Mostrando postagens com marcador Ação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ação. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Primeiro SlowKids será realizado no Parque da Água Branca com exibição do filme A História Sem Fim






Com programação gratuita para pais e filhos, Slow Kids estimula a desaceleração e a sustentabilidade 

No domingo, dia 03 de novembro, o Parque da Água Branca, em São Paulo, receberá pais e filhos para participarem da 1ª Edição do SlowKids. A proposta do evento é desacelerar as crianças do universo tecnológico e do cotidiano baseado no curto tempo para brincadeiras criativas com os pais. Será um dia inteiro no parque com música, oficina de jardinagem, fábrica de brinquedos reciclados com resíduos recolhidos no próprio parque, contadores de histórias, pic nic, e brincadeiras como pega-pega, passa anel, esconde-esconde e pular corda. O filme escolhido para a estreia do projeto é A História Sem Fim e será exibido ao ar livre.

Todas as ações programadas levam não somente diversão às crianças, mas estimulam o pensamento sobre o meio ambiente, a coleta de resíduos recicláveis para fabricação de brinquedos, como carrinho de papelão, vasos de garrafa pet, chapéus e coroas de papel. A oficina de jardinagem também ensina as crianças a cuidarem das plantas e cultivarem seus próprios jardins.


Pensando na falta de sinalização urbana para o bom convívio entre ciclistas e motoristas, a oficina de stencil será elaborada para que pais e filhos criem juntos placas educativas de transito. Além disso, os ludo-educadores ensinarão como utilizar pneus, tecidos, varas, cordas, canos e outros materiais em brincadeiras simples para fazerem em casa com a família e amigos. As crianças que tiverem brinquedos em bom estado e fora de uso poderão levá-los para troca.


No meio da tarde, pais e filhos são convidados a, juntos, assistirem ao filme A História Sem Fim, clássico de Wolfgang Petersen. O filme, baseado no livro de Michael Ende, conta a história do menino Bastian que usa a imaginação para fugir dos seus problemas, como os colegas da escola que o perturbam e a recente perda da mãe. Num dia de chuva, ele se esconde numa livraria onde encontra o livro A História Sem Fim. Assim, irá se deparar com uma aventura fantástica num universo mágico e perceberá que o livro e seus personagens são muito mais reais do que qualquer adulto poderia acreditar.


Seguindo a programação cultural, a Banda Alana formada por jovens do Instituto Alana - que oferece apoio cultural e educacional aos jovens do Jardim Pantanal, em São Paulo - fará um show com o grupo Música em Família. O grupo é também uma produtora de discos e espetáculos, editora e gravadora fundada pela cantora Paula Santisteban e pelo músico Eduardo Bologna, que tem como principal objetivo integrar alunos, familiares, escola e comunidade. Já o Asfalto de Poesia e seus palhaços contarão as histórias da Tatiana Belinky, uma das principais escritoras contemporâneas infanto-juvenis, autora de Coral dos Bichos, O Grande Rabanete e Limeriques, de forma lúdica e teatral.


O SlowKids surgiu a partir do sucesso do SlowMovie, um projeto idealizado pela Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura, e pela Juliana Borges, coordenadora da produtora Maria Farinha Filmes, com o intuito de integrar pessoas ao meio ambiente tendo como base os conceitos de sustentabilidade, desaceleração e aumento de tempo ocioso. As atividades levam cultura e arte ao ar livre para os moradores de grandes centros urbanos, como São Paulo.


As ações foram criadas em sistema colaborativo entre amigos e contam com diversos parceiros conectados que viabilizam sua realização. Para saber mais sobre as edições do SlowMovie acesse: www.youtube.com/watch?v=53Q3sngLXFo, www.facebook.com/slowmovie ewww.respirecultura.com.br. As empresas e grupos parceiros dessa iniciativa são: Instituto Alana, Respire Cultura, Maria Farinha Filmes, Familiarte, Cia. Asfalto de Poesia, Música em Familia, Peperomia, Arte em Pneus e Agência Lema.


Tatiana Weberman Tatiana Weberman é produtora cultural e, no início de sua carreira, atuou como assistente do artista plástico multimídia Otávio Donasci. Ao lado dele, se tornou sócia da agência A3 Produções. Em seguida, trabalhou na produtora Joker. Mais tarde, foi contratada pela agência de comunicação Imais9 para estruturar e desenvolver a nova área de Marketing Promocional. Após esses anos de experiência, decidiu abrir sua própria agência de comunicação, a Frida Trends. Com o foco na ocupação de espaços públicos por meio da arte e sustentabilidade, criou a Respire Cultura.


Juliana BorgesCoordenadora da Maria Farinha Filmes, produtora de documentários e ficção. Pela Maria Farinha, dirigiu a produção do polêmico documentário "Criança , a Alma do Negócio" e o longa metragem documental internacional "Muito Além do Peso", selecionado para 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Ambos da diretora Estela Renner. Em 2012 dirigiu e produziu a animação LINEAR vencedor de melhor curta de animação brasileiro no Festival Internacional Anima Mundi 2012, selecionado para os festivais de Gramado, Brasília, Rio e Toronto. E o curta metragem "Uma Vida Inteira", selecionado para o Festival Internacional de Cinema do Rio de 2012, com direção de Bel Ribeiro e Ricardo Santini, e com atores como Bruno Autran e Alice Braga.


Respire CulturaFoi criada com o objetivo de realizar eventos culturais que, por meio de atividades e experiências artísticas, oferecem ao público uma nova forma de relacionamento entre pessoas, marcas e o espaço público. Conectada à sustentabilidade e à vida, a Respire Cultura tem como missão redescobrir maneiras de articular projetos culturais que dialoguem com a cidade.


Instituto AlanaÉ uma organização sem fins lucrativos que trabalha em várias frentes para encontrar caminhos transformadores que honrem as crianças, garantindo seu desenvolvimento pleno em um ambiente de bem-estar. Com projetos inovadores que vão desde a ação direta na educação infantil e o investimento na formação de educadores até a promoção de debates para a conscientização da sociedade, o Instituto Alana tem o futuro das crianças como prioridade absoluta. Mais informações: www.alana.org.br


Programação - SlowKids no Parque da Água BrancaGramado10h30 – Abertura 10h30 às 15h30 - Pic Nic, brincadeiras e oficinas 15h – Início da projeção do filme A História Sem Fim I


Palco
11h30 às 12h30 - Contação de História
14h às 15h00 - Música em Família e Banda Alana
18h00 – Encerramento das atividades
O Pic Nic e recolhimento de resíduos serão realizados durante todo o evento.


Serviço:
GRÁTIS
Data: 03/11 (domingo)
Horário: das 10h30 às 18h
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda


Observações:• Horário previsto para término às 18h. Em caso de chuva, o evento será cancelado;
• O local do evento fica próximo da estação Barra Funda do metrô. Use de transporte coletivo;
• O Parque da Água Branca conta com um bicicletário. Que tal ir de bicicleta?
• Para ter maior conforto e entrar no clima desta edição traga cadeiras praia;
• É proibida a entrada de animais no Parque.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Máquina traz show ao vivo em troca de garrafas vazias

Via GUIDOBLOG

Em tempos em que responsabilidade social é um assunto em alta, a marca de cerveja Astra fez uma ação para alegrar as pessoas e ao mesmo tempo manter as ruas de Hamburgo, na Alemanha, limpas. A marca instalou uma máquina,a The Astra Bottletheatre e, ao depositar uma garrafa vazia, a pessoa ganhava um show ao vivo.



Através da máquina é possível aplaudir, deixar gorjetas e apertar um botão de Like semelhante ao do Facebook.



maquina faz shows2


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ações da Faber-Castell auxiliam no Combate à Poluição Industrial

 Faber-Castell mantém parceria com a TerraCycle num programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada, evitando descarte de resíduos no meio ambiente


No dia do Combate à Poluição Industrial, comemorado em 14 de agosto, a Faber-Castell mostra que é possível alinhar produção e desenvolvimento sustentável em suas fábricas. A empresa, que foi uma das primeiras no mundo a se preocupar com projetos de cunho socioambientais, acredita que uma empresa sólida se constrói com políticas de minimização de poluentes industriais, aproveitamento integral dos recursos naturais além de investimentos na proteção à comunidade e ao meio ambiente. 

A Faber-Castell controla rigorosamente a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE): o inventário de 2010 de GEE da empresa revelou que a Faber-Castell capturou 8,10 vezes mais do que a quantidade de CO2 emitida em todas as operações controladas pela matriz brasileira. O relatório aponta, ainda, um aumento de 6,3% em relação ao resultado obtido em 2008, ano do primeiro inventário, quando a captação de gases nocivos ao meio ambiente chegou a 7,23 vezes a quantidade de gases emitidos. Com isso, o volume de gases capturados desde o ano de 2008 é suficiente para cobrir as operações da empresa pelos próximos 21 anos – se mantidas as emissões atuais. O material leva em consideração a norma ISO 14064-1 e segue as orientações do GHG – Greenhouse Gas Protocol Initiative.

No final de 2012, a empresa ficou em primeiro lugar no Índice Corporativo de Energia Renovável (CREX, da sigla em inglês), ranking que aponta as companhias que mais utilizam fontes renováveis alternativas de energia consumida em 2011 na sua produção. Elaborado pela Bloomberg New Energy Finance (Bnef), o ranking brasileiro é inédito e tem como base um levantamento realizado com as 200 maiores empresas do País em valor de mercado. Foi considerado o consumo total de energia elétrica das companhias e o volume gerado por meio de fontes alternativas renováveis, que incluem pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), solar, eólica, biomassa, como cana-de-açúcar e madeira de reflorestamento.

Florestas sustentáveis

No Brasil, a Faber-Castell trabalha exclusivamente com madeira reflorestada: este projeto teve início nos anos 80, na cidade de Prata (MG), onde a empresa fomentou o plantio para a produção de EcoLápis. Os EcoLápis da Faber-Castell são feitos com 100% de madeira plantada e certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council). E todas as árvores usadas na produção do EcoLápis são totalmente aproveitadas. Os resíduos viram adubo, a serragem que sobra depois do corte é utilizada para a geração de energia na própria fábrica, o excedente da madeira é comercializado para a produção de chapas de MDF, OSB, entre outros.

Há dois anos e meio, a Faber-Castell trabalha com o novo conceito de Floresta Orgânica, cujo processo elimina ao máximo o uso de produtos químicos. Este conceito de manejo somado a benefícios genéticos e nutrição, gera um ganho de 30 a 35% na utilização da planta para a produção de madeira.

Sobre a Faber-Castell
Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de plantio e seus EcoLápis são certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Em 2012 a Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell gratuitamente, por meio do site (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html). 


Faber-Castell
SAC: 0800-7017068
Site: www.faber-castell.com.br


Agencia Ideal

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Deca realiza “Pedalada pela economia de água” no Design Weekend



expedição
A Deca é apoiadora oficial do DW! Design Weekend, mix de eventos independentes e simultâneos – que acontece de 15 a 18 de agosto – e integrados por um Programa Oficial, que promove o design e suas conexões com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, inclusão social, agregação de valor, negócios e inovação tecnológica.
E a Deca, para incrementar ainda mais o evento, junta-se ao projeto Cidades para Pessoas, numa expedição de bicicleta pela cidade de São Paulo, no dia 18, a partir das 10h. Saindo do Jockey Clube, os participantes percorrerão 6,5km pelas diversas atrações do DW!. O passeio terá quatro pontos de parada em lojas e galerias que compõem a programação oficial e mais três em espaços públicos, para discutir como o design molda a cidade.
Em cada atração do evento, os participantes terão uma visita guiada pela exposição em destaque. Na primeira parada, no Parque do Povo, os ciclistas receberão uma breve palestra de 20 minutos com a jornalista Natália Garcia,sobre os 12 critérios para determinar um bom espaço público e planejamento urbano.
O grand finalle desta pedalada será no showroom Deca, na Avenida Brasil, onde os participantes do passeio poderão conferir inloco a arquitetura do novo showroom e todo design dos produtos Deca.
O espaço ganhou recentemente nova identidade e conceito, com a assinatura de um time de estrelas como o arquiteto João Armentano e o paisagista Gilberto Elkis, com exposição de projetos de salas de banho de Antonio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes, e René Fernandes Filho.
Os participantes ainda serão convidados a postar fotos no Instagram com a hashtag #dw2013 e compartilhar suas impressões sobre o passeio.
Segundo Flávia Pardini, gerente de Promoção e Propaganda Deca, a empresa apóia o evento por reconhecer sua importância. “A ideia é que todas essas atrações possam ajudar a ampliar a percepção que as pessoas têm do design na cidade de São Paulo”, revela.

expedicao-margens-de-sao-paulo-526x600
Serviço:
Data:18/08, domingo
Horário: das 10h às 13h
Ponto de encontro inicial: Jockey Clube de São Paulo
Percurso total: 6,5 quilômetros
Estimativa: total de uma hora pedalando e duas horas percorrendo as atrações do evento e os espaços públicos do percurso.
Entrada gratuita (número máximo de participantes: 40)
RSVP: victor.lessa@abril.com.br

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Coragem para fazer o Bem - Caso Sra. Dalva.



A equipe da ONG Cão Sem Dono convoca para sábado 03/agosto, novo mutirão. Sua ajuda é muito importante para esses animais.É de grande importância sua participação. O ponto de encontro será em frente à casa da Dona Dalva - Praça Barão de Itaqui, 776 - Metro Carrão. Pontualmente, às 9 horas.

O mutirão terminará de retirar todo o lixo da casa e dar inicio a construção de um abrigo temporário para os animais que lá estão (70 animais). Quem não puder ir, pode ajudar financeiramente, o que será de grande importância para esse trabalho, pois é preciso locar mais quatro caçambas, comprar material de limpeza, mangueira, material de construção, medicamentos para os cães, vacinas entre outras despesas.

Para ajudar: Bradesco: ag: 1480 c/c: 39641-9 Ou Itau: ag: 7847 c/c: 01301-3 Favorecido: Cão Sem Dono - CNPJ: 10157938/0001-73.

Sua ajuda é muito importante para os animais e a saúde pública.

Mais informações:
Rafael R Miranda

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Interface lança coleção que utiliza nylon 100% reciclado de redes de pesca






A Interface, empresa norte-americana líder em carpetes modulares e reconhecida mundialmente por introduzir a questão da sustentabilidade em seu segmento, acaba de lançar durante o NeoCon 2013, maior feira de design da América do Norte, a linha Net Effect – que tem como diferencial o nylon reciclado de redes de pesca.

A nova linha é resultado da busca incessante da empresa por alternativas que possam diminuir o impacto de suas atividades no meio ambiente. Para tanto, a Interface criou o projeto Missão Zero, que tem como objetivo eliminar todo o impacto negativo que a empresa possa causar ao meio ambiente até 2020.

Desta maneira, a empresa em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres, desenvolveu um programa nas Filipinas, a fim de reciclar redes de pesca para desenvolver tapetes de nylons reciclados.

Durante o projeto piloto do programa, mais de uma tonelada de redes de pesca foram recolhidas para a fabricação das peças. Com esta ação de reciclagem foi possível remover o lixo marinho, além de empregar pessoas das aldeias locais, incluindo 280 famílias socialmente vulneráveis, que ajudaram na limpeza. Para a Interface, trabalhar com a reciclagem de carpetes de nylon de pesca é apenas um passo de uma série de iniciativas que a organização pretende tomar para criar um negócio absolutamente sustentável.

Sobre a Interface

Visionário e empreendedor, o engenheiro Ray Anderson detectou uma oportunidade na indústria de carpetes ao conhecer o sistema modular de placas na Europa e, em 1973, fundou a Interface, a primeira empresa do segmento a atuar nos Estados Unidos. Em pouco tempo o produto conquistou o mercado norte-americano, influenciando toda a indústria de carpetes daquele país. Em 1994, ao ser questionado sobre o que a companhia fazia em prol ao meio ambiente, Anderson desafiou sua equipe a criar uma nova forma de fazer negócio, com foco totalmente sustentável.

Com capital aberto na bolsa de valores (NASDAQ, que compreende as empresas de alta tecnologia, informática, telecomunicações, biotecnologia etc) e faturamento de US$ 1.5 bilhões em 2012, a Interface atua em cerca de 150 países no mundo todo, tem seis fábricas (Estados Unidos, Tailândia, Irlanda do Norte, China, Austrália e Holanda) e já conquistou diversos prêmios empresarias e de produtos. No Brasil, conta com um estoque de 150 mil metros quadrados e seus departamentos administrativo e comercial são localizados em um escritório com certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) Silver. No último ano manteve um crescimento de 15%.

Interface Brasil
www.interface.com

quinta-feira, 6 de junho de 2013

100’t na Virada Sustentável 2013





Sofá Sanfonado, um hit da marca


A 100’t, empresa que produz mobiliário de design em papelão, estréia como parceira da edição 2013 da Virada Sustentável em dois projetos: uma grande instalação modular e interativa, que ficará disponível no Parque da Juventude, e um espaço institucional.

Criada por Daniela Bueno e Marcello Cersosimo, a 100’t vê na sustentabilidade e reciclagem de materiais o mote principal para elaboração de seus objetos. Mantendo-se fiel a sua linha de atuação, produz para esta edição da Virada Sustentável itens feitos de papel reciclável proveniente de árvores com certificação ambiental, sua principal matéria prima.

Para o evento, desenvolve uma instalação modular com 20m de comprimento, compondo um extenso banco. Posicionado entre as árvores do Parque da Juventude, o banco pode ser utilizado pelo público. Simultaneamente, cria um lounge em um espaço entre as oficinas, todo ambientado com sua linha de produtos em papelão (banquinhos, mesas, cadeiras, tapadeiras, etc).

A Virada Sustentável acontece em aproximadamente 150 locais na cidade de São Paulo, e reúne cerca de 620 atrações gratuitas, as quais tem a sustentabilidade e seus temas relacionados (alterações climáticas, biodiversidade, água, reciclagem, direitos humanos, mobilidade urbana, etc) como conteúdo principal. Com laboratórios de práticas ambientais, o objetivo do evento é provocar governo e empresas locais, incentivando-os a adotarem soluções sustentáveis em situações cotidianas, tais quais locomoção nas cidades, inclusão de pessoas com deficiência e empoderamento do espaço público (parques e praças).

No período de 6 e 8 de junho, o showroom da 100’t, em Alto de Pinheiros, está aberto para visitação, como parte da programação especial da Virada Sustentável 2013.




Virada Sustentável 2013 – Dias 8 e 9 de Junho
Endereço: Parque da Juventude - Av. Gen. Ataliba Leonel, 500 - Santana, São Paulo
Telefone: (11) 2251-2706
Website: http://parquedajuventudesma.blogspot.com.br/
Horário: 6h às 18h

100’t Showroom – Dias 6 e 7 de Junho
Endereço: Rua Lemos Conde, 102, Alto de Pinheiros – São Paulo
Telefone: (11) 3168-1864
Website: www.100t.com.brHorário: 10h às 18h

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fatma cria Parque Ecológico na Semana do Meio Ambiente





Mega estrutura, com teatro, túnel da ecologia e atividades sobre a fauna e a flora catarinense integram a programação do evento a partir do dia 5 de junho




Evento acontece no Largo da Alfândega, de 05 a 08 de junho

O centro de Florianópolis vai se transformar em um verdadeiro parque ecológico. Isso porque a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – Fatma vai comemorar o Dia do Meio Ambiente com uma extensa programação educativa e interativa, envolvendo a comunidade e em especial as crianças em um grande evento de 5 a 8 de junho. O Largo da Alfândega será o palco das atividades e as atrações inéditas vão fazer com que a população interaja e conheça mais de perto a fauna e flora catarinenses.

Para isso, o Túnel da Ecologia, com 15 metros de extensão, vai apresentar algumas curiosidades e as características das principais espécies de forma interativa. “Queremos levar a discussão sobre o meio ambiente para a população. Para isso, toda essa estrutura bem no coração da cidade, para que todos tenham acesso e conheçam nossa fauna e flora. Só cuida quem conhece.”, aponta o presidente da Fatma, Gean Loureiro.

Outra grande atração é o eco-ônibus, com conteúdo educativo, que funciona como um verdadeiro cinema itinerante. Enquanto aprendem, as crianças também poderão se divertir com a montagem de um quebra-cabeça gigante, com a oficina de papel machê e com uma peça teatral. A fauna também será representada em bonecos para que as crianças possam fotografar e levar uma lembrança para casa.

Entidades parceiras da Fatma, como a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal também estarão presentes para repassar conteúdo educativo. A programação inicia às 8h do dia 5 de junho com a visita da primeira escola. Na sequência, às 9 horas, acontece abertura oficial das atividades com a presença de autoridades e atrações culturais.

Fonte: Assessoria de Informação Fatma

domingo, 2 de junho de 2013

Sistema Bike-Sharing é implantado nos principais centros urbanos dos EUA

Craig Ruttle / AP



Nova York se tornou a mais recente grande cidade a lançar um programa de bike-share


É um bom momento para ser um ciclista na América.

Nova York começou um novo programa de compartilhamento de bicicletas esta semana. E Chicago e San Francisco são as próximas cidades esperadas para lançar sistemas semelhantes neste verão.

Os programas de compartilhamento usam sistemas check-in e check-out, com estações automáticas projetadas para roteiros de ponto-a-ponto espalhadas por todo a cidade. "Nós tentamos incentivar as pessoas a usá-las ... quase como um táxi", diz Gabe Klein, comissário do Departamento de Transportes Chicago.

Klein ajudou a implantar a Capital Bikeshare em Washington, DC - o maior sistema de bike-share dos EUA até Nova York assumir o título. Ele também está supervisionando Chicago de Divvy, programa semelhante para motos.

Veja a entrevista de Klein para a  site de notícias amerciano NPR

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Praça Victor Civita recebe segunda edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental




Exibições ocorrem em junho, como parte da programação da Virada Sustentável, e resgatam questões de sustentabilidade, cidadania e políticas públicas





Nos dias 6 e 7 de junho, às 20h, a Praça Victor Civita exibirá a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental ( www.ecofalante.org.br/mostra.) A programação faz parte da terceira edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 6 e 9 de junho em diferentes locais de São Paulo. Para as apresentações na Praça foram selecionados os longas Deus Salve o Verde (God Save The Green, 2012), produção italiana dirigida por Michele Mellara e Alessandro Rossi, e o filme canadense Rios Perdidos (Lost Rivers, 2012), de Caroline Bâcle.

Entre 23 e 30 de maio, o evento exibiu, gratuitamente, 70 filmes, procedentes de 20 países, em seis salas paulistanas.

A primeira produção retrata a realidade da maioria das pessoas que deixa o campo e migra para os subúrbios das cidades em busca de novas oportunidades. Nesse cenário, a evidente transformação antropológica, que vem aumentando globalmente, retrata pastores e agricultores se adaptando à vida urbana. Entre arranha-céus, subúrbios anônimos e favelas renasce a necessidade do homem trabalhar a terra. Sentimentos antagônicos ressurgem, desequilibrando ritmos e deveres na vida urbana destes personagens. A narrativa flui por caminhos que levam a possibilidades inovadoras e colocam em evidência: o último jardim em uma das periferias mais movimentadas de Casablanca (Marrocos), o cultivo hidropônico em Teresina (Brasil), hortas comunitárias em Berlim (Alemanha), a produção de vegetais dentro de sacos em uma das favelas de Nairobi (Quênia) e jardins suspensos em Turim e Bolonha (Itália).

Já o filme Rios Perdidos aborda o universo das cidades industriais com rios que fluíam sem a intervenção do homem, mas, por conta da evolução desenfreada da metrópole, viram suas margens ocupadas por casas e edifícios. Dessa forma, esses recursos naturais, ao longo das últimas décadas, acabaram escondidos, soterrados – ou pior, uniram-se às redes de esgoto, tornando-se meios de transmissão de doenças. Diante desse lúgubre cenário, o longa conduz o espectador a uma aventura no submundo urbano, pontuado por esgotos, túneis e galerias. Assim, nesse universo literalmente underground é possível redescobrir a história desses rios perdidos ao mergulhar em mapas de arquivos e ir ao subterrâneo com exploradores urbanos clandestinos.


http://www.ecofalante.org.br/mostra/


Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Dia: 6 de Junho

Filme: Deus Salve o Verde (2012)

Direção: Michele Mellara e Alessandro Rossi

Horário: 20h

Dia: 7 de Junho

Filme: Rios Perdidos (2012)

Direção: Caroline Bâcle

Horário: 20h


Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: Entrada gratuita
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

A apresentação acontece no palco da Praça com arquibancada coberta para 290 pessoas. Capacidade máxima do local: Duas mil pessoas.
Não é necessário retirar ingressos com antecedência.

terça-feira, 28 de maio de 2013

29 de Maio - Dia do Desafio incentiva a prática esportiva






O Dia do Desafio é uma iniciativa que surgiu no Canadá há 30 anos. A proposta era estimular a prática esportiva entre os moradores da cidade de Saskatoon, mas a ideia foi tão bem sucedida que logo se espalhou por todo o país e hoje atinge comunidades em todo o mundo.

A ocasião que marcou o primeiro desafio no Canadá aconteceu em virtude de uma ação feita pelo prefeito na época, como uma forma de economizar energia. Como no país norte-americano as temperaturas são menores que zero em muitos dias do ano, a sugestão era que os moradores de Saskatoon desligassem as luzes e aquecedores de suas casas e saíssem para caminhar pelo bairro durante 15 minutos, como forma de economizar eletricidade e gastar a energia do próprio corpo.

Seguindo o exemplo canadense, o desafio pretende incentivar o maior número possível de pessoas a praticarem, ao menos, 15 minutos de exercícios físicos no dia marcado. Para que todas as nações se mobilizem juntas, a data estipulada para a atividade é sempre a última quarta-feira do mês de maio, que neste ano cai no dia 29, mesma ocasião em que é comemorado o Dia da Energia.

Desde 2010, a TEFISA (The Association for International Sport for All), que busca promover o esporte para todos, organiza o World Challenge Cup, uma disputa entre as cidades participantes. Assim, comunidades de diferentes lugares do mundo, mas que possuem características parecidas, são desafiadas a levarem mais pessoas às ruas.

No Brasil algumas cidades estão inscritas no desafio e já se mobilizam para participarem. Quem promove a campanha na América Latina é o Sesc. De acordo com a organização, em 2012, 51 milhões de pessoas de 3.432 cidades latino-americanas participaram do desafio. A intenção é que neste ano o resultado seja ainda mais expressivo.

Redação CicloVivo

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Virada Sustentável será realizada entre dias 6 e 9 de junho em São Paulo



Parques, centros culturais, escolas e universidades e estações do metrô serão palco para as centenas de atrações e atividades programadas para a terceira edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 6 e 9 de junho em diversos pontos da capital paulista.

Neste ano o evento terá quatro dias de duração (de quinta-feira a domingo) e reunirá diferentes modalidades artísticas (cinema, teatro, música, exposições, intervenções urbanas) e atividades (oficinas, rodas de conversa, passeios ciclísticos e expedições) que tenham os temas da sustentabilidade como conteúdo principal.

“O objetivo é mostrar a sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva e inspiradora para a população, destacando que não estamos apenas falando de salvar plantas ou reciclar o lixo, mas sim de um modo mais inteligente de nos organizarmos”, destaca o jornalista André Palhano, idealizador da Virada Sustentável junto com a publicitária Mariana Amaral.

Entre os destaques do ano, estão o “Festival de Tecnologias Sociais – Vire sua Cidade”, reunião de dezenas de ações socioculturais transformadoras que acontece no dia 7 de junho no Centro Cultural São Paulo (CCSP); o “Conta Aí”, série de rodas de conversa nas quais pessoas que estão mudando a cara da cidade poderão relatar suas experiências de vida; os “Pic-Nic Lounge”, organizados em parques públicos; e o “Mercado Verde Mix”, feira de produtos sustentáveis organizado pela equipe do Mundo Mix na Vila Madalena; entre outros.

Em 2013, a Virada Sustentável tem como principais parceiros a Braskem, patrocinadora máster do evento, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, TV Globo, Senac, SESC-SP e Catraca Livre.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Leilão organizado por Leonardo DiCaprio arrecada R$ 72 mi para meio ambiente

Via Mercado Ético/Terra




“Por favor, façam ofertas como se o destino do planeta dependesse de nós”, apelou o ator norte-americano Leonardo DiCaprio durante leilão em prol do meio ambiente e de espécies em risco de extinção. O evento foi realizado na segunda-feira, 13 de maio, na sede da Casa Christie’s de Nova York, e arrecadou US$ 38 milhões – cerca de R$ 72 milhões.

O leilão, que apresentou obras de arte contemporânea, arrematou US$ 33,3 milhões na venda de 33 peças – um recorde para um evento como este, destinado à defesa do meio ambiente. Este valor vai para a Fundação Leonardo DiCaprio.

Cerca de US$ 5 milhões foram doados por uma pessoa não identificada e US$ 500 mil vieram de contribuições de outros participantes. Os valores serão destinados a proteção dos tigres.

Segundo DiCaprio, o valor arrecadado vai diretamente para apoiar projetos inovadores de conservação da terra e dos oceanos. “Estamos enfrentando um momento crítico de uma crise ambiental sem precedentes na história do homem”, destacou o ator à France Presse.

Um retrato do ator, feito em 2013 pela americana Elizabeth Peyton, foi leiloado por US$ 1,05 milhão. Os organizadores afirmaram que o valor está muito acima da estimativa, que varia entre US$ 400 mil e US$ 600 mil.]

E você, qual é a sua opinião sobre iniciativas como esta?

(EcoD)

"De Olho No Futuro", campanha promovida pela Sinaenco, quer saber sua ideia para melhorar a infraestrutura de sua cidade




A campanha "De Olho No Futuro" busca provocar uma reflexão conjunta da comunidade técnica, do governo e da sociedade civil sobre a importância do planejamento para conquistar a cidade que se quer no futuro


A proposta é para que todos aqueles que vivenciam os problemas e as potencialidades da cidade em seu dia a dia exercitem sua criatividade e a capacidade de pensar antes, oferecendo soluções para melhorar a infraestrutura desses espaços urbanos e, consequentemente, a qualidade de vida da população.

A campanha acontecerá em duas frentes: via concurso de ideias aberto a todos os cidadãos, sejam ou não profissionais da área de arquitetura e engenharia, e a partir de eventos técnicos que reunirão especialistas e interessados para debater o futuro e o planejamento de grandes capitais brasileiras. Foram escolhidas aquelas cidades onde o Sinaenco possui uma seção regional.

As propostas serão consolidadas em uma publicação, a ser entregue às autoridades públicas.

Participe! Clique aqui para saber mais

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Tecidos doados são transformados em arte pela Ong Grupo Primavera



A INVISTA realizou a doação de 500 Kg de tecidos para a ONG Grupo Primavera, que irá reaproveitá-los em oficinas de artesanato. Os tecidos, utilizados pela INVISTA para testes e certificações e que seriam descartados, agora ganharão um novo destino a partir do trabalho do Grupo Primavera, que atende meninas de 8 a 18 anos, realizando programas de educação complementar no Jardim São Marcos, em Campinas.

No Grupo Primavera, os tecidos doados serão transformados em artigos que são vendidos para gerar recursos financeiros que garantam a qualidade e a continuidade de sua missão, como bonecas de pano e outros itens de decoração. Os produtos podem ser encontrados na loja da Ong no 1º piso do Shopping Galleria.


A INVISTA e o Grupo Primavera acreditam que por meio da educação é possível construir jovens cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. A doação vem ao encontro da política de sustentabilidade da empresa, que também desenvolve uma série de ações de proteção do meio ambiente, como a manutenção de uma estação de tratamento de efluentes e reuso de água há mais de dez anos, além de fomentar iniciativas de educação ambiental e contribuições nas comunidades onde está inserida.

Para mais informações visite www.INVISTA.com.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Fundação Volkswagen lança projeto social "Costurando o Futuro" em São José dos Pinhais




Com foco na transformação social, programa visa o desenvolvimento de habilidades em corte e costura, negócios e empreendedorismo;
 45 moradoras de comunidades de baixa renda vizinhas à unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais iniciarão a formação;
Ação também praticamente elimina o descarte de tecidos automotivos e de retalhos por meio da "reciclagem" de materiais em novas peças;

A Fundação Volkswagen, que é responsável por investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, lançou hoje, 9 de maio, o projeto "Costurando o Futuro" em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio do programa Economia Solidária, e com o Instituto de Organização Racional do Trabalho - Idort. O programa oferecerá capacitação técnica e profissional em corte, costura e empreendedorismo a 45 mulheres em situação de vulnerabilidade social vizinhas à fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais: São Judas Tadeu, Ipê, Guatupê e Parque da Fonte.

Ao longo dos próximos 15 meses, as costureiras participarão de oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura, aprendizado em criação e desenvolvimento de portfólio de produtos, noções de administração de negócios e finanças, design, comunicação para ampliar possibilidades comerciais e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio.
Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o "Costurando o Futuro" tem atuação ambiental, praticamente eliminando o descarte de tecidos automotivos em aterros. Nas oficinas, as participantes transformarão em peças, como bolsas e acessórios, tecidos automotivos não utilizados pela Volkswagen do Brasil. O projeto também receberá tecido excedente de produção da marca de camisas Dudalina, que fornecerá o material por meio do seu Instituto Adelina. Com os retalhos, elas poderão executar técnicas como patchwork (trabalho com retalho).

"O projeto criará alternativas de trabalho e renda para 45 mulheres e oferecerá plenas condições para que, ao final da oficina-escola, elas possam formar o seu próprio negócio como empreendedoras sociais. As costureiras poderão atuar como multiplicadoras do conhecimento, dando ao projeto uma maior amplitude", declarou a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
A expectativa de estar inserida no mercado de trabalho com novas possibilidades profissionais gera estímulo e transformações individuais.

"O projeto significa a realização de um sonho que eu tinha de costurar e ter o meu próprio negócio. O aprendizado de hoje é só o começo, no futuro, pretendo investir na produção de uniformes escolares e profissionais, pois acredito que há um grande campo a ser explorado", contou a aluna Silvani Alves Pessoa, dona de casa e moradora do Bairro São Judas Tadeu.

Leia mais aqui

sábado, 4 de maio de 2013

THE FIGHTER: novo documentário da série CNN FREEDOM PROJECT


Estreia nos dias 17 (parte 1) e 18 de maio (parte 2), às 8h*

Defensora pioneira dos direitos humanos, Cecilia Flores-Oebanda e o boxeador Manny Pacquiao se unem para lutar contra a escravidão moderna nas Filipinas


O documentário THE FIGHTER é a nova ação da CNN International no combate às formas modernas de escravidão. Parte da iniciativa do canal batizada de FREEDOM PROJECT, a produção registra a atuação de Cecilia Flores-Oebanda, uma pioneira na defesa dos direitos humanos, que arrisca até sua própria vida para proteger crianças nas Filipinas. Cecilia convenceu, inclusive, o pugilista campeão Manny Pacquiao a abraçar sua causa.

Estima-se que mais de 100 mil garotas estejam envolvidas no comércio de sexo na maior nação de língua inglesa da Ásia. Evitar que mais delas terminem como vítimas é a grande missão de Cecilia. A ação é perigosa, mas é parte do trabalho dela há vinte anos. Desde que fundou sua organização, a Visayan Forum, em 1991, cerca de 70 mil vítimas já foram salvas.

O filme começa com a humanista se preparando para resgatar um grupo de quatro menores sob o controle de traficantes em uma embarcação comercial a caminho do porto de Manila. Com a ajuda de forças policiais, militares e de assistentes sociais, ela aguarda o momento certo para desarticular a missão criminosa.

“THE FIGHTER é um filme marcante e representa a essência do FREEDOM PROJECT, que é jogar luz sobre a escuridão do tráfico humano e valorizar o trabalho de quem dedica sua vida pelo fim desse crime”, afirma Tony Maddox, vice-presidente executivo e diretor da CNN International.

“Este documentário também representa uma conquista jornalística formidável, que culmina após mais de dois anos de relatórios incansáveis. Parabenizo aqueles que trouxeram esse trabalho para as nossas telas e, com ele, a discussão sobre esta crítica questão em milhões de lares do mundo”, acrescentou Maddox.

THE FIGHTER apresenta ainda outra frente de batalha de Oebanda: corrigir as brechas da lei anti-tráfico que dificultam a punição de envolvidos nesse crime. E para chegar a esse objetivo, ela tem a ideia de convencer o pugilista campeão Manny Pacquiao a abraçar sua causa. Enquanto herói e ícone nacional, seu apoio traria a atenção da opinião pública ao problema; já como congressista eleito democraticamente, ele poderia levar o assunto à discussão e regulação necessárias. Apesar de disposto e comprometido a se envolver pessoalmente com a questão, a adesão de Pacquiao não fará o processo simples como Oebanda sonhou. Uma série de obstáculos e imprevistos surpreendentes se apresenta pelo caminho, exigindo dela ainda mais paciência e perseverança.

Resultado de mais de dois anos de incansáveis investigações, o documentário ainda examina todos os fatores que contribuem para o problema, como injustiça social, pobreza e globalização. Segundo os produtores, a ideia é oferecer um instrumento de mudança e uma plataforma para dar voz e visibilidade a cidadãos que não são ouvidos nem vistos na sociedade.

Dividido em duas partes, THE FIGHTER é produzido e narrado por Leif Coorlim, editor executivo do CNN FREEDOM PROJECT e vai ao ar na CNN International na sexta-feira, dia 17 de maio (parte 1), e no sábado, 18, (parte 2) às 8h*. O documentário terá reexibições no sábado, dia 18, e no domingo, dia 19, às 17h* e 23h*.

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Sobre o FREEDOM PROJECT

O FREEDOM PROJECT da CNN International produz reportagens originais, artigos e documentários sobre tráfico humano em suas mais diferentes formas – servidão na Índia por dívida, redes de tráfico sexual no sul da Califórnia e escravidão no deserto de Sinai, na África, entre outras. Além disso, os produtores identificam fontes com informações sobre grupos globais que trabalham contra a escravidão moderna. Em www.cnn.com/freedom, usuários descobrem detalhes em como ajudar ou se voluntariar nessas organizações, assistem a vídeos do FREEDOM PROJECT, e leem artigos analíticos, assim como relatos de bastidores por jornalistas envolvidos nas investigações.

O FREEDOM PROJECT já gerou mais de 300 histórias de escravidão moderna pelos cinco continentes. Lisa Cohen and Leif Coorlim produzem para esta iniciativa da CNN International, e são assistidos pelo vice-presidente de programação da CNN International Mike McCarthy. Muitas figuras notáveis na luta contra o tráfico humano têm sido parceiros doFREEDOM PROJECT desde sua criação, incluindo Nick Cannon, Common, Emmanuel Jal, Anil Kapoor, Demi Moore, e Mira Sorvino.

http://thecnnfreedomproject.blogs.cnn.com/

http://twitter.com/cnnfreedom

http://www.facebook.com/CNNFreedom

CNN International é a única rede global a transmitir notícias 24 horas por dia, fazendo ampla cobertura jornalística por meio dos 34 escritórios editoriais mundiais da CNN Worldwide. Programada especificamente para uma audiência global, a CNN International possui cinco sinais separados de satélite para a América Latina, Europa/Oriente Médio/África, Ásia/Pacífico, Sudeste Asiático e Estados Unidos. A CNN International pode ser vista em mais de 265 milhões de residências em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo, por meio de uma rede de 38 satélites.

http://www.cnn.com/

Facebook: CNNIBrasil

Twitter: @CNNI_Brasil

Fundação SOS Mata Atlântica realiza ações gratuitas em São Paulo para sensibilizar a população sobre a importância da Mata Atlântica

Atividades culminam na 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica, maior evento brasileiro em prol desta floresta




De 3 a 21/5, a exposição A Mata Atlântica é o Bicho fica no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô de São Paulo. Visitem o espaço e apreciem os grafites do artista Gejo!

A Fundação SOS Mata Atlântica anuncia sua agenda de atividades para o mês de maio, quando se comemora o mês da Mata Atlântica. Considerada a floresta mais ameaçada do Brasil, a Mata Atlântica tem seu dia comemorado em 27 de maio. Até lá, a população paulista poderá participar de diversas iniciativas gratuitas da ONG, que têm como objetivo sensibilizar o cidadão, principalmente quem mora na cidade, sobre a importância da Mata Atlântica. Seja no trajeto de ida e volta entre casa e trabalho ou nos momentos de lazer, os paulistas poderão se deparar com as atividades da Fundação. Em todos os casos, a imprensa poderá aproveitar pautas que abordam desde a sensibilização ambiental, passando por passeios educativos, até o debate sobre a situação atual da Mata Atlântica.

Aqueles que utilizam o metrô, por exemplo, poderão passar no Espaço Cultural da Estação Brás do Metrô e conhecer um tipo diferente de arte. A partir de amanhã (03/05) até o dia 21/05, acontecerá a exposição "A Mata Atlântica é o Bicho". Serão oito paineis grafitados pelo artista Gejo, com animais que só existem na Mata Atlântica ou ameaçados de extinção. Para saber quais são as espécies expostos e outros informações acesse: (link para área de releases site Lead).

Já aqueles que gostam de aproveitar os momentos de lazer em parques e áreas verdes de São Paulo, uma boa opção de passeio é visitar o projeto “A Mata Atlântica é Aqui – Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, no Parque Ecológico do Tietê. De 8 a 11 de maio, o caminhão da ONG, adaptado para atividades de educação ambiental, estará no Parque com diversas atrações gratuitas para o público de todas as faixas etárias. As atividades funcionarão das 10h às 17h, com exceção para o dia 8, quando iniciarão às 13h. Mais informações, como local e as atividades desenvolvidas acesse: (link para área de releases site Lead).

Todas essas atividades poderão ser encontradas na grande festa em prol da Mata Atlântica. A 9ª edição do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica acontecerá entre os dias 24 a 26 de maio, das 9h às 18h, na Marquise do Parque Ibirapuera e no auditório do MAM (Museu de Arte Moderna). O evento terá o tema Direitos e Deveres Ambientais e reunirá estas e outras atividades interativas, como exposições em seis pavilhões temáticos (água, floresta, propriedades sustentáveis, mar, mudanças climáticas e ambiente urbano), ações de educação ambiental, teatro, entre outras. Mais informações em: (link para área de releases site Lead).


Código Florestal

A implementação do Código Florestal será foco de debates do Viva a Mata. No dia 24 de maio (sexta-feira), às 10 horas, no MAM, acontecerá o lançamento da campanha pelo cumprimento do Código Florestal e o lançamento do Grupo de Trabalho de Acompanhamento e Implementação do Código Florestal em São Paulo.

A organização convidará o público a participar fazendo a sua parte: contribuir e proteger o meio ambiente com ações diárias, além do apoio na fiscalização do Poder Público. O lançamento do GT para acompanhamento da implementação do Código Florestal é parte desta Campanha.

No interior

Escolas e grupos de regiões fora da capital que não tiverem a oportunidade de aproveitar as iniciativas em São Paulo, poderão ainda participar do projeto “Aprendendo com a Mata Atlântica“. Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica e Brasil Kirin, o projeto iniciou hoje (02/05), inscrições para seu 4º ciclo. O objetivo da iniciativa é integrar a comunidade da região de Itu com as atividades desenvolvidas no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica – Brasil Kirin. Podem se inscrever escolas e grupos de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, além de ONGs e Instituições. Mais informações sobre o local e inscrições em: (link para área de releases site Lead).

Os interessados em obter mais informações sobre essas iniciativas ou se credenciar para a cobertura do Viva a Mata 2013, devem entrar em contato com:

Lead Comunicação – www.lead.com.br

(11) 3168-1412


www.sosma.org.br

twitter.com/sosma

youtube.com/sosmata

facebook.com/SOSMataAtlantica

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Prêmio Virada Sustentável destaca 100 nomes para indicação


Via Catraca Livre




A Virada Sustentável, em parceria com o site Catraca Livre, divulga a lista dos 100 nomes indicados para a primeira edição do Prêmio Virada Sustentável.Ele é voltado para cidadãos que, pelo conjunto de seu trabalho ou atuação, estão transformando a cidade de São Paulo num lugar mais alegre, civilizado e sustentável.

Os nomes foram indicados pelos membros do Conselho Curador e pela equipe de organização da Virada Sustentável. As pessoas serão convidadas a relatar sua estória pessoal, de vida e trabalho nas 100 rodas de conversa que acontecem na edição da Virada 2013, de 6 a 9 de junho. As rodas de conversa terão o nome de “Conta Aí” e serão realizadas em diversos pontos da capital paulista.

O prêmio terá dois vencedores, um eleito pelo voto popular, através do site Catraca Livre e outro eleito por um júri específico, formado pelo Conselho Curador da Virada Sustentável – veja aqui.

Para a organização do evento, a votação popular é apenas uma forma de aumentar a curiosidade e ampliar a informação sobre a estória de pessoas que estão transformando São Paulo numa cidade melhor para se viver.

Etapas

De 15 de abril a 10 de maio serão selecionados 10 (dez) nomes de toda a lista.

De 11 de maio a 25 de maio será eleito um nome entre os 10 mais votados.

Dia 26 de maio sai o resultado final, indicando os vencedores (júri popular e júri específico).

**Cada pessoa poderá votar uma vez em seu nome preferido a cada 24 horas.

Os dez mais votados Prêmio Virada Sustentável receberão menção honrosa no Prêmio Cidadão Paulistano.

O Prêmio Cidadão Paulistano surgiu ano passado, com a proposta de reconhecer e valorizar as pessoas que, de fato, ajudam a transformar São Paulo em uma cidade mais justa, democrática, saudável e solidária.

Em função do grande sucesso da premiação – que foi pensada apenas para ter uma edição, com o nome de “Prêmio Cidadão Sustentável” – este ano vai acontecer a segunda edição, também em parceria com a Rede Nossa São Paulo e a mudança de nome para “Prêmio Cidadão Paulistano”. Em breve, mais detalhes sobre a edição deste ano.

Conheça os indicados no site  Catraca Livre

terça-feira, 23 de abril de 2013

Unicef lança campanha “likes no Facebook não salvam vidas”

Redação CicloVivo




O principal objetivo aumentar as doações de vacinas contra poliomielite para crianças carentes. | Foto: Reprodução


A participação mais intensa de brasileiros na rede social Facebook tem criado uma grande quantidade de “apoiadores” superficiais em favor dos necessitados. São pessoas que, realmente, acreditam que atrás de seus computadores podem fazer o bem e ajudar o próximo. Essa situação motivou a criação de uma campanha publicitária que busca alertar sobre a ineficácia da prática.

O engajamento restrito à internet incomodou a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que desenvolveu a ação “likes não salvam vidas”. A intenção é fazer com que a população entenda que é preciso mais do que cliques de “curtir” e “compartilhar” para ajudar.

A iniciativa mostra em vídeo a história de um menino de dez anos que precisa cuidar do irmão infectado por poliomielite, também conhecido como paralisia infantil. Ironicamente, ele afirma que não está preocupado porque pode contar com a ajuda dos 170 mil seguidores da página da Unicef no Facebook.

Há quem diga que o brasileiro é um povo solidário, porém, uma pesquisa divulgada na Gazeta do Povo, em 2011, afirma que apenas 33% dos brasileiros fazem doações anuais para a área social. O vídeo da Unicef é uma tentativa de mudar essa posição, quando afirma que "likes não salvam vidas; dinheiro salva".

Essa ação foi realizada na Suécia, onde a Unicef tem uma abordagem mais provocativa, segundo o Brainstorm9. Essa campanha, em especial, tem como principal objetivo aumentar as doações de vacinas contra poliomielite para crianças carentes.

A Unicef ressalta que são necessários apenas 15 reais para vacinar 12 crianças, veja aqui com ajudar.

Veja baixo o vídeo da campanha publicitária: