Prateleira Verde

Produtos e serviços em harmonia com o meio ambiente

Mostrando postagens com marcador Evento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Evento. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primeiro SlowKids será realizado no Parque da Água Branca com exibição do filme A História Sem Fim






Com programação gratuita para pais e filhos, Slow Kids estimula a desaceleração e a sustentabilidade 

No domingo, dia 03 de novembro, o Parque da Água Branca, em São Paulo, receberá pais e filhos para participarem da 1ª Edição do SlowKids. A proposta do evento é desacelerar as crianças do universo tecnológico e do cotidiano baseado no curto tempo para brincadeiras criativas com os pais. Será um dia inteiro no parque com música, oficina de jardinagem, fábrica de brinquedos reciclados com resíduos recolhidos no próprio parque, contadores de histórias, pic nic, e brincadeiras como pega-pega, passa anel, esconde-esconde e pular corda. O filme escolhido para a estreia do projeto é A História Sem Fim e será exibido ao ar livre.

Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis para fabricação de brinquedos, como carrinho de papelão, vasos de garrafa pet, chapéus e coroas de papel. A oficina de jardinagem também ensina as crianças a cuidarem das plantas e cultivarem seus próprios jardins.


Pensando na falta de sinalização urbana para o bom convívio entre ciclistas e motoristas, a oficina de stencil será elaborada para que pais e filhos criem juntos placas educativas de transito. Além disso, os ludo-educadores ensinarão como utilizar pneus, tecidos, varas, cordas, canos e outros materiais em brincadeiras simples para fazerem em casa com a família e amigos. As crianças que tiverem brinquedos em bom estado e fora de uso poderão levá-los para troca.


No meio da tarde, pais e filhos são convidados a, juntos, assistirem ao filme A História Sem Fim, clássico de Wolfgang Petersen. O filme, baseado no livro de Michael Ende, conta a história do menino Bastian que usa a imaginação para fugir dos seus problemas, como os colegas da escola que o perturbam e a recente perda da mãe. Num dia de chuva, ele se esconde numa livraria onde encontra o livro A História Sem Fim. Assim, irá se deparar com uma aventura fantástica num universo mágico e perceberá que o livro e seus personagens são muito mais reais do que qualquer adulto poderia acreditar.


Seguindo a programação cultural, a Banda Alana formada por jovens do Instituto Alana - que oferece apoio cultural e educacional aos jovens do Jardim Pantanal, em São Paulo - fará um show com o grupo Música em Família. O grupo é também uma produtora de discos e espetáculos, editora e gravadora fundada pela cantora Paula Santisteban e pelo músico Eduardo Bologna, que tem como principal objetivo integrar alunos, familiares, escola e comunidade. Já o Asfalto de Poesia e seus palhaços contarão as histórias da Tatiana Belinky, uma das principais escritoras contemporâneas infanto-juvenis, autora de Coral dos Bichos, O Grande Rabanete e Limeriques, de forma lúdica e teatral.


O SlowKids surgiu a partir do sucesso do SlowMovie, um projeto idealizado pela Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura, e pela Juliana Borges, coordenadora da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de integrar pessoas ao meio ambiente tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e aumento de tempo ocioso. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para os moradores de grandes centros urbanos, como São Paulo.


As ações foram criadas em sistema colaborativo entre amigos e contam com diversos parceiros conectados que viabilizam sua realização. Para saber mais sobre as edições do SlowMovie acesse: www.youtube.com/watch?v=53Q3sngLXFo, www.facebook.com/slowmovie ewww.respirecultura.com.br. As empresas e grupos parceiros dessa iniciativa são: Instituto Alana, Respire Cultura, Maria Farinha Filmes, Familiarte, Cia. Asfalto de Poesia, Música em Familia, Peperomia, Arte em Pneus e Agência Lema.


Tatiana Weberman Tatiana Weberman é produtora cultural e, no início de sua carreira, atuou como assistente do artista plástico multimídia Otávio Donasci. Ao lado dele, se tornou sócia da agência A3 Produções. Em seguida, trabalhou na produtora Joker. Mais tarde, foi contratada pela agência de comunicação Imais9 para estruturar e desenvolver a nova área de Marketing Promocional. Após esses anos de experiência, decidiu abrir sua própria agência de comunicação, a Frida Trends. Com o foco na ocupação de espaços públicos por meio da arte e sustentabilidade, criou a Respire Cultura.


Juliana BorgesCoordenadora da Maria Farinha Filmes, produtora de documentários e ficção. Pela Maria Farinha, dirigiu a produção do polêmico documentário "Criança , a Alma do Negócio" e o longa metragem documental internacional "Muito Além do Peso", selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Ambos da diretora Estela Renner. Em 2012 dirigiu e produziu a animação LINEAR vencedor de melhor curta de animação brasileiro no Festival Internacional Anima Mundi 2012, selecionado para os festivais de Gramado, Brasília, Rio e Toronto. E o curta metragem "Uma Vida Inteira", selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Rio de 2012, com direção de Bel Ribeiro e Ricardo Santini, e com atores como Bruno Autran e Alice Braga.


Respire CulturaFoi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade.


Instituto AlanaÉ uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Mais informações: www.alana.org.br


Programação - SlowKids no Parque da Água BrancaGramado10h30 – Abertura 10h30 às 15h30 - Pic Nic, brincadeiras e oficinas 15h – Início da projeção do filme A História Sem Fim I


Palco
11h30 às 12h30 - Contação de História
14h às 15h00 - Música em Família e Banda Alana
18h00 – Encerramento das atividades
O Pic Nic e recolhimento de resíduos serão realizados durante todo o evento.


Serviço:
GRÁTIS
Data: 03/11 (domingo)
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda


Observações:• Horário previsto para término às 18h. Em caso de chuva, o evento será cancelado;
• O local do evento fica próximo da estação Barra Funda do metrô. Use de transporte coletivo;
• O Parque da Água Branca conta com um bicicletário. Que tal ir de bicicleta?
• Para ter maior conforto e entrar no clima desta edição traga cadeiras praia;
• É proibida a entrada de animais no Parque.
Postado por Maria Cecilia Maciel às 10/25/2013 12:00:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Cotidiano, Criança, Cultura, Evento, Lazer

sábado, 21 de setembro de 2013

Jean Paul Ganem presenteia São Paulo com landscape art no Jardim Botânico de São Paulo. Na abertura, arte, gastronomia, música e cinema – dia 21/9








O projeto “Cidade Galeria”, idealizado pela Brazimage, promove a obra de land art “O Caminho do Rio”, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, no Jardim Botânico de São Paulo. A inauguração, no dia 21 de setembro, será um evento especial – um convite ao público a não apenas apreciar, mas ter uma experiência junto à obra: um piquenique do “Chefs na Rua”, com curadoria de Laurent Saudeau, performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter, que estimula a exploração da obra, e première do filme “A Margem da Paisagem”, com direção de Eliane Caffé e produzido pela Brazimage e Aurora Filmes.

A intervenção de 2,5 mil m2 de Jean Paul Ganem desenha com flores e plantas um rio vermelho na entrada principal do parque. Resgatando o traçado do curso original do Rio Tietê. A instalação convida a caminharmos por ela, criando uma conexão não apenas entre o espectador e a obra, mas também com o tema abordado.

Sempre pensando no local onde a obra é desenvolvida, Jean Paul Ganem viu no Jardim Botânico de São Paulo, um lugar já repleto de beleza, a oportunidade de abordar um tema de grande importância para a cidade. Suas constantes visitas ao Brasil, país que visita há 25 anos, foram essenciais. “Se eu não tivesse vindo tantas vezes a São Paulo, eu não saberia dos problemas das enchentes. São Paulo é uma cidade vibrante, mas também extremamente poluída: a poluição do solo, do ar, poluição sonora e também da água. Seus muitos córregos e rios são, em sua maioria, soterrados e canalizados; lembram esgotos margeando rodovias congestionadas. Fico surpreso com esse absurdo. Uma cidade chegar nesse nível de poluição é uma loucura. Na Europa vivemos o rio poluído, mas conseguimos vencer. Nosso rio, hoje, é um lugar agradável, onde as pessoas fazem piquenique; é um lugar de encontro na cidade”.

Com mais de 40 obras pelo mundo, o artista modifica a paisagem e produz suas obras em locais inusitados. Ao trabalhar com plantações em grande escala, que trazem consigo formas e cor para espaços comuns, transforma a percepção das pessoas sobre determinados ambientes, às vezes contaminados e degradados, e as faz enxergar a arte como um agente de transformação. Entre os locais que já receberam intervenções de Jean Paul estão o Château de Rambouillet, ao redor de Paris, um aterro sanitário de Montreal e campos agrícolas ao redor da França e do Canadá. “As plantas me interessam muito. Percebi que elas emocionam todo mundo, das crianças aos idosos e até pessoas que não se interessam por arte. Causam impacto num público bem mais amplo que o dos museus e galerias”, explica Jean Paul.

Com curadoria de Luciana Farias, “O Caminho do Rio” foi desenvolvido por oito jardineiros formados pelo projeto, sob orientações de uma arquiteta, um engenheiro agrônomo e do próprio artista. “A contribuição de Jean Paul com seu rio vermelho, que emerge entrecortando um pequeno canal no idílico jardim botânico, convida a contemplar a vida e desejar um futuro onde homem e natureza convivam em harmonia”, descreve a curadora.

Jean Paul Ganem

Nascido na Tunísia em 1964, Jean Paul Ganem divide seu tempo entre Paris (França), Montreal (Canadá) e São Paulo. Produz obras em locais inusitados, criando conexões com a atividade humana em ambientes diversos, interagindo criação artística no processo de produção com o objetivo de surpreender e estimular agentes e espectadores dessas paisagens. Suas obras, feitas com plantas, são suscetíveis à ação do tempo e estão em constante transformação. São sempre produzidas em negociação com os habitantes locais, no caso do campo, respeitando técnicas de plantio e colheita. Nessas obras o artista utiliza culturas como girassol, trigo e canola, entre outras espécies. Entre suas principais intervenções de landscape art estão projetos no Château de Rambouillet, em Paris, e a obra Jardin des Capteurs, em Montreal – um aterro sanitário de 30 mil m2, ao lado do QG do Cirque du Soleil, que patrocinou o projeto de revitalização junto com a prefeitura da cidade. No Brasil, desenhou o projeto do boulevard do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Piquenique Chefs no Parque com curadoria de Laurent Suaudeau

Para a entrega da instalação ao parque e à cidade, a Brazimage, idealizadora e produtora do projeto Cidade Galeria, promove uma experiência gastronômica e sonora na obra, com jazz ao vivo e alta gastronomia. Como parte do evento, será realizada uma edição do projeto “Chefs de Rua”, o “Piquenique Chefs no Parque, realizado pela KQi Produções com curadoria do chef Laurent Suaudeau (Escola da Arte Culinária Laurent) e participação de prestigiados chefs. Todos eles servirão comidinhas frias, como saladas e sanduíches, preparados com ingredientes orgânicos e sustentáveis, que aproximam ainda mais as pessoas do espaço e da obra.

O chef Laurent Suaudeau irá servir a Salada de macaroni, Madeleine de laranja e Pain au chocolat, enquanto o chef Ailton Piovan, da Mondiale, traz seu Sanduíche de porchetta na ciabatta e a Salada de mini folhas com molho de limão siciliano. O chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó, apresenta o Sanduíche de rosbife de carne-de-sol em um pão de fermentação natural e um sanduíche de queijo de cabra e abóbora. Já o chef Fred Frank irá servir seu Queen Brownie nos sabores amêndoas, pistache, laranja e café. Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, leva ao piquenique o Clube sanduíche peito de peru, bacon, queijo meia cura e maionese, Sanduíche de linguiça com picles de pepino, Rosbife caseiro com salada de batatas, Salada de alface baby com tomate cereja e palmito açaí, Brigadeirão da onça e Suco de uva orgânico. Felipe Do Val e José Baratino preparam o Sanduba de pasta de tomate assado com salame Pirineus e rúcula. O chef Dagoberto Torres, do Suri Ceviche Bar, traz o Ceviche Goa, de peixe branco, camarão e lula com curry, leite de coco e coentro, e o Ceviche Azteca, de peixe branco, camarão e lula com molho de pimientos, cebola roxa, coentro e cubos de abacate. Os preços variam entre R$ 5 e R$ 15.

E para dar ainda mais clima à celebração, na véspera da Primavera, haverá uma performance da Orquestra Heartbreakers e Guga Stroeter, que incentiva a exploração de toda a obra. A idéia é que o público traga suas toalhas para curtir um sábado relaxado à margem da obra de Jean Paul.

As obras de Jean Paul Ganem costumam ser efêmeras, mas, dessa vez, ela será entregue ao Jardim Botânico de São Paulo, que dará continuidade ao projeto.

Cidade Galeria

O Cidade Galeria, idealizado pela Brazimage, tem como propósito promover a arte, valorizando o espaço público e ressignificando a relação da pessoa com a cidade. Trata-se de um projeto de revitalização cultural, pioneiro ao unir artistas, governos e empresas privadas, em prol de uma cidade mais humana e civilizada.

“Acreditamos no papel transformador da arte. Com o Cidade Galeria estamos propondo a ressignificação da relação do cidadão com a cidade através de intervenções artísticas no espaço público” – Luciana Farias, Brazimage.

O Cidade Galeria foi lançado em outubro de 2010 em um evento no Edifício Martinelli e seguido da abertura da exposição “Noturnos”, do fotógrafo Cássio Vasconcellos, no Prédio Histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. Em 2012 promoveu uma instalação de Claudia Andujar no Prédio dos Correios, no centro de São Paulo. “O Caminho do Rio”, de Jean Paul Ganem, é a terceira ação do projeto.

Jardim Botânico de São Paulo

Localizado no bairro Água Funda, na Zona Sul da cidade de São Paulo, faz parte do Parque Estadual Fontes do Ipiranga, área de preservação da Mata Atlântica, ocupando uma área de 360 mil metros quadrados.



“O Caminho do Rio” por Jean Paul Ganem @ Jardim Botânico de São Paulo

Entrega da obra: 21 de setembro, às 13h, gratuito mediante apresentação de convite

Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 17h

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3031, Água Funda – São Paulo

Telefone: 5067-6000

Ingressos: R$ 5,00 (estudantes e pessoas acima dos 60 anos de idade pagam meia-entrada; crianças até quatro anos e portadores de necessidades especiais são isentos)

Estacionamento: carro de passeio – R$ 8,00; moto e afins – R$ 4,00; vans, ônibus e microônibus – R$ 20,00

Agência Lema

Share this:

Postado por Maria Cecilia Maciel às 9/21/2013 09:44:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Evento, Gastronomia, Lazer, Plantas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Parques recebem 1ª Virada Ambiental


Catraca Livre





Reprodução

Evento começa com seminário sobre Licenciamento Ambiental

Entre sexta-feira, 16, e domingo, 18, em 69 diferentes parques municipais, acontece a 1ª Virada Ambiental da cidade de São Paulo. O evento contará com uma série de atividades gratuitas, divididas entre educação ambiental, artes, esportes, astronomia, coleta seletiva e incentivo à arborização.

Durante a Virada Ambiental, o Parque Ibirapuera funcionará 24 horas promovendo atrações de educação ambiental, de saúde e de lazer. Estão previstas atividades como ciclorrota, trilhas noturnas e exposições, com o trabalho da ONG SOS Mata Atlântica. O público infanto-juvenil poderá assistir ainda ao espetáculo ‘O Segredo da Arca de Trancoso’, encenado pelo Grupo Vilavox de Salvador, que retrata a cultura popular e folclórica nordestina.

O objetivo incentivar a interação da sociedade, compartilhando ações para um estilo de vida mais saudável e sustentável, por meio de palestras sobre os temas e atividades ao ar livre.

A abertura do evento começa com o 1º Seminário sobre Licenciamento Ambiental, que ocorrerá na Escola Municipal de Astrofísica, no Parque do Ibirapuera. Serão ministradas palestras para ajudar a esclarecer as aplicações das legislações ambientais no município de São Paulo.

Confira a programação completa dos 69 parques que fazem parte da virada.






Postado por Maria Cecilia Maciel às 8/15/2013 09:03:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cotidiano, Curso e Workshop, Data, Educação, Evento, Lazer, Seminário, Turismo

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Exposições de Vídeoarte fazem parte da programação do Filmambiente 2013



Série “Histórias Legais para Quando o Planeta Ficar Quente” será exibida ao longo do festival no Museu do Meio Ambiente no Jardim Botânico

A terceira edição do Filmambiente, que acontece de 30 de agosto a 05 de setembro no Rio de Janeiro, traz para o Brasil a série de vídeoarte “Histórias legais para quando o planeta ficar quente I, II e III”, projeto que conta com a curadoria da alemã Anne-Marie Melster.

Anne-Maire estará presente ao evento no Rio. As três séries foram exibidas pela primeira vez na Art Basel, importante feira de arte na Suíça, além de passarem por Nova York, onde foram expostas no Lincoln Center. Todas serão apresentadas continuamente até o dia 6 de setembro.

Anne-Marie Melster é co-fundadora e diretora da ArtPort_making waves, curadora, crítica e organizadora de exposições internacionais de arte.

FILMAMBIENTE 2013

De 30 de agosto a 05 de setembro de 2013, acontece no Rio de Janeiro o 3º FILMAMBIENTE, Festival Internacional de Audiovisual Ambiental, que neste ano contempla o tema Do DDT e Hormônios à Segurança Alimentar. O evento reúne 68 filmes das mais recentes produções nacionais e internacionais sobre questões ambientais, com o objetivo de provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela preservação da vida no planeta.

Programação completa no site:

http://www.filmambiente.com/index.php/festival-2013.html

Postado por Maria Cecilia Maciel às 8/14/2013 12:34:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Evento, Turismo

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente no Instituto Butantan 2013: confira a programação



Mais informações no www.butantan.gov.br
Postado por Maria Cecilia Maciel às 6/19/2013 01:04:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Evento, Feiras e Exposições

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fatma cria Parque Ecológico na Semana do Meio Ambiente





Mega estrutura, com teatro, túnel da ecologia e atividades sobre a fauna e a flora catarinense integram a programação do evento a partir do dia 5 de junho




Evento acontece no Largo da Alfândega, de 05 a 08 de junho

O centro de Florianópolis vai se transformar em um verdadeiro parque ecológico. Isso porque a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma vai comemorar o Dia do Meio Ambiente com uma extensa programação educativa e interativa, envolvendo a comunidade e em especial as crianças em um grande evento de 5 a 8 de junho. O Largo da Alfândega será o palco das atividades e as atrações inéditas vão fazer com que a população interaja e conheça mais de perto a fauna e flora catarinenses.

Para isso, o Túnel da Ecologia, com 15 metros de extensão, vai apresentar algumas curiosidades e as características das principais espécies de forma interativa. “Queremos levar a discussão sobre o meio ambiente para a população. Para isso, toda essa estrutura bem no coração da cidade, para que todos tenham acesso e conheçam nossa fauna e flora. Só cuida quem conhece.”, aponta o presidente da Fatma, Gean Loureiro.

Outra grande atração é o eco-ônibus, com conteúdo educativo, que funciona como um verdadeiro cinema itinerante. Enquanto aprendem, as crianças também poderão se divertir com a montagem de um quebra-cabeça gigante, com a oficina de papel machê e com uma peça teatral. A fauna também será representada em bonecos para que as crianças possam fotografar e levar uma lembrança para casa.

Entidades parceiras da Fatma, como a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal também estarão presentes para repassar conteúdo educativo. A programação inicia às 8h do dia 5 de junho com a visita da primeira escola. Na sequência, às 9 horas, acontece abertura oficial das atividades com a presença de autoridades e atrações culturais.

Fonte: Assessoria de Informação Fatma
Postado por Maria Cecilia Maciel às 6/05/2013 09:17:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Criança, Educação, Evento, Turismo

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Virada Sustentável será realizada entre dias 6 e 9 de junho em São Paulo



Parques, centros culturais, escolas e universidades e estações do metrô serão palco para as centenas de atrações e atividades programadas para a terceira edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 6 e 9 de junho em diversos pontos da capital paulista.

Neste ano o evento terá quatro dias de duração (de quinta-feira a domingo) e reunirá diferentes modalidades artísticas (cinema, teatro, música, exposições, intervenções urbanas) e atividades (oficinas, rodas de conversa, passeios ciclísticos e expedições) que tenham os temas da sustentabilidade como conteúdo principal.

“O objetivo é mostrar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora para a população, destacando que não estamos apenas falando de salvar plantas ou reciclar o lixo, mas sim de um modo mais inteligente de nos organizarmos”, destaca o jornalista André Palhano, idealizador da Virada Sustentável junto com a publicitária Mariana Amaral.

Entre os destaques do ano, estão o “Festival de Tecnologias Sociais – Vire sua Cidade”, reunião de dezenas de ações socioculturais transformadoras que acontece no dia 7 de junho no Centro Cultural São Paulo (CCSP); o “Conta Aí”, série de rodas de conversa nas quais pessoas que estão mudando a cara da cidade poderão relatar suas experiências de vida; os “Pic-Nic Lounge”, organizados em parques públicos; e o “Mercado Verde Mix”, feira de produtos sustentáveis organizado pela equipe do Mundo Mix na Vila Madalena; entre outros.

Em 2013, a Virada Sustentável tem como principais parceiros a Braskem, patrocinadora máster do evento, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, TV Globo, Senac, SESC-SP e Catraca Livre.

http://www.viradasustentavel.com/site/
https://www.facebook.com/viradasustentavel
Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/22/2013 10:10:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Evento, Feiras e Exposições

sábado, 4 de maio de 2013

Mostra fotográfica de Sebastião Salgado GENESIS





A partir de 29 de maio, 245 fotografias retratando um mundo preservado e intocado estarão no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do rio de janeiro. A mostra vai para São Paulo em setembro.


“Uma jornada às paisagens terrestres e aquáticas, às pessoas e aos animais que permaneceram intocados, preservados do mundo acelerado dos nossos dias. Um testemunho de que nosso planeta ainda abriga vastas e remotas regiões onde a natureza reina em silenciosa e imaculada majestade”, diz o texto que recebe os visitantes à entrada de GENESIS – a primeira mostra inédita de vulto que Sebastião Salgado apresenta em mais de dez anos. E as 245 fotografias, divididas em cinco seções geográficas, revelam maravilhas que permanecem imunes à aceleração da vida moderna – montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias, animais -, imagens que o fotógrafo brasileiro radicado em Paris registrou entre 2004 e 2011.

GENESIS chega ao Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro no dia 28 de maio, e estará em São Paulo – SESC Belenzinho – a partir de 11 de setembro. A abertura mundial da mostra aconteceu no National History Museum de Londres, dia 9 de abril. A Vale é patrocinadora exclusiva do projeto através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na obra de Sebastião Salgado, este é o terceiro mergulho de longa duração em questões globais. Trabalhadores (1986-1992) e Êxodos (1994-1999) retrataram as duras consequências das radicais mudanças econômicas e sociais sobre as vidas humanas. “Desta vez, ele trata do nosso ambiente natural”, descreve a curadora Lélia Wanick Salgado, “mas, ao invés de colocar os holofotes nas consequências da poluição e das alterações climáticas sobre a terra, o mar e o ar, Salgado nos oferece um poema de amor, com imagens que exaltam a majestade e a fragilidade do nosso planeta, retratando a beleza deslumbrante de um mundo ‘perdido’ que de alguma maneira ainda sobrevive. E essa beleza proclama: isso é o que está em perigo, isso é o que devemos salvar”.



DEZENAS DE VIAGENS

Trabalhando, como sempre, em preto e branco, Salgado fez mais de 30 viagens diferentes a regiões remotas do globo – a maioria delas, inóspita e de dificílimo acesso - nesses oito anos, desde 2004. Cada saída de sua base em Paris envolveu aviões de pequeno porte, helicópteros, barcos e canoas, e exigiu frequentemente longas caminhadas em terrenos difíceis, enfrentando extremos de temperatura.

As viagens, cada uma de várias semanas de duração, resultaram num conjunto de imagens que, ao final, foi dividido em cinco seções que formam os núcleos da exposição. “Optamos inicialmente por uma aproximação temática”, explica Lélia, “destacando as origens geofísicas da terra, seus animais e sociedades primitivas. Porém, as explorações às diversas regiões resultaram em imagens dedicadas a temas também diversos. Decidimos, então, organizar as fotografias em ecossistemas, acreditando ser esta a melhor maneira de vislumbrar o funcionamento da natureza”.




OLHAR EM VOLTA E CUIDAR DA TERRA

“Nosso objetivo é abrir os olhos do público para as maravilhas da Terra - mas 0não somente aquelas que tivemos a oportunidade de encontrar e captar para o GENESIS”, ressalta ainda Lélia. “Aqueles lagos, montes, parques e jardins que estão ao alcance representam nosso contato mais frequente com a Natureza. E é no dia-a-dia que começa a batalha da conservação”. O idealismo das propostas de fôlego de Lélia e Sebastião Salgado tem forma concreta no Instituto Terra, em Minas Gerais, onde estão reflorestando a propriedade de 700 hectares com espécies originais da Mata Atlântica. “Os montes secos de uma década atrás hoje estão cobertos por uma vegetação densa”, celebram. “Esperamos que GENESIS desperte e estimule participantes ativos na conservação de uma herança universal que está implorando nosso cuidado e atenção”. E conclui: “assim como em Trabalhadores e Êxodos, esperamos que as questões trazidas pelas fotografias sejam exploradas em palestras, debates, sites de internet e programas para escolas”.
As imagens da exposição estão sendo lançadas em livro pela Taschen, editado e desenhado por Lélia Wanick Salgado.



Serviço

A mostra apresenta 245 fotografias em formatos 50 x 60cm, 60 x 90cm e 90 x 123cm

52 fotos externas no formato 146 x 200cm

Curadoria: Lélia Wanick Salgado

De 29 de maio a 26 de agosto de 2013 | de terça a domingo, das 9h às 17h

Rio de Janeiro - Museu do Meio Ambiente

Rua Jardim Botânico, 1008 | Jardim Botânico | Rio de Janeiro – (21) 2294-6619


Em São Paulo: SESC Belenzinho - Abertura: dia 11 de Setembro de 2013
Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/04/2013 05:55:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Educação, Evento, Feiras e Exposições, Fotografia, Premiados

Fundação SOS Mata Atlântica realiza ações gratuitas em São Paulo para sensibilizar a população sobre a importância da Mata Atlântica

Atividades culminam na 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, maior evento brasileiro em prol desta floresta




De 3 a 21/5, a exposição A Mata Atlântica é o Bicho fica no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô de São Paulo. Visitem o espaço e apreciem os grafites do artista Gejo!

A Fundação SOS Mata Atlântica anuncia sua agenda de atividades para o mês de maio, quando se comemora o mês da Mata Atlântica. Considerada a floresta mais ameaçada do Brasil, a Mata Atlântica tem seu dia comemorado em 27 de maio. Até lá, a população paulista poderá participar de diversas iniciativas gratuitas da ONG, que têm como objetivo sensibilizar o cidadão, principalmente quem mora na cidade, sobre a importância da Mata Atlântica. Seja no trajeto de ida e volta entre casa e trabalho ou nos momentos de lazer, os paulistas poderão se deparar com as atividades da Fundação. Em todos os casos, a imprensa poderá aproveitar pautas que abordam desde a sensibilização ambiental, passando por passeios educativos, até o debate sobre a situação atual da Mata Atlântica.

Aqueles que utilizam o metrô, por exemplo, poderão passar no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô e conhecer um tipo diferente de arte. A partir de amanhã (03/05) até o dia 21/05, acontecerá a exposição "A Mata Atlântica é o Bicho". Serão oito paineis grafitados pelo artista Gejo, com animais que só existem na Mata Atlântica ou ameaçados de extinção. Para saber quais são as espécies expostos e outros informações acesse: (link para área de releases site Lead).

Já aqueles que gostam de aproveitar os momentos de lazer em parques e áreas verdes de São Paulo, uma boa opção de passeio é visitar o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, no Parque Ecológico do Tietê. De 8 a 11 de maio, o caminhão da ONG, adaptado para atividades de educação ambiental, estará no Parque com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. As atividades funcionarão das 10h às 17h, com exceção para o dia 8, quando iniciarão às 13h. Mais informações, como local e as atividades desenvolvidas acesse: (link para área de releases site Lead).

Todas essas atividades poderão ser encontradas na grande festa em prol da Mata Atlântica. A 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna). O evento terá o tema Direitos e Deveres Ambientais e reunirá estas e outras atividades interativas, como exposições em seis pavilhões temáticos (água, floresta, propriedades sustentáveis, mar, mudanças climáticas e ambiente urbano), ações de educação ambiental, teatro, entre outras. Mais informações em: (link para área de releases site Lead).


Código Florestal

A implementação do Código Florestal será foco de debates do Viva a Mata. No dia 24 de maio (sexta-feira), às 10 horas, no MAM, acontecerá o lançamento da campanha pelo cumprimento do Código Florestal e o lançamento do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Implementação do Código Florestal em São Paulo.

A organização convidará o público a participar fazendo a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias, além do apoio na fiscalização do Poder Público. O lançamento do GT para acompanhamento da implementação do Código Florestal é parte desta Campanha.

No interior

Escolas e grupos de regiões fora da capital que não tiverem a oportunidade de aproveitar as iniciativas em São Paulo, poderão ainda participar do projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica“. Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Brasil Kirin, o projeto iniciou hoje (02/05), inscrições para seu 4º ciclo. O objetivo da iniciativa é integrar a comunidade da região de Itu com as atividades desenvolvidas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin. Podem se inscrever escolas e grupos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ONGs e Instituições. Mais informações sobre o local e inscrições em: (link para área de releases site Lead).

Os interessados em obter mais informações sobre essas iniciativas ou se credenciar para a cobertura do Viva a Mata 2013, devem entrar em contato com:

Lead Comunicação – www.lead.com.br

(11) 3168-1412


www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica
Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/04/2013 03:16:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Animais, Cultura, Educação, Evento, Feiras e Exposições, Fórum, Lazer, ONGs

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Eco House recebe o Selo Ecotest Compromisso Sustentável


O primeiro espaço para eventos e restaurante com compromisso sustentável na América Latina, o Eco House servirá de modelo para novos empreendimentos do setor

Modelo para novos espaços de eventos e restaurantes que desejem se comprometer com a sustentabilidade, o Eco House é o primeiro empreendimento do setor, em toda a América Latina, a receber o selo Ecotest. Localizado em Pinheiros e do mesmo proprietário do Restaurante Tantra da Vila Olímpia, o Eco House tem a estratégia de unir sustentabilidade e alta gastronomia contemporânea. Aproveitando ao máximo a sazonalidade dos ingredientes e atingindo o mínimo de desperdício de matéria-prima, também transforma as sobras em adubo ou lixo reciclável.

O espaço conta ainda com a pista de dança sustentável, feita com placas que acumulam energia. A movimentação das pessoas sobre o piso transforma a energia cinética em energia elétrica, armazenada em baterias. Todas as tecnologias utilizadas neste projeto fazem parte do "entretenimento" e são desenvolvidas especialmente para o Eco House.

Um “Econômetro”, postado e atualizado em tempo real para os clientes, mostra todas as economias geradas no Eco House, da preparação ao fim do evento. Existe uma preocupação também em minimizar a utilização de recursos naturais, otimizando seus processos de eficiência energética (iluminação natural, telhado verde e lâmpadas LED) e eficácia no uso de recursos hídricos (captação de água pluvial para reuso nas bacias sanitárias, limpeza do piso e manutenção do jardim). Também conta com um gerenciamento de recursos sólidos (coleta seletiva) e dos resíduos orgânicos (compostagem), assim incorporando o tripé da sustentabilidade em todas as etapas do seu projeto. Eric Thomas, chef-proprietário do espaço, acredita que não é preciso parar de fazer o que gosta para ser sustentável. “Ao incorporar o tripé da sustentabilidade na gestão do Eco House, descobrimos que a maioria das mudanças feitas na construção e na utilização do imóvel são decisões simples, objetivas e até óbvias, que além das vantagens que já sabemos, trazem benefícios ao bolso”, afirma Eric.

A coordenadora de sustentabilidade do Selo Ecotest, Cristiane Zambrana, explica que o Eco House passou pelas quatro etapas para obtenção do Selo Ecotest Compromisso Sustentável, são elas:

1. Avaliação inicial: Avaliação Documental das evidências apresentadas pela empresa; Inspeção Técnica Inicial - Visita In loco e Elaboração de Relatório Diagnóstico;

2. Plano de gestão das ações de sustentabilidade: Consultoria na Implementação das Ações de Sustentabilidade Previstas no Relatório de Diagnóstico e Acompanhamento da Execução das Ações;

3. Avaliação das ações implementadas: Inspeção Técnica – Visita In loco para Avaliação da Implementação das Ações de Sustentabilidade e Relatório Final;

4. Concessão da licença: Entrega da Concessão da Licença do Selo Compromisso Sustentável Ecotest e Manual de Uso do Selo.




O Eco House passará por Inspeções Técnicas Anuais para fiscalizar as condições que deram origem à Concessão da Licença do Selo Ecotest, para garantir que foram mantidas e avaliar as melhorias contínuas nos Processos e Serviços.

O espaço conta também com um terraço ajardinado, cercado por árvores frutíferas que oferece um lounge ecológico para educação ambiental em um lugar a céu aberto com horta, orquidário, herbário e espaço de compostagem doméstica. Este espaço de agricultura urbana é responsável pela maioria das ervas, temperos e frutas consumidas no restaurante. Possui ainda uma linda decoração feita com materias recicláveis, como porta de Kombi nas portas do banheiro, pneus usados como puffs, caixotes de madeira como estante, entre outros.

A estrutura do Selo Ecotest está dividida em 10 grandes categorias: gestão de água, gestão de energia, gestão de resíduos, redução de poluição, produtos e materiais, fornecedores, público interno, comunidade, transporte e acessibilidade. “A formulação dos critérios foi considerado o ciclo de vida dos restaurantes, levando-se em conta otriple bottom line: aspectos ambientais, sociais e econômico”, explica Cristiane.

Serviço:

Eco House. Rua Amaro Cavalheiro, 158 – Pinheiros. Telefone: (11) 3846-7112. Reservas para eventos. Almoço de segunda a sexta das 11h30 às 15h. Cartões Master, Visa e Amex. Vale refeição: Visa Vale, Ticket Restaurante, Sodexo.

atendimento@tantrarestaurante.com.br

http://www.ecohouseeventos.com.br/
Postado por Maria Cecilia Maciel às 5/02/2013 01:10:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Design e Decoração, Evento, Gastronomia, Tecnologia

sábado, 27 de abril de 2013

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, de 23 a 30 de maio, em 6 salas de São Paulo




São mais de 70 filmes, divididos em 7 eixos temáticos, além de mostra histórica, acompanhada de debates 



Entre os dias 23 e 30 de maio, em São Paulo, seis salas de cinema exibirão títulos que têm o meio ambiente e a relação entre o homem e a natureza como temas centrais. São produções vindas de mais de vinte países – algumas com passagem por importantes festivais de cinema internacionais, como Cannes, Berlim, Roterdã e Sundance – e que, depois de um crivo curatorial, agora chegam ao público paulistano. Dos filmes que compõem a programação, cerca de 50 fazem sua estreia brasileira.

Além de Chico Guariba (fundador e diretor da Ecofalante), Francisco Cesar Filho coordenou o comitê de seleção que, entre os cerca de 300 títulos internacionais e 100 brasileiros inscritos, montou a programação com filmes de qualidade e temáticas pertinentes – quando não urgentes.

A 2a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental acontecerá em seis salas de cinema (Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e, inaugurando o mais novo espaço cultural da cidade, o Cinusp Maria Antônia) e ainda, na semana seguinte, durante a Virada Sustentável, continuará com a programação no CCSP, além de promover sessões especiais em espaços alternativos, como a Praça Victor Civita. Todas as sessões são gratuitas.

Chico Guariba coloca que o que o mobilizou para criar essa mostra foi “a necessidade de chamar a atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas”.


Formato e Ciclos

Os eixos temáticos dessa segunda edição são Água, Cidades, Contaminação, Economia, Globalização, Mobilização e Povos e Lugares. Além dessa estruturação, há filmes que integram a Mostra Histórica, outro importante viés dessa edição. Não há divisão entre filmes internacionais e brasileiros – foram os temas centrais de cada um que os aglutinaram.

Entre os longas que estão no ciclo Água – são seis, no total - temos A Crise Global da Água (Last Call at the Oasis, de Jessica Yu), que apresenta um argumento poderoso do porquê a crise mundial da água será a principal questão que nosso mundo precisará enfrentar neste século. O documentário apresenta a ativista Erin Brockovich, que chegou a inspirar um longa de ficção a respeito de sua luta.

Em Cidades temos, entre os 13 filmes programados, Rios Perdidos (Lost Rivers) e Deus Salve o Verde (God Save The Green). O primeiro deles, dirigido por Caroline Bácle, fala dos rios que nasciam e ocupavam parte da cidade e que, ao longo das últimas décadas, acabaram sendo escondidos, soterrados – ou pior: acabaram se fundindo às redes de esgoto. O segundo título, de Michele Mellara e Alessandro Rossi, aborda hortas urbanas, cultivo de plantas e novos hábitos coletivos.

Entre os sete filmes que integram Contaminação, temos Petróleo: O Grande Vício (The Big Fix), de Josh e Rebecca Tickell, que discorre sobre o pior vazamento de petróleo da história, no Golfo do México, em 2010. Ao expor as causas do vazamento de óleo e o que realmente aconteceu, os cineastas revelam uma vasta rede de corrupção.

No eixo Economia, composto por sete obras, está O Preço da Democracia (Pricele$), de Steve Cowan. O filme esclarece como a política eleitoral dos EUA leva à corrupção que influencia nas políticas públicas de agricultura e energia, gerando efeitos desastrosos para o meio ambiente. A Fé nos Orgânicos (In Organic We Trust), de Kip Pastor, é outro destaque desse ciclo, que mostra como, ao ser utilizado por grandes corporações, o rótulo "orgânico" se separa de sua filosofia.

Entre os seis filmes que estão em Globalização, o público poderá conferir Amargas Sementes (Bitter Seeds), de Micha X. Peled, que retrata o alto índice de suicídios entre agricultores na Índia: a cada 30 minutos um fazendeiro se mata. O longa levanta questões sobre o custo humano da agricultura geneticamente modificada.

Mobilização também traz seis produções. O denominador comum entre elas é a união de grupos da sociedade civil na tentativa de defender princípios e valores locais de impactos externos. O Gasoduto (The Pipe), de Risteard Ó Domhnaill, traz por exemplo a história da pequena comunidade de Rossport, que enfrentou o poder da Shell e do Estado irlandês. A descoberta de gás nessa remota vila costeira levou ao confronto de culturas mais dramático da Irlanda moderna.

Povos e Lugares, composto por nove títulos, mostra comunidades que correm o risco de perder suas identidades ou desaparecerem.Desterro Guarani, documentário brasileiro assinado por Ariel Ortega, Patrícia Ferreira, Ernesto Ignacio de Carvalho e Vincent Carelli, foca em uma Aldeia Guarani e lança um questionamento sobre o olhar do homem branco sobre essa comunidade.

A Mostra Histórica apresentará seus oito filmes – dirigidos por cineastas como Akira Kurosawa, Werner Herzog, Paul Newman, Joris Ivens, Ermanno Olmi, Nicholas Roeg e Arne Sucksdorff – em película. As cópias em 35mm virão da Suécia, Itália, Holanda, Inglaterra e Alemanha. Entre os títulos programados estão A Longa Caminhada (Walkabout, 1971), História do Vento (A Tale of the Wind, 1988) e Fata Morgana(1971).


Sobre a Ecofalante

A Ecofalante nasceu em 2003, da ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico voltados para questões culturais e sócio-ambientais e para a utilização das novas e disponíveis tecnologias que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente.

A produtora realiza documentários com alguns parceiros, como Superfilmes, Guariba Filmes e DOC e Outras Coisas. Destaca-se entre os seus projetos a série de documentários Histórias da Mata Atlântica (composta por três episódios: O Pontal do Paranapanema, Visita à Aldeia Guarani e O Vale dos Quilombos).

A 2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental conta com o patrocínio do Instituto Votorantim, Mondelez e White Martins. O projeto foi realizado com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2012.


Serviço

2ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Noite de abertura, fechada para convidados: 23 de maio de 2013

Realização da Mostra: de 24 a 30 de maio de 2012

Produção: Ecofalante

Salas de exibição: Reserva Cultural (Av. Paulista, 900 / Bela Vista), Cine Livraria Cultura (Av. Paulista, 2073 / Bela Vista), Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 / Vila Clementino) , Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000 / Liberdade), Galeria Olido (Av. São João, 473 / Centro) e Cinusp Maria Antônia (R. Maria Antônia, 294 / Consolação)

Entrada gratuita.

Postado por Maria Cecilia Maciel às 4/27/2013 08:49:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Evento, Feiras e Exposições

domingo, 31 de março de 2013

Exposição fotográfica do livro Vidas do Azul, no Plaza Sul, em São Paulo





Uma experiência sensorial direto do fundo do mar. Entre 21 de março e 5 de maio, o Shopping Plaza Sul em parceria com o Colégio Renovação vai proporcionar aos clientes uma vivência mais que especial: a exposição “Vidas do Azul”, que traz imagens do oceano, reduzindo as distâncias entre São Paulo e o mar.

As estruturas principais da exposição são os painéis de belas fotografias do acervo do Projeto Tamar publicadas no livro “Vidas do Azul”, da editora Bambu. As fotos, impressas em tecido voil, estão penduradas por cabos como móbiles de 15 metros de altura, proporcionando uma bela visão tanto do piso térreo como da praça de alimentação e elevadores.

A leveza e transparência do tecido reproduzem o movimento da maré, além das diferentes visões do oceano: durante o dia, a luz do sol invade a estrutura e reproduz o brilho natural das águas, e durante a noite, traduz a percepção mais fechada das águas ao anoitecer.

Todo esse visual se completa com sensações produzidas pelo olfato, graças a aromatizadores com o característico cheirinho das águas do mar, que fazem as pessoas se sentirem em contato com a imensidão azul. A ideia é aproximar a relação entre os visitantes e o mar, inspirando todos a ter mais carinho e cuidado com a natureza marinha.

A exposição também está nos elevadores panorâmicos, com tubarões e tartarugas marinhas que sobem para tomar ar e descem ao fundo, acompanhando o movimento das pessoas. Um vídeo e painel sobre o Projeto Tamar fica em exposição para quem quer conhecer as realizações do projeto e saber mais sobre as espécies marinhas.

E tal qual relaxar nas águas do mar, confortáveis pufes estão à disposição para quem quer aproveitar a sensação com tranquilidade. As crianças não gostam de ficar sentadas? Sem problema: as primeiras 5 mil que passarem por lá ganharão giz de cera e desenhos de animais do mar.


Serviço

Exposição Fotográfica do livro Vidas do Azul
Data: 21 de março a 5 de maio de 2013
Horário: de segunda a domingo, das 14h às 20h
Local: Praça de Eventos - Piso Térreo/Imigrantes
Endereço: Praça Leonor Kauppa, nº 100, Saúde/SP
Telefone: (11) 4003-7220
Evento gratuito

Via Shopping Plaza Sul
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/31/2013 03:44:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Evento, Feiras e Exposições

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ciclistas de SP planejam o maior Harlem Shake com bicicletas do Brasil






A gravação do Harlem Shake acontece na edição de março da Bicicleta, que será nesta sexta-feira (29) a partir das 19h. | Imagem: Divulgação


Os ciclistas de São Paulo estão dispostos a realizarem o maior “Harlem Shake” com bicicletas já feito no Brasil. A gravação acontece na edição de março da Bicicleta, que será nesta sexta-feira (29) a partir das 19h.

O encontro, como acontece em todas as Bicicletadas, será na Praça do Ciclista, próximo à estação consolação do metrô paulistano. Antes que os ciclistas saiam às ruas para os tradicionais protestos mensais, uma equipe será responsável pela filmagem da performance, inspirada no viral que tem feito sucesso na internet.

O Harlem Shake consiste basicamente em uma dança bastante alternativa e divertida de uma música eletrônica. Vídeos desse tipo se tornaram febre em todo o mundo. Agências de publicidade, atletas de diversas modalidades e até mesmo os cientistas que trabalham na Nasa criaram suas versões do Harlem Shake.

Para participar, os ciclistas podem levar fantasias e acessórios que deixem o ambiente e as danças mais descontraídas. O evento é aberto a qualquer pessoa e está sendo divulgado através de uma página no Facebook e pelo site Vá de Bike.

Vale lembrar que, além da diversão do Harlem Shake, a Bicicletada continua mantendo o seu caráter ideológico de passar por ruas de São Paulo buscando conscientizar motoristas e pedestres sobre o uso da bike como meio de transporte e sobre a importância da educação para um trânsito melhor.

Redação CicloVivo
Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/27/2013 03:22:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Cultura, Esporte, Evento

quarta-feira, 20 de março de 2013

Virada Sustentável, MAM-SP e Secretaria do Verde promovem concurso de desenho infantil nesse domingo (24), no Parque Ibirapuera





A Virada Sustentável, o Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura de São Paulo promovem neste domingo (24), no Parque Ibirapuera, das 10h às 16h, o concurso de desenhos infantis “Como Seria a Cidade dos Seus Sonhos?”. O objetivo é estimular as crianças a colocarem no papel seus desejos relacionados ao futuro da metrópole e quais são os caminhos para a construção de uma São Paulo melhor.

O convite é para um dia divertido com a família no Parque onde as crianças serão recebidas por monitores da equipe do educativo do MAM e voluntários da Virada Sustentável com brincadeiras primárias, como as de antigamente, e encaminhadas para mesas onde, a partir da inspiração da frase que nomeia o projeto, irão se expressar através de desenhos.

A ação será filmada e fotografada com a prévia autorização dos responsáveis. Além da utilização na comunicação visual da Virada Sustentável 2013 com a identificação dos autores, os desenhos e imagens selecionadas também farão parte de uma exposição durante a Virada.

O evento também terá uma bolha inflável produzida pelo coletivo espanhol Basurama, onde serão realizadas diversas brincadeiras e atividades com os pequenos, como roda, esconde-esconde, cabra cega, telefone sem fio, pular corda e amarelinha. Também serão doados livros infantis educativos sobre os temas de sustentabilidade da escritora Patrícia Secco, parceira no projeto.


Serviço

Quando: domingo, 24 de março
Horário: das 10h às 16h
Onde: Parque do Ibirapuera – MAM SP (Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo)
Mais informações: contato@viradasustentavel.com.br



Ainda estão abertas as inscrições para a Virada Sustentável 2013


Estão abertas as inscrições para atrações, atividades e conteúdos da terceira edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 6 e 9 de junho em diferentes locais da Grande São Paulo. Em 2012, o evento reuniu 612 atrações e atividades distribuídas em 149 locais, com público aproximado de 750 mil pessoas.

O edital 2013 é aberto a artistas e grupos de diferentes modalidades (teatro, cinema, dança, música, fotografia, artes plásticas etc.), organizações da sociedade civil, movimentos sociais, entidades representativas e setoriais, escolas e universidades, cujos projetos tenham como conteúdo principal um ou mais temas relacionados a sustentabilidade, tais como: água, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, cidadania e inclusão social, erradicação da pobreza, resíduos sólidos, consumo consciente, entre outros.

O conteúdo apresentado será analisado criteriosamente pela equipe de organização do evento e pelos representantes de seu Conselho Curador e a divulgação dos projetos selecionados ocorrerá entre o fim de abril e começo de maio. Poderão participar desde projetos que necessitem de cachê, estrutura e espaços para sua realização até projetos que só necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar da programação oficial da Virada Sustentável.

Em 2013, a Virada Sustentável terá quatro dias de duração. Na quinta-feira (6) e sexta-feira (7), o destaque serão os eventos de conteúdo (palestras, seminários, rodas de conversa, debates etc.) e no fim de semana (dias 8 e 9) as atrações culturais, atividades lúdicas e oficinas relacionadas ao tema da sustentabilidade.

“É o primeiro ano em que estamos formalmente agregando conteúdo na Virada. A idéia é fazermos uma espécie de ‘mini Rio+20’, aglutinando a visão de diversos segmentos da sociedade sobre o tema e compartilhando esses conhecimentos”, destaca André Palhano, organizador da Virada Sustentável junto com a publicitária Mariana Amaral.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de abril e os selecionados serão contatados diretamente pela equipe de organização da Virada Sustentável. As dúvidas dos proponentes poderão ser atendidas na seção de Perguntas Frequentes sobre o edital, disponível no site oficial da Virada (www.viradasustentavel.com) ou pelo e-mail contato@viradasustentavel.com

A organização da Virada Sustentável excluirá automaticamente projetos de cunho partidário ou religioso ou projetos que estimulem qualquer tipo de discriminação em função da raça, credo ou condição social.

Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/20/2013 08:42:00 PM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Criança, Evento

terça-feira, 19 de março de 2013

Viva a Mata 2013 realiza agendamento para visitas monitoradas




Anote essa data: de 24 a 26 de maio, das 9h às 18h, a Fundação SOS Mata Atlântica realiza na marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, a nona edição do Viva a Mata, o maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica. Grupos escolares, empresas, associações e demais interessados já podem agendar suas visitas monitoradas gratuitas ao evento. Os visitantes serão acompanhados por monitores da ONG e poderão – além de se divertir com várias atrações relacionadas à educação ambiental, atividades lúdicas e culturais – conhecer um pouco mais sobre a Mata Atlântica e as iniciativas de sucesso para proteger a floresta e os ambientes costeiros e marinhos. Para agendar uma visita, basta entrar em contato através do email eventos.apoio@sosma.org.br. As vagas são limitadas.


Viva a Mata 2013 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica
Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.
Data: 24 a 26 de maio
Horário: das 9h às 18h
Local: Marquise do Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – portão 10 – Ibirapuera – São Paulo (SP)
Informações: www.sosma.org.br
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.



Postado por Maria Cecilia Maciel às 3/19/2013 08:46:00 AM Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: Ação, Evento
Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Pesquisar este blog

Translate

Páginas

  • Início
  • Sobre
  • Calendários de Feiras de Produtos Ecológicos 2013
  • Os 10 mandamentos do consumidor eco-friendly
  • Quer construir uma casa ecológica? Confira o que é preciso na lista da Cria Arquitetura Sustentável.
  • Guia CBIC de Boas Práticas em Sustentabilidade a Indústria da Construção

Marcadores

  • Alimento (24)
  • Ação (33)
  • Ciência (17)
  • Construção (25)
  • Cotidiano (73)
  • Criança (14)
  • Cultura (27)
  • Curso e Workshop (3)
  • Design e Decoração (58)
  • Esporte (14)
  • Evento (15)
  • Feiras e Exposições (20)
  • Franquia (1)
  • Gastronomia (13)
  • Internet (8)
  • Lazer (25)
  • Moda e Beleza (25)
  • Negócios (17)
  • Premiados (6)
  • Religião (1)
  • Segurança (3)
  • Seminário (4)
  • Tecnologia (54)
  • Turismo (27)
  • Veículos (22)

Arquivo do blog

Postagens mais populares

  • Empresa esclarece à cliente: existe chumbo na henna pó Surya?
    Via  Reclame Aqui Cliente: Caros senhores, sou usuária da henna pó Surya há vários anos (mais ou menos 10 anos), e minha experi...
  • Jean Paul Ganem presenteia São Paulo com landscape art no Jardim Botânico de São Paulo. Na abertura, arte, gastronomia, música e cinema – dia 21/9
    O projeto “Cidade Galeria”, idealizado pela Brazimage, promove a obra de land art “O Caminho do Rio”, do artista franco-tunisiano Jean Paul...
  • Tinta orgânica que gera energia solar deve chegar ao mercado
    Considerada o futuro do setor energético, essa tecnologia pode ser aplicada em diversas superfícies Via Pensamento Verde Tinta orgânica é...
  • Sustentabilidade sob o olhar de Rosana Jatobá
    Questão de pele, a importante obra sobre temas ambientais e sociais lançada agora pela Novo Século A jornalista e apresentado...
  • Recovering Trading – Revestimento sustentável e antialérgico
    A Recovering Trading traz para o Brasil o revestimento Carvalho Antico, feito com madeira sustentável e fabricado pela Haro, a mais tradic...
Maria Cecilia Maciel. Tema Simples. Imagens de tema por gaffera. Tecnologia do Blogger.