão dispostos a realizarem o maior “Harlem Shake” com bicicletas já feito no Brasil. A gravação acontece na edição de março da Bicicleta, que será nesta sexta-feira (29) a partir das 19h.

O encontro, como acontece em todas as Bicicletadas, será na Praça do Ciclista, próximo à estação consolação do metrô paulistano. Antes que os ciclistas saiam às ruas para os tradicionais protestos mensais, uma equipe será responsável pela filmagem da performance, inspirada no viral que tem feito sucesso na internet.

O Harlem Shake consiste basicamente em uma dança bastante alternativa e divertida de uma música eletrônica. Vídeos desse tipo se tornaram febre em todo o mundo. Agências de publicidade, atletas de diversas modalidades e até mesmo os cientistas que trabalham na Nasa criaram suas versões do Harlem Shake.

Para participar, os ciclistas podem levar fantasias e acessórios que deixem o ambiente e as danças mais descontraídas. O evento é aberto a qualquer pessoa e está sendo divulgado através de uma página no Facebook e pelo site Vá de Bike.

Vale lembrar que, além da diversão do Harlem Shake, a Bicicletada continua mantendo o seu caráter ideológico de passar por ruas de São Paulo buscando conscientizar motoristas e pedestres sobre o uso da bike como meio de transporte e sobre a importância da educação para um trânsito melhor.

Redação CicloVivo

quarta-feira, 20 de março de 2013

Fazenda da Terra e Ateliê do Café promovem workshop ‘Introdução aos Métodos de Preparo Caseiros do Café’ voltado para iniciantes


Via MCM




Encontro promove torra e degustação às cegas, fornecendo também elementos teóricos sobre o universo do café de origem

A Fazenda Daterra e o Ateliê do Café promovem o workshop ‘Introdução aos Métodos de Preparo Caseiros do Café’. A palestra acontecerá no Ateliê do Café, no dia 6 de abril (sábado), para um grupo pequeno, de até oito participantes. Será voltada para iniciantes, que queiram saber mais sobre a bebida.

O mestre-torrador Julio Melo demonstrará a importância da torra adequada para se obter o melhor café, conduzindo também o cupping (degustação de café às cegas, com fichinhas para avaliação), com amostras de cafés das espécies Robusta, Arábica Gourmet e Arábica Especial. “Queremos fornecer elementos para que nossos clientes saibam o que procurar nos cafés”, afirma.

Depois, o barista Istael Alves comandará a confecção da bebida por meio dos métodos Hario, French Press, Aero Press, Moka e Espresso e Isabela Pascoal Becker, da Fazenda Daterra, falará sobre a história do café, apresentará os cafés especiais da ‘Daterra’ e questões como rastreabilidade, terroir, micro e nano lotes, juntamente com Cristina Assumpção, gerente de marketing do Ateliê do Café.

Ao final, cada cliente levará para casa 500g de café na moagem escolhida. “É muito positivo oferecermos mais e mais ferramentas de conhecimento sobre o universo dos cafés aos nossos clientes”, finaliza Isabela.



Sobre o Ateliê do Café – Cafés Daterra no Brasil: Localizada em Valinhos, a empresa, inaugurada em 2006, oferece um serviço exclusivo e pioneiro de torrefação e comercialização de cafés ‘single state’ (cafés de origem), provenientes da Fazenda Daterra – pelo telefone e pela Internet. Com um estoque de cafés verdes propositadamente mínimo, reabastecido mensalmente, os profissionais do Ateliê do Café realizam a torra fresca, a seleção final dos grãos, a embalagem e o envio de cafés exclusivos. Há opções de diferentes moagens para cafés em pó, em grãos e em sachê, todos com selo de sustentabilidade. O cliente compra seu café torrado sob encomenda – e recebe em qualquer parte do Brasil, sem a obrigatoriedade de pedido mínimo. No endereço da empresa em Valinhos funciona desde 2009 o Centro de Treinamento e Torrefação, com equipamentos únicos para pesquisas e treinamentos do setor.

Sobre a Fazenda Daterra: Empresa do grupo DPaschoal, a Fazenda Daterra é reconhecida pelo mercado internacional do café pela tecnologia, pesquisa e atenção ao ecossistema durante a cadeia de produção do café de altíssima qualidade. Seus blends têm sido a escolha de vários baristas campeões pelo mundo afora, e são vendidos no Brasil sob a marca Ateliê do Café, empresa que oferece um serviço exclusivo e pioneiro de torrefação e comércio on demand pela Internet. A Daterra também é a primeira fazenda sustentável do Brasil: em 1999 foi certificada ISO 14001 e em 2003 foi a primeira a ser certificada pelo grupo ‘Rainforest Alliance’. Recentemente, passou pela verificação ‘Módulo Clima’, sendo a primeira fazenda no Brasil considerada “amiga do clima” pela RA.

Evento:

Data: 6 de abril de 2013 (sábado), às 9h30 às 12h30

Local: Ateliê do Café Rua Dr. Alfredo Zacharias, 47, Valinhos – SP – Tel.: (19) 3869-1252http://www.ateliedocafe.com.br

Investimento: R$115,00 por pessoa

Inscrições: pelo telefone (19) 3869-1252

Share this:

terça-feira, 19 de março de 2013

Bike Expedition – calendário 2013


Roteiros de charme para aproveitar a vida: Vietnã, Mendoza, Toscana, Holanda, Croácia, Provence,Vale do Loire, Puglia, Margens do Danúbio, Bourgogne

bike1
Recuperar o fôlego e dar um presente para os sentidos. Esta é a proposta da agência de turismo Bike Expedition, especializada em roteiros de charme que tem a bicicleta como meio transporte principal.
O cliente é transportado para as mais apaixonantes regiões do planeta, por caminhos que não estão no mapa, mas são perfeitos para receberem os ciclistas. O objetivo é aproveitar cada minuto da viagem, com  exclusividade e paradas inspiradas pela paisagem e não pela agenda.
Passar por cidadezinhas acolhedoras, fazer vôos de balão ou  passeios de canoa são opções que também podem fazer parte dos roteiros.
Ao entardecer, o viajante pode desfrutar de degustações com os  melhores vinhos do mundo, feitas nas próprias vinícolas onde os rótulos são produzidos, participar de uma aula gastronômica com um renomado chefe francês ou visitar um pequeno museu que abriga uma obra prima.
As dicas de restaurantes são pautadas por menus criativos, elaborados com ingredientes frescos, trabalhados com paixão, tradição e ousadia.
Para o merecido descanso, a Bike Expedition garimpa hospedagens de luxo que vão de encontro ao perfil de cada cliente: uma romântica pousada com poucos quartos, um hotel com grandes janelas que abrem para um rio ou um exclusivo castelo medieval.
Em todos os destinos, o grupo é acompanhado por ao menos um guia de bicicleta e um carro de apoio, preparado para qualquer reparo ou troca de pneus.
São vários roteiros que procuram atender ao estilo dos clientes que investem nos  bons momentos que a vida pode oferecer.
Dois exemplos são a Holanda e suas as terras planas, destino indicado para viagens em família, ou a região da Toscana, uma das regiões mais bonitas da Itália. Neste roteiro, o ciclista é desafiado pelos aclives do Val d’Orcia e pelas descidas que o levam diretamente para saborear alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo.
A Bike Expedition também organiza viagens personalizadas para casais, famílias ou grupo de amigos, levando em conta o perfil de cada cliente e suas expectativas.
Outro fator importante para este estilo de viagem é o tempo. Por isso a temporada para regiões da Europa vai de maio a setembro.
Calendário 2013 Bike Expedition
  bike2
Mais detalhes sobre os roteiros:
Holanda:
A paisagem campestre da região de Limburg, juntamente com as vilas e aldeias pitorescas, constituem o cenário perfeito para essa incrível viagem. Conheça Venlo, considerada a cidade mais verde da Europa e Maastricht, a cidade mais antiga da Holanda. Deixe-se levar pelos trechos mais charmosos dos mais de 10.000 km de vias exclusivas para bicicletas e veja por que a Holanda é o pais perfeito para o cicloturismo. Ideal para famílias com crianças.
Toscana:
Conheça de perto a herança etrusca ainda evidente na Toscana, enquanto pedala pelas estradas consideradas as mais bonitas da Itália, percorrendo vinhedos e oliveiras centenárias. Desafie-se pelos aclives do Val d’Orcia e sinta o vento inspirador nas descidas que cortam as belas paisagens e  levam diretamente a saborear alguns dos vinhos mais cobiçados do mundo.
Loire:
O Vale do Loire se destaca pelo luxo e glamour presentes nos castelos burgueses que estão por toda a parte. Este roteiro foi criado para quem quer experimentar um pouco da sofisticação dos antigos reinos, hospedando-se em magníficos castelos e brindando esta experiência com a mais refinada gastronomia francesa. Um passeio em canoa canadense pelo Rio Cher é uma agradável surpresa que se encerra com um delicioso pic nic. Chambord, Amboise, Chenonceaux, Tours, Blois, estão em nosso roteiro. Opcional: Vôo de balão. Roteiro ideal para famílias com crianças.
Provence:
Na Provence, as plantações de lavanda, os campos de girassol e os temperos típicos aguçam nossos sentidos.  No berço da gastronomia francesa, teremos uma amostra de aromas e sabores em cada uma das paradas obrigatórias, como Avignon, Villeneuve les Avignon, Chateauneuf du Pape, Uzés, Les Baux e St Remy de Provence. À noite, castelos nos aguardam para o merecido descanso.
Danúbio:
Saindo de Praga, cidade que inspirou artistas e poetas durante séculos,  este roteiro atravessa uma das regiões de mais bela e exuberante paisagem do vale do Danúbio, passando por vilarejos pitorescos como Melk e Dürnstein. A singularidade da culinária austríaca a hospitalidade do povo são detalhes que enriquecem este roteiro que se encerra em Viena, a mais elegante das capitais européias, com sua suntuosa e sofisticada arquitetura.
Catalunha:
Desafio é a palavra que marca este roteiro. Cruzar os Pirineus e chegar a pequenas cidades que guardam perolas como a Sagrada Família, o Museu Dali, conhecer um povo autentico, mosteiros remotos e uma língua que remonta aos primórdios da  Idade Média é uma experiência como poucas. Aproveite para conhecer algumas vilas mediterrâneas da Costa Brava.
Alsácia:
Uma região que respira passado, que ainda carrega fortes traços de arquitetura e cultura da antiga dominação alemã, e nos enche os olhos e a alma a cada vilarejo visitado. Charme é a palavra que melhor define esta região, considerada por muitos a mais bonita da Franca por esconder verdadeiros tesouros que serão descobertos ao longo do caminho.
Croácia
split – brač – hvar – korčula – mljet – lastovo – dubrovnik
Esta viagem combina bike e barco na Dalmácia, incrível litoral da Croácia.
Saindo de Split, percorremos de barco algumas das ilhas mais charmosas e famosas, que além da beleza natural, nos apresenta muita história. Nosso barco leva as bikes para que possamos conhecer os pontos mais incríveis de cada uma das ilhas visitadas além de termos mais algumas atividades que nos fazem sentir vivos, como rafting, caiaque, snorkeling, degustações e muito mais. Entre os destaques estão praias de águas cristalinas, vinhas, bosques de pinheiro, ilhas com vilas históricas, aldeias antigas e Mljet National Park, um parque de natureza mediterrânea exuberante.
55 11 3459-4166
Fonte: Flavia Fusco